Energia solar atrai novos investidores na região

Certhil atua neste mercado há quatro anos. Redução no valor da tarifa – conta de luz – é o principal interesse de quem investe neste sistema

Energia solar atrai novos investidores na região
A Certhil oferece o sistema de energia solar para associados da cooperativa e consumidores da concessionária RGE, tanto para residências como indústrias, na área urbana e rural

O mercado da energia solar cresce e ganha novos consumidores a cada dia.  De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) – que representa o setor de energia solar fotovoltaica no Brasil –, a energia solar é a fonte renovável mais competitiva do país, sendo uma forte impulsionadora para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, com geração de emprego e renda, atração de investimentos, diversificação da matriz elétrica e benefícios sistêmicos para todos os consumidores brasileiros.
Para se ter uma ideia do crescimento do setor, de janeiro a março deste ano, a geração de energia solar fotovoltaica cresceu 21,7% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Somente em março, a fonte apresentou incremento de 29% em relação ao mesmo mês de 2019. No período, a produção hidrelétrica recuou 2,5%, assim como as eólicas geraram 15,8% menos do que nos mesmos meses do ano passado. Diante desse resultado, a geração termelétrica cresceu, cerca de 7,4%.
Na região, a adoção dos sistemas fotovoltaicos está sendo vista em residências urbanas e rurais, empresas e órgãos públicos. A cooperativa Certhil, com sede em Três de Maio, atua há mais de quatro anos neste mercado, projetando e instalando sistemas para associados e consumidores de outras permissionárias ou concessionárias, como a RGE.
O engenheiro eletricista da cooperativa, Pedro Roman, explica que a Certhil possui equipes próprias e especializadas que atuam diariamente em projetos sustentáveis, com o objetivo de analisar os perfis de consumo particular de cada cliente ou associado e apresentar as melhores soluções em geração de energia fotovoltaica. “Além de ter equipes técnicas de instaladores com alto grau de conhecimento, equipamentos seguros e modernos para garantir a confiabilidade dos sistemas e atender todas as normas brasileiras”, destaca.
Atualmente, a Certhil possui em sua sede dois sistemas que geram a energia suficiente para atender toda a demanda anual dos setores administrativos da cooperativa; além da loja de materiais, da fábrica de artefatos de cimento e da associação dos colaboradores. “Ou seja, gera uma economia anual superior à R$ 120 mil”, informa. 

Confira a reportagem completa na edição impresa de 31 de julho de 2020, páginas 16 e 17