Focos de escorpião amarelo são encontrados no município
Mais um mutirão de combate a escorpiões e à dengue ocorre hoje
![Focos de escorpião amarelo são encontrados no município](https://www.jsemanal.com.br/uploads/images/image_750x_617c00e2348e7.jpg)
Hoje, dia 29, mais um mutirão de combate a escorpiões e ao mosquito Aedes aegypti está sendo realizado no município, desta vez, no bairro Carolina. Na semana passada, a Secretaria de Saúde já realizou um mutirão com agentes de endemias e agentes de saúde que visitaram residências nos bairros Santa Maria, Schardong e Santa Rita, vistoriando os pátios e orientando a população sobre o combate à dengue e aos escorpiões.
De acordo com o agente de endemias, Diogo Luciano Springer, foram encontrados focos de escorpião amarelo (Tityus serrulatus) em algumas casas nas ruas Monsenhor Testani, Giruá e Dom Hermeto Pinheiro. Todos os focos próximos uns dos outros.
Ele explica que os primeiros focos apareceram no bairro Oriental, depois na localidade de Lajeado Lambedor, e agora na divisa entre os bairros Santa Rita e Medianeira. “Provavelmente vieram com cargas de material de construção e cargas de alimentos vindas da capital”, considera.
“No mutirão realizado semana passada não encontramos nenhum escorpião, mas realizamos a limpeza e remoção de vários itens que eram propícios para o criadouro e a proliferação dos mesmos”. No entanto, Springer revela que alguns dias antes a equipe havia encontrado seis escorpiões naquela redondeza.
O que fazer se encontrar um escorpião
Tente matar o escorpião, tomando cuidado para não ser picado. Depois, comunique a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, através do telefone 3535-4485, para que a equipe vá até o local fazer uma busca e orientar como tomar as providências para evitar a proliferação de escorpiões.
Como evitar focos de escorpião
- Evite entulhos, montes de tijolos, lenhas e outros materiais;
- Deixe o pátio sempre limpo;
- Tape todas as frestas nos muros, calçadas, e paredes da casa;
- Não deixe o poço negro aberto;
- Coloque telinhas nos ralos, evitando baratas, pois elas são um dos principais alimentos dos escorpiões.
Comentários (0)