Com redução de casos, Unidade Sentinela é desativada

Em nove meses de funcionamento, foram 7.949 atendimentos divididos entre 4.926 consultas e 3.023 testes

Com redução de casos, Unidade Sentinela é desativada
Unidade Sentinela

A Unidade Sentinela, que desde 28 de janeiro concentrava os atendimentos de Síndrome Gripal e suspeita de Covid-19 em Três de Maio, foi desativada ontem, dia 28. A partir de hoje, todos os atendimentos passam a ser feitos nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família. De acordo com a secretária de Saúde, Jacira Taborda, a medida foi tomada em virtude da baixa procura por atendimento e redução dos casos de coronavírus, devido ao avanço da vacinação da população.


Conforme a enfermeira da unidade, Marcele Preuss, nesta última semana a média de consultas diárias ficou entre 16 e 20 e foram realizados entre oito e 10 testes de Covid-19. Ou seja, menos de 10% dos atendimentos realizados durante o período de maior movimento. A enfermeira conta que a procura pela unidade começou a cair na segunda quinzena de setembro.


Durante os nove meses de funcionamento, a Unidade Sentinela realizou 7.949 atendimentos, divididos entre 4.926 consultas e 3.023 testes. O pico de atendimento ocorreu de março a junho, quando a média de atendimentos diários girava entre 180 e 200, entre consultas e exames.


Para Marcele, que coordenou a Unidade, o trabalho realizado pela equipe de profissionais foi repleto de superação pessoal e profissional. “Todos os dias saíamos de nossas casas, deixávamos nossas famílias com vontade de ajudar o próximo, levando conosco o medo do desconhecido. Hoje, visualizando cenários melhores desta pandemia, nos sentimos gratos por ter auxiliado neste momento do enfrentamento à Covid-19”, relata.


Segundo a secretária de Saúde, a equipe de servidores que atuou na Unidade Sentinela será remanejada para outras unidades de saúde, assim como os equipamentos que foram utilizados no local.