Planos de saúde são obrigados a fornecer testes de Covid-19

ANS incluiu exame sorológico no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. Medida está em vigor desde a última sexta-feira

Planos de saúde são obrigados a  fornecer testes de Covid-19
Teste sorológico IgG pode ser feito a partir do 10o dia do início dos sintomas para detecção dos anticorpos do coronavírus, porém somente com solicitação médica

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu, no dia 13, que os planos de saúde são obrigados a fornecer teste de covid-19 para seus clientes. O exame foi incluído no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que é a lista mínima de exames, consultas e cirurgias que os planos de saúde precisam fornecer. O teste RT-PCR já está incluso desde o dia 13 de março.
O novo exame que deve ser disponibilizado é o teste sorológico IgG, que detecta a doença medindo os anticorpos que o corpo produz. 

 

Unimed faz os dois exames em seu Posto de Coletas

De acordo com documento enviado pela Unimed, os exames autorizados são o RT-PRC e o sorológico. O primeiro é considerado o ‘padrão ouro’, exame que identifica o vírus e confirma a covid-19. As amostras são coletadas através de swabs (cotonetes) da nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta). Deve ser realizado, preferencialmente, entre o 3º e 7º dia de início dos sintomas. É autorizado quando o paciente se enquadrar na definição de caso suspeito ou provável de doença pelo Coronavírus 2019 - Covid-19 -, definido pelo Ministério da Saúde.
Já o teste Sorológico, verifica a resposta imunológica ao vírus detectada pela presença de anticorpos IgG e totais. Para ele é coletada amostra de sangue, tendo a cobertura apenas quando preenchido um dos seguintes critérios: pacientes com Síndrome Gripal (SG) ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) a partir do oitavo dia do início dos sintomas, ou crianças ou adolescentes com quadro suspeito de Síndrome Multissistêmica Inflamatória pós-infecção pelo SARS-Cov2.
Como fazer os exames
Para realizar os exames é necessário um pedido médico com as informações do quadro clínico do paciente, para identificar o preenchimento dos critérios. Em Três de Maio, a Unimed faz o teste de sorologia apenas em seu Posto de Coletas. Já o RT-PCR também pode ser feito no Laboratório São Vicente, com cobertura pelo Plano de Saúde. 
A Unimed realiza, ainda, o Teste Rápido em seu Posto de Coletas, mas apenas de forma particular.  O Posto de Coletas da Unimed também atende pacientes com convênio IPE.

Critérios de exclusão 
a) RT-PCR prévio positivo para SARS-COV-2;
b) Pacientes que já tenham realizado o teste sorológico, com resultado positivo;
c) Pacientes que tenham realizado o teste sorológico, com resultado negativo, há menos de 1 semana (exceto para os pacientes que se enquadrem no item b do Grupo I);
d) Testes rápidos;
e) Pacientes cuja prescrição tem finalidade de rastreamento (screening), retorno ao trabalho, pré-operatório, controle de cura ou contato próximo/domiciliar com caso confirmado;
f) Verificação de imunidade pós-vacinal.