Clubes de serviço de Três de Maio empossam novos conselhos diretores
Atualmente, os clubes de serviço de Três de Maio - Rotary Club, Casa da Amizade, Rotaract, Interact, Lions e Leo clube - contam diretamente com mais de 245 membros. Apesar de serem instituições internacionais diferentes, o objetivo comum de ambas é contribuir voluntariamente com projetos humanitários que possam promover ações impactantes e transformadoras para as suas comunidades. A posse dos novos conselhos diretores da família rotária foi na quinta-feira, 26, e do Lions e Leo foi na sexta-feira, 27

Os clubes de serviços de Três de Maio realizaram as posses das diretorias na última semana de junho. As diretorias atuarão no Ano Rotário e Ano Leonístico 2025-2026.
Na quinta-feira, dia 26, ocorreu a posse das diretorias do Rotary Club, Casa da Amizade, Rotaract e Interact, na sede do Rotary Club de Três de Maio.
Já na sexta-feira, dia 27, ocorreram as posses das diretorias do Lions Clube e Leo Clube, no salão da AABB.
Com 49 associados, o Rotary Club será presidido por Cesar Ferreira da Fontoura. A Casa da Amizade, com 32 integrantes, terá como presidente Alessandra Reinehr. Já o Rotaract terá à frente de seus 36 associados Brenda Myllena Inselsperger. O Interact será presidido por Eduarda Rafaeli de Souza. Atualmente, o clube conta com 40 associados. O lema do ano rotário 2025/2026 é ‘Unidos para fazer o bem’.
Airton Luís Turra retorna a presidência do Lions Clube. Já o Leo Clube será presidido por Davor Rijkaard Rathke. Atualmente, o Lions Clube tem 70 associados e três domadoras. O Leo conta com 20 associados.
Cesar da Fontoura toma posse como presidente do Rotary Club
Em seu discurso de posse como presidente do Rotary de Três de Maio, Cesar da Fontoura destacou que uma de suas principais propostas é fortalecer ainda mais o envolvimento da família rotária em seus projetos sociais. “Acreditamos que, quando unimos forças, podemos fazer uma diferença significativa na vida das pessoas ao nosso redor. Cada membro, cada família, traz consigo habilidades, experiências e paixões que podem ser canalizadas para o bem comum”, disse.
Cesar da Fontoura recebeu o PIN de presidente de Rafael Roman
Fontoura pontuou a importância de uma maior articulação entre a comunidade e a família rotária. “Precisamos abrir as portas do clube e nos conectar ainda mais com os cidadãos de Três de Maio. Vamos ouvir suas necessidades, entender seus desafios e, juntos, buscar soluções que realmente impactem a vida das pessoas. O Rotary é um espaço de diálogo e ação, e é fundamental que a comunidade sinta que pode contar conosco”, afirmou.
O presidente declarou que é preciso fortalecer as parcerias com outras entidades. “Juntos, podemos potencializar nossos esforços e ampliar o alcance de nossas ações. A união de forças é a chave para transformar sonhos em realidade. Vamos buscar colaborar com escolas, associações, ONGs e outras organizações que compartilhem de nossa visão de um mundo melhor”, salientou.
Cesar finalizou sua fala frisando que está “empolgado com as possibilidades que temos pela frente. Vamos cultivar um ambiente de amizade, respeito e solidariedade, onde cada um se sinta valorizado e motivado a contribuir”.
Em seu discurso de despedida, Rafael Roman agradeceu o apoio de todos os integrantes do clube e da sua diretoria. “Foi um mandato com muitas ações e ótimos resultados, graças ao esforço de todos e o apoio da comunidade”, pontuou.
Alessandra Reinehr vai liderar as mulheres da Casa da Amizade
A nova presidente da Casa da Amizade, Alessandra Reinehr, disse que apesar de ser um desafio de liderança assumir a presidência, também é um ato de amor. “É um reencontro com o que me move e com as pessoas que caminham ao meu lado há tanto tempo.
Alessandra também lembrou da trajetória do marido Denis (no Rotary), e as filhas Yasmin e Luma (no Interact) dentro da família rotária. “O Interact sempre me encantou. Porque é onde a juventude encontra sentido em servir. Onde ideias simples viram soluções reais. Já vi jovens liderando arrecadações que mudaram histórias e arrecadaram sorrisos. E cada vez que presenciei isso, acreditei ainda mais na força da família rotária como um todo: na parceria entre clubes, na união entre gerações, e no poder de um gesto coletivo”, .
Taísa Cassol passou o PIN de presidente para Alessandra Reinehr
Para Alessandra, a Casa da Amizade sempre foi feita de mãos estendidas. “Somos mulheres que transformam com sensibilidade. Que se apoiam nos bastidores para que a solidariedade brilhe onde mais é necessária”, disse.
Taísa Guimarães Cassol, ao encerrar o ciclo como presidente, agradeceu as companheiras, dizendo que o sucesso da gestão foi resultado direto do empenho e da colaboração de cada companheira. “A força da nossa Casa da Amizade está justamente nessa capacidade de trabalharmos juntas por um objetivo comum”, finalizou desejando sucesso aos novos presidentes da família rotária.
Brenda Inselsperger assume a presidência do Rotaract; Eduarda de Souza o Interact
A nova presidente do Rotaract, Brenda Myllena Inselsperger, destacou que os clubes de serviços abrem portas para um universo de oportunidades. “Mais do que um espaço de crescimento, é abrigo. É onde encontramos acolhimento, pertencimento e propósito. Rotary é isso: é casa, é lar, é família. São valores”, ressaltou.
Com a virada do ano rotário, um misto de sentimentos fez parte dela. “Inseguranças, incertezas, medo, mas lembrei que terei ao meu lado um grupo de pessoas extraordinárias que carregam os mesmos valores que eu: empatia, entrega e compromisso com o outro. Por essa e outras razões, fui motivada a assumir o cargo de tamanha responsabilidade, com um propósito maior, de pôr o meu coração à frente de um clube de serviço ao lado de pessoas incríveis que hoje eu chamo de família”, declarou.
Por fim, Brenda agradeceu o apoio do Rotaract. “Que esse ano rotário seja de muita união, calor humano e sensibilidade para que possamos seguir fazendo o bem juntos”, concluiu.
Ao assumir o Interact, Eduarda Rafaeli de Souza agradeceu pela oportunidade de presidir o clube. “Me sinto lisonjeada sabendo que 40 jovens confiaram em mim para liderá-los. Sei que estar à frente de um grupo é uma grande responsabilidade, mas tenho certeza que eu e toda minha equipe daremos nosso melhor para que essa gestão tenha tanto sucesso quanto a que se encerra”, disse.
Eduarda pretende manter o legado do Interact local como um clube dedicado e trabalhador. “Também quero dar mais atenção às necessidades da comunidade, para que assim possamos ajudar nossa cidade a se desenvolver de forma efetiva. Estou certa de que essa gestão será cheia de projetos feitos com muito amor, pois ser voluntário significa dar de si sem esperar nada em troca”, finalizou.
ROTARY CLUBE
Presidente – Cesar Ferreira da Fontoura
Vice-presidente – Alexandre M. Classmann
Secretário – Adriano A. Rambo
Tesoureiro – Valério Dala Vechia
Protocolo – Gerson Luis Baú Daniel
Administração do Clube – Alsidio J. R. Da Silva
Quadro Associativo- José Henrique Weber
Imagem Pública – Charles Bonfanti
Projetos Humanitários – Mateus da Silveira Bruxel
Fundação Rotária – Marcelo Albino Ramos Tomasi
Past Presidente – Rafael Roman
Novas Gerações - Fernando Kerwald
CASA DA AMIZADE
Presidente: Alessandra Reinehr
Vice-presidente: Paola Diniz do Santos
Secretaria: Grasiela Ceccon Rambo
Tesoureira: Marines Gondolo
Protocolo: Francielle Borges Rambo
Representante junto a coordenadoria: Neiva Benedetti Corso
ROTARACT CLUBE
Presidente: Brenda Myllena Inselsperger
Vice-presidente: Cristina Redel
Secretária: Fabiane Wornath
Vice-secretária: Bruna Botton
Tesoureiro: Juliano Ribeiro
Vice-tesoureiro: Luís Hösel
Protocolo: Ivana Krämer
Vice-protocolo: Leonardo Decker
Para membros a partir dos 18 anos
INTERACT CLUBE
Presidente: Eduarda Rafaeli de Souza
Vice-presidente: Helena Celibato
Secretária: Lauren Baiotto
Vice-secretária: Láuren da Silva
Tesoureira: Isabelle Baú
Vice-tesoureira: Ana Júlia Schneider
Protocolo: Clara Bruxel
Vice-protocolo: Ana Luísa Weber
Diretor de Projetos: Mariana Corso
Vice-diretor de Projetos: Clara Dockhorn
Destinado a de 12 a 18 anos
Waldemar Blum é homenageado pelos 50 anos de Rotary
Durante o evento de posse da família rotária, Waldemar Blum, 85 anos, foi homenageado pelos 50 anos de Rotary Três de Maio, completados em 2025.
Blum ingressou no Rotary em 26 de junho de 1975, “O meu padrinho no Rotary foi Edibaldo Stiegelmeier. Logo no primeiro ano fui Diretor da Avenida dos Serviços Internacionais”, recordou. Cinco anos após o ingresso, Waldemar foi presidente do clube de serviços, na gestão 1980/81. “Passei por todos os cargos no Clube: de maior tempo como Secretário e Protocolo.
Waldemar Blum, que completou cinco décadas de Rotary, e esposa Lori, que por muitos anos fez parte da Casa da Amizade
No clube local, Waldemar integrou diversas comissões de fundação de clubes em Três de Maio e cidades vizinhas. Em 1977, integrou a comissão, junto com Nestor Eickhoff e Olivio João Grando, para fundação do Interact, que foi oficializado em 28 de junho de 1977. Em 1984, participou da comissão para Fundação do Rotary Club de Boa Vista do Buricá, que foi oficializado em 16 de julho de 1984.
Já no ano de 1987, Waldemar foi indicado pelo Rotary para a Organização do Rotaract, que foi criado em 11 de dezembro de 1994, com a realização da primeira reunião, e oficializado na data de 17 de janeiro de 1995, na presidência de Irineu Antonio Zart.
No ano Rotário de 1995/1996, Blum foi representante Distrital do Rotaract, quando Carlos Waldemar Blum foi o primeiro presidente. “Confesso que me sinto muito orgulhoso em pertencer a esta importante organização de Rotary International, projetada e reconhecida no mundo todo pelo seu brilhante trabalho no ideal de servir já por 120 anos”, declarou.
Ele também ressaltou a força do clube local. “Hoje o Rotary faz parte de minha vida. Mas também não menos orgulhoso e satisfeito me sinto em pertencer ao nosso Rotary, onde convivo nestes 50 anos. Um clube forte, organizado e com um extraordinário companheirismo, onde predomina a fraternidade, a amizade e o respeito entre os seus sócios, homens das mais variadas profissões. Uns mais intelectuais que outros, uns bem extrovertidos, outros menos, mas esse batalhão de homens, de ideias e comportamentos diferentes, tornou-se uma grande família para mim, cujas amizades, por certo, durarão para o resto de minha vida”, pontuou.
Waldemar agradeceu pelo companheirismo ao longo de todos esses anos. “Agradeço a todos pela compreensão que tiveram comigo nesses longos anos, e que souberam com paciência me entender em todos os momentos. Sempre procurei dar o melhor de mim, desde o início de minha jornada. Sempre preguei a ética e o amor pelas causas Rotárias. Que Deus continue a iluminar nossos caminhos neste nobre ideal de servir”, finalizou.
‘É o reencontro com um compromisso que nunca deixei de carregar no coração’, diz Airton Turra, ao retornar à presidência do Lions Clube
Ao tomar posse à frente do Lions Clube, Airton Luís Turra enfatizou os ideais leonísticos e o prazer em servir. “É com imensa honra, alegria e senso de missão que volto a assumir a presidência do nosso Lions Clube. Este momento é, para mim, profundamente simbólico: é o reencontro com um compromisso que nunca deixei de carregar no coração — o compromisso com o serviço desinteressado, com a solidariedade verdadeira e com os valores que dão sentido ao nosso movimento leonístico”, declarou Turra.
Para o presidente, ocupar o cargo supera uma função administrativa. “É liderar pelo exemplo, é inspirar através do servir, é carregar nas mãos a responsabilidade de manter acesa a chama do ideal leonístico que há mais de um século transforma comunidades, acolhe os que mais precisam e forma cidadãos conscientes do seu papel no mundo”, mencionou.
Será a terceira vez que Turra preside o clube de serviços, tendo sido presidente nos Anos Leonísticos 2021/2022 e 2022/2023.
Turra também agradeceu à diretoria que lhe antecedeu, que teve como presidente Sandro Fröeder. “Com empenho e sensibilidade conduziu o clube com maestria. Vocês deixam um legado de ações concretas, inspiração e continuidade”, salientou.
Nesta gestão, Airton pretende reforçar três pilares que nortearão as ações. “Fortalecer o espírito leonístico dentro do clube, promovendo o companheirismo verdadeiro, a participação ativa e o orgulho de pertencer ao Lions, valorizando cada vez mais o empenho de cada companheiro. Expandir nosso impacto social, com projetos relevantes, modernos e alinhados às necessidades reais da nossa comunidade de Três de Maio; e valorizar o prazer em servir, lembrando que cada atividade, por menor que pareça, é um passo na construção de um mundo mais justo, mais humano e mais solidário”, concluiu.
Airton e Elaine Träsel, casal empossado no Lions Clube,com padrinhos Luis Fernando e Nilze de Souza
‘Cada momento de serviço será guiado pelo nosso propósito maior: servir com empatia, amor e liderança’
O novo presidente do Leo Clube, Davor Rathke, reforçou que atuará com o compromisso de fortalecer ainda mais os laços que unem com o clube, promovendo a união e o espírito de liderança que sempre marcaram o LEO Clube Três de Maio. “Vamos trabalhar pelo crescimento do nosso clube, acolhendo novos jovens que compartilhem do mesmo ideal de servir. Queremos ampliar nosso alcance por meio de campanhas criativas e solidárias, que realmente façam a diferença na vida das pessoas e transforme a nossa comunidade de maneira positiva”, declarou.
Davor salientou o espírito de servir com empatia. “Cada projeto, cada campanha e cada momento de serviço será guiado pelo nosso propósito maior: servir com empatia, amor e liderança. O futuro começa agora e ele será construído com o esforço de cada um de nós, lado a lado, com coragem e compromisso”, acrescentou.
O Distrito LEO L D-4 agraciou o companheiro LEO, Davor Rijkaard Rathke, com o título Melvin Jones pelos serviços humanitários prestados durante a enchente que ocorreu no Rio Grande do Sul em 2024. O Título de Companheiro de Melvin Jones é a mais alta honraria concedida pelo Lions Clubs International, reconhecendo a dedicação de um indivíduo ao serviço humanitário. Esta comenda, criada em 1973, homenageia o fundador do Lions, Melvin Jones, e simboliza um profundo reconhecimento por serviços prestados com excelência.
Diretoria do Lions Clube de Três de Maio AL 2025/26
Presidente: Airton Luís Turra
Vice-presidente e secretário:
Carlos Alberto Zamin
2° vice-presidente: Sara Turra
3° vice-presidente:
Sandro Ademir Froeder
Tesoureiro: Vanderson Ledermann
Diretoria do Leo Clube de Três de Maio AL 2025/26
Presidente - Davor Rijkaard Rathke
Vice-presidente - Laís Balz
Secretário - Cainan de Oliveira Silva
Secretária Executiva - Laís Balz
Tesoureiro - Darlan Borges
Vice-tesoureira - Gabriela Perinazzo Kuhn
Conselheira LEO - Andiela Aline Krause
Conselheiro LEO - Cainan de Oliveira Silva e Maurício Zimmermann
Comentários (0)