TRÊS DE MAIO E SUA HISTÓRIA - OS IRMÃOS VONTOBEL
OS IRMÃOS VONTOBEL
Jacób Vontobel, imigrante vindo da Suíça, natural de Zurique, chegou ao Brasil com 18 anos de idade, e em Ijuhy se casou com uma jovem com a qual teve 4 filhos: João; Emilio; Leopoldo e Delaide.
O primeiro emprego do filho mais velho de Jacób, João Vontobel, então com 14 anos, foi em uma alfaiataria, onde passou a conviver com os proprietários, inclusive fazendo suas refeições com a família. Logo nos primeiros dias de trabalho, percebendo que a proprietária da alfaiataria, dona Erna, dava banho nas crianças na mesma gamela em que amassava o pão que depois todos comiam, João discutiu com ela e disse “aqui eu não fico”, e se empregou na casa comercial da família Graff, onde passou a trabalhar como balconista.
Depois de um ano trabalhando para o Sr. Emilio Graff, este resolveu abrir uma filial de sua loja na localidade de Linha Uma, onde colocou João como gerente.
Tempos depois, Graff se mudou para Porto Alegre, e tendo percebido que João administrava bem a loja, propôs-lhe uma sociedade no negócio - algo que naquele momento, seria muito mais rentável que fechar a loja. Foi então que Graff cedeu a João uma parte de seu estabelecimento, com a divisão dos lucros entre os dois. Foi neste período, que João Vontobel trouxe para trabalhar com ele, seu irmão, Leopoldo, então com 13 anos. Ali também, João conheceu sua futura esposa, Christina Stumm, que após se casarem, passou a ajudar o marido no estabelecimento comercial, trabalhando como balconista e mostrando-se uma vendedora extremamente cativante aos seus clientes. O casal viria a ter oito filhos: Arno; Zilah; Omar; Nilza; João Jacob; Vilma; Henrique e Ottomar.
Em 1924, num passeio pela propriedade de um cliente de sua casa comercial, chamado Paulo Dürks, chamou a atenção de João Vontobel a movimentação de diversas aves e passarinhos em uma fonte de água do local, algo bastante incomum se comparado a outras fontes de água da região. Foi então, que após experimentar a água e perceber que ela tinha algo de incomum, João resolveu enviar algumas garrafas daquele líquido para análise em um laboratório de Porto Alegre.
Depois de um tempo, João recebeu a resposta que causou extremo alvoroço na região: a água daquela fonte, era considerada uma água de altíssima qualidade, com uma maior quantidade de sais em sua composição, sendo classificada como “mineral”.
A partir daí, nascia a história da Fonte Ijuí, que por quase cem anos, seria considerada uma das fontes mais ricas do país.
Em 1925, necessitando de um jovem para ajuda-lo em sua casa comercial, João Vontobel contratou o filho de um conhecido seu, um jovem de 14 anos, chamado Ceslau Sawitzki, o qual, anos depois, viria a se tornar prefeito de Três de Maio por três vezes.
Naquele mesmo ano, influenciado pela ideia de seu antigo patrão, Emilio Graff, João resolveu montar um negócio na Vila Buricá, onde construiu a primeira casa de tijolos do povoado nascente (hoje, prédio do escritório do Guto Cassol) e ao lado, levantou um amplo prédio de dois pavimentos, onde estabeleceu um novo negócio, no qual passou metade da sociedade para seu irmão, Leopoldo.
Assim nascia a “Vontobel Irmãos” (prédio onde hoje está a sorveteria Cremolato - Av. Uruguai esquina com a Rua Santa Cruz ). Este imóvel, mais tarde, em 1955, passaria a ser a sede da prefeitura municipal de Três de Maio e também, da Câmara de Vereadores.
Naquele mesmo ano de 1925, Leopoldo Vontobel ajudaria a fundar o Oriental Futebol Clube, clube do qual foi o primeiro presidente. Já no dia 28 de dezembro de 1930, Leopoldo seria o responsável por trazer de Ijuí, em seu ônibus misto, as Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus, que vinham da Itália a convite do padre Vicente Testani para iniciar aqui um trabalho nas áreas de educação, saúde e assistência social, fundando inicialmente o Colégio Pio XI (hoje Dom Hermeto).
Na Vila Buricá, João Vontobel descobriu que estavam abrindo uma nova zona de colonização em uma localidade próxima, chamada Santa Terezinha (hoje, São José do Inhacorá), e lá montou outro negócio, deixando seu concunhado, Emilio Weinert, como sócio responsável, e tendo como atendente do negócio, Ceslau Sawitzki.
Tempos depois, com seu Chevrolet 1923, João Vontobel e Ceslau Sawitzki foram até uma outra região próxima que começava a atrair muitas famílias de Ijuhy, chamada Inhacorá, e lá descobriram um local apropriado para abrirem um novo negócio, numa localidade chamada “Rincão da Alegria” (hoje, município de Alegria). Ali Ceslau se encarregou de montar a loja que passou a administrar, dando-lhe o nome de “Casa Sérgio”.
Por volta de 1934, após decidir se desfazer da sociedade que possuía em todas as lojas que havia aberto pela região, João Vontobel veio morar em Três de Maio, inicialmente de aluguel na casa pertencente a Frederico Jorge Logemann, que havia se mudado para Horizontina.
Pouco tempo depois, comprou toda uma quadra de terreno, onde começou a construir uma suntuosa moradia (local onde hoje se encontra a loja Daluz Calçados). Por volta de 1939, depois que vendeu para seu irmão a sua parte na sociedade da loja Vontobel Irmãos, João adquiriu mil hectares de terras na localidade de Esquina Neves, em Independência, onde foi morar e passou a se dedicar a pecuária.
Foi neste momento que João alugou sua casa em Três de Maio para um novo médico que havia vindo trabalhar no hospital construído por Antônio Bonfanti e Inácio Wicrowski (que mais tarde viria a ser o Hospital Santo Antônio), chamado doutor Sousa Gomes, o qual, depois de dois anos, acabou comprando o imóvel de João Vontobel.
Em 1948, Leopoldo Vontobel encerrou as atividades da Vontobel Irmãos em Três de Maio, quando então, mudou-se com sua família para o município de Giruá, onde continuou a exercer as atividades de comerciante e industrialista até o ano de 1974, quando veio a falecer no dia 21 de agosto daquele ano, em um leito do Hospital São José.
João Vontobel, veio a falecer no dia 1° de maio de 1989, em Santo Ângelo, tendo registrado aqui um pouco de sua história de empreendedorismo.
Já os dois filhos mais velhos de João Vontobel, Arno e João Jacob, a partir de 1942, quando Arno Vontobel saiu de Três de Maio para servir ao exército em Porto Alegre, iniciaram uma outra história de empreendedorismo, a qual depois, os demais irmãos se juntaram, e esta história os levaria a fundar a Vonpar S/A, um grupo empresarial que por décadas, responderia pela produção e comercialização de 49% dos produtos da The Coca-Cola Company no Brasil, além da produção da Neugbauer, e de diversas outras marcas consagradas, como a do doce de leite Mu-Mu.
Esta história acabaria levando o nome da família para todos os continentes, estando hoje representados em mais de 50 países, e tendo sempre a frente, orgulhosamente, o nome e a marca VONTOBEL.
Casa comercial Vontobel e Weinert, na localidade de Santa Terezinha (hoje São José do Inhacorá). Na porta, de lenço branco, está Ceslau Sawitzki, na época com 15 anos de idade
João Vontobel com seu Chevrolet 1923
João Vontobel
TENS ALGO PARA ACRESCENTAR À ESSA HISTÓRIA?
ENVIE UMA MENSAGEM PARA (55) 99706-0456 - WhatsApp ou pelo E-mail: clemar637@gmail.com
Comentários (0)