Alegria e sensação de alívio marcam a vacinação dos idosos acima dos 85 anos

Prestes a completar 102 anos, no próximo dia 25 de fevereiro, Dona Olga Beckert foi uma das idosas vacinadas na tarde de quarta-feira, em Três de Maio. Sempre bem-disposta, ela recebeu os cumprimentos da equipe da saúde e do prefeito Marcos Corso. Segundo a filha, Marise Beckert Dapper, a idosa sempre cumpre com suas obrigações (inclusive, quer votar nas eleições do próximo ano) e, desde o início, manifestou a importância de ser imunizada. Ao todo, já foram vacinadas 1.002 pessoas em Três de Maio, entre profissionais de saúde, moradores de lares de idosos, profissionais de consultórios, clínicas, farmácias, funerárias e as assistentes sociais do município, além dos idosos com mais de 85 anos.

Alegria e sensação  de alívio marcam a vacinação dos  idosos acima  dos 85 anos
Prestes a completar 102 anos, Dona Olga Beckert foi uma das idosas vacinadas na tarde de quarta-feira

Três de Maio já tem mais de mil pessoas vacinadas
 

Idosos com mais de 85 anos começaram a receber a vacina esta semana

 

“Eu estava saindo de casa só para ir à farmácia e receber a aposentadoria. Estava me cuidando e vou continuar. Vamos ter que esperar a segunda dose. É a esperança de dias melhores”. Este foi o relato da idosa Izolina Maria Benedetti, 88 anos, vacinada contra a Covid-19, na última quarta, em Três de Maio.


Ela faz parte do grupo de idosos com mais de 85 anos, que começou a ser vacinado contra a Covid-19. A imunização ocorreu por meio do sistema drive-thru e foi realizada na praça do bairro São Francisco. A dose aplicada foi da CoronaVac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo. 


Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município, enfermeira Tatiane Wächter, das 510 doses recebidas dia 9, 100 doses são destinadas para vacinar os profissionais da Saúde e 100 para imunizar os idosos acamados e domiciliados. “As 310 doses restantes foram utilizadas para vacinar os idosos acima de 85 anos do município, na quarta-feira”.


Até ontem, Três de Maio já havia recebido 1.630 doses das vacinas (CoronaVac e Oxford), sendo que desse total, 360 é a segunda dose dos primeiros vacinados em Três de Maio com a CoronaVac. Já foram vacinadas 1.002 pessoas, entre profissionais de saúde, moradores de lares de idosos, profissionais de consultórios, clínicas, farmácias, funerárias e as assistentes sociais do município, além dos idosos com mais de 85 anos. 


No momento, a Unidade Central de Saúde está vacinando profissionais da saúde. A Secretaria da Saúde aguarda a chegada de novo lote de vacina nos próximos dias. O público-alvo é divulgado na entrega dos lotes pela 14ª Coordenadoria Regional da Saúde. Na próxima semana está prevista a aplicação da segunda dose nos moradores dos lares de idosos e nos profissionais da saúde do Hospital São Vicente de Paulo, respeitando o intervalo de 28 dias.


O Jornal Semanal acompanhou a vacinação de alguns idosos com mais de 85 anos, na quarta-feira. A alegria e o alívio estavam estampados nos rostos de quem recebeu a primeira dose depois de tanta espera. De maneira geral, eles enxergam na vacina a esperança de dias melhores, embora reconheçam a necessidade de continuar com os cuidados para evitar a doença.

 

Santo Camargo, com 85 anos estava feliz com a vacinação

 

“Até que enfim chegou esse dia. Agora vamos esperar a segunda dose. Mas, mesmo assim, ainda vou continuar me cuidando, usando máscara e lavando muito as mãos”, comemorou Antônia de Camargo Zimermann, 85 anos

 

 

“Estou contente. Até que enfim veio. Esperamos que tudo dê certo. Eu estava só em casa me cuidando”, disse emcionado Pedro Antônio Sartor, 88 anos

 

 

Total de Vacinados

Três de Maio: 1002 pessoas até o meio-dia de ontem, 11/2
Rio Grande do Sul: 247.799 - até a manhã de ontem, segundo a Secretaria Estadual da Saúde
Brasil: 4.321.678 de pessoas, até 10/02, segundo o Consórcio de Veículos de Imprensa
Mundo: 151 milhões de pessoas, até 10/2, segundo painel Our World in Data, ligado à Universidade de Oxford, no Reino Unido.