São José do Inhacorá conquista prêmio nacional na Educação

Município conquistou o 1º lugar no Prêmio Band Cidades Excelentes, que visa incentivar a melhoria da realidade dos municípios, através da premiação das boas práticas da gestão pública

São José do Inhacorá conquista prêmio nacional na Educação
Município conquistou o 1º lugar no Prêmio Band Cidades Excelentes

Educação municipal conquista premiação nacional 

Município ficou em 1º lugar no Prêmio Band Cidades Excelentes, que visa incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros, através da premiação das boas práticas da gestão pública

 

O município de São José do Inhacorá conquistou o primeiro lugar no prêmio Band Cidades Excelentes, no quesito Educação, entre os municípios com até 30 mil habitantes do Brasil. A vitória foi anunciada na noite de terça-feira, 23, na festa de premiação realizada em Brasília, onde o prefeito Gilberto Hammes e a secretária de Educação, Sandra Maria Diell Graf, representaram o município. O prêmio visa incentivar melhorias na realidade dos municípios brasileiros através do reconhecimento das boas práticas da gestão pública. São levados em conta critérios como: alfabetização, taxa de abandono, gasto com educação, resultado do Ideb, acesso à educação infantil, entre outros.


Em entrevista ao Semanal, a secretária de Educação do município afirmou que “o anúncio do prêmio gerou muita alegria e reafirmou a convicção de que a educação é um bem público e o pilar da formação e transformação dos nossos territórios. Ao mesmo tempo, essa premiação reforça o compromisso com processos educativos democráticos, de qualidade, justos e solidários”, salienta.


Para Sandra, o prêmio representa o “reconhecimento do trabalho e entrega dos profissionais da educação, das comunidades escolares, famílias, entidades representativas e equipe de governo, que assumiram o compromisso da educação de qualidade, emancipatória e inclusiva”. Ela explica que a proposta em andamento no município é orientada pela perspectiva da gestão democrática que envolve a democratização do acesso, do conhecimento e da gestão; educação integral; formação continuada dos profissionais da educação e segmentos escolares; ensino e aprendizagem significativos; intersetorialidade e cidade que educa e se educa.


De acordo com o prefeito Gilberto, esse troféu é de todo o povo inhacorense. “O agradecimento se estende a todos. Obrigado aos profissionais da educação (municipal e estadual), obrigado a todos os servidores. Quero parabenizar a toda nossa comunidade, pois é ela que faz tudo acontecer, nosso povo pensa e vive o município e isso faz toda a diferença! Somos destaque nacional! Conquista de todos nós! Parabéns a todos, momento feliz e de comemorar muito”, finaliza.

 

Prefeito Gilberto Hammes e secretária de Educação Sandra Graf com o diretor da Band de Porto Alegre, Leonardo Meneghetti

 

Prêmio Band Cidades Excelentes

O prêmio é uma parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila. A avaliação é feita através do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país. Essa plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final avaliando cinco pilares: Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Desenvolvimento e Ordem Pública.

 

Colocação no pilar Educação - cidades com menos de 30 mil habitantes:

1º Lugar: São José do Inhacorá – RS
2º Lugar: Luzerna - SC
3º Lugar: Cruzália – SP