Pesquisa indica o comportamento dos consumidores para as compras de final de ano
Entre os dados divulgados, 80?s pessoas dizem fazer pesquisas de preço. Acessibilidade e atendimentos são os principais motivos pela fidelidade ao comércio local.
Entre os dias 1º e 14 de novembro foram coletados dados junto à população três-maiense sobre as intenções de compra no final de ano, considerando as preferências de produtos, valores, origem dos recursos financeiros, formas de pagamento e fidelidade com o comércio. A pesquisa, que ocorre anualmente, foi realizada pelas acadêmicas do curso de Administração da Setrem, Fernanda Guimarães, Julia Postai e Rafaela Reistorfer, sob a orientação do professor Dr. Jesildo Moura de Lima, ouviu 138 pessoas e aponta o comportamento do consumidor de varejo de Três de Maio.
Resultados iniciais indicam que a maior parte dos consumidores pretende gastar de R$ 101 até R$ 200 (24,64%) e de R$ 301 até R$ 500 (20,29%), representando quase a metade dos entrevistados. Em comparação com o ano de 2022, houve mudança de comportamento, sendo na época a maior pretensão de gastos na faixa de R$ 301 até R$ 500.
Quanto a origem dos recursos destinados às compras, 32,61% dizem ser oriundos de poupança/reserva e 29,71% da remuneração periódica. Ainda, 15,22% das pessoas ouvidas devem utilizar o 13º salário nas compras e 10,14% o crédito próprio da loja.
Pretensão de gastos com as compras
Até R$ 50 | 10,87% |
De R$ 51 a R$ 100 | 15,22% |
De R$ 101 a R$ 200 | 24,64% |
De R$ 201 a R$ 300 | 17,39% |
De R$ 301 a R$ 500 | 20,29% |
De R$ 501 a R$ 1.000 | 6,52% |
De R$ 1.001 a R$ 2.000 | 3,62% |
Acima de R$ 2.000 | 1,45% |
Origem dos recursos destinados às compras
Poupança/Reserva | 32,61% |
Remuneração Periódica | 29,71% |
13° Salário | 15,22% |
Crediário próprio da Loja | 10,14% |
Outro | 10,14% |
Mesada | 1,45% |
Empréstimo/financiamento | 0,72% |
Roupas e calçados devem ser a preferência do consumidor na hora de fazer as compras
O segmento de roupas segue sendo o de maior preferência dos consumidores três-maienses, com 24,64%, seguido por calçados 13,53%, bebidas e alimentos 12,56%, chocolates 12,56% e brinquedos 10,87%.
“No ano passado, nós tínhamos um destaque maior para bebidas/alimentos e chocolates. Nos anos em que há instabilidade econômica ou crises financeiras ou de confiança, nós observamos que as pessoas tendem a comprar produtos ‘úteis’ e também aumenta o percentual de pessoas que compram para elas mesmas. Isso significa que, em anos com maior instabilidade, as pessoas tendem a ‘comemorar menos’, gastando menos com este tipo de segmento, se voltando mais para roupas, calçados e eletrônicos, por exemplo. Este ano isto é perceptível. Dados de outros municípios também revelam este tipo de comportamento dos consumidores”, pondera Jesildo.
Principais segmentos de preferência de compra
Segmento | 2023 | 2022 |
Roupas | 24,64% | 24,95% |
Calçados | 13,53% | 9,82% |
Bebidas/Alimentos | 12,56% | 17,59% |
Chocolates | 12,56% | 20,25% |
Brinquedos | 10,87% | 13,29% |
Cosméticos/perfumes | 8,70% | 2,66% |
Eletrônicos | 5,80% | 2,86% |
Bazar | 4,11% | 4,79% |
Joias/Óculos/Relógios | 2,42% | 1,43% |
Cama/Mesa/Banho | 2,42% | 1,43% |
Eletrodomésticos/Eletroeletrônicos | 1,69% | 0,61% |
Outros | 0,48% | 0,00% |
Móveis | 0,24% | 0,41% |
80,44% das pessoas pesquisam antes de comprar
Pelo menos 80% das pessoas têm o hábito de pesquisar os preços para efetivar as suas compras, seja às sempre ou às vezes. “Este dado vem aumentando ao longo dos anos. E vale destacar que 7,25% informaram que nunca pesquisam, o que demonstra uma fidelidade com o produto, marca ou ponto de venda”, contextualiza Jesildo. Aquelas que pesquisam raramente representam 12,32% dos entrevistados.
Em relação aos pagamentos, 28,99% utilizam cartão de crédito, 22,46% PIX, 15,94% carnê de loja e 15,94% dinheiro em espécie. Comparado às pesquisas anteriores o PIX aparece com maior crescimento na intenção de uso e vem ocorrendo a diminuição no uso de cheque, sendo que na pesquisa atual, apenas 2,17% responderam que devem usá-lo para pagamentos.
As compras à vista devem representar a maior forma de pagamento das compras, com 56,52%. Na sequência aparecem as opções de parcelamento no cartão (21,01%) e na empresa com crediário próprio ou carnê (19,57%). Ainda, 2,90% das pessoas disseram que compram a prazo não parcelado, seja para pagamento no final do mês ou em 30 dias.
Fatores que influenciam na escolha da loja
Preço | 17,15% |
Atendimento | 16,43% |
Qualidade | 16,43% |
Acessibilidade | 11,11% |
Promoção de vendas | 8,21% |
Diversidade de opções | 7,00% |
Condições de pagamento | 6,04% |
Variedade do produto | 5,07% |
Formas de pagamento | 4,83% |
Entrega do produto | 3,86% |
Publicidade | 2,66% |
Outros | 0,97% |
Principal meio de pagamento utilizado
Cartão de crédito | 28,99% |
Pix | 22,46% |
Carnê da loja | 15,94% |
Em espécie | 15,94% |
Cartão de débito | 12,32% |
Cheque | 2,17% |
Transferência bancária | 1,45% |
Boleto bancário | 0,72% |
Moeda virtual | 0,00% |
9 entre 10 consumidores três-maienses compram no comércio local
De acordo com a pesquisa, apenas 9,42% das pessoas compram em outro Município. Assim, 90,58% da população segue comprando em Três de Maio. “É um dos maiores percentuais da região. Comparando com municípios da microrregião, existe um percentual significativo de pessoas que vem à Três de Maio fazer suas compras”, ressalta Jesildo.
A acessibilidade é o principal motivo pela fidelidade ou não ao comércio local, com 18,84%. Os demais nove motivos obtiveram percentuais próximos, girando entre 7 e 11%, como atendimento com 11,84%, preço e promoções de venda com 10,63% cada e qualidade com 10,14%. Para a escolha da loja, a metade dos consumidores optaram entre o preço, o atendimento e a qualidade como principais fatores que os influenciam.
Para a maioria dos entrevistados (84,78%) o produto ter origem nacional ou ser importado não interfere na escolha para compra. Quanto a responsabilidade social ou ambiental do produto, 20,29% disseram que possui impacto na compra, enquanto 58,70% disseram que não e 21,01% não souberam responder. A pesquisa indica um aumento nas compras pela internet em comparação a 2022. Ano passado 58,28% dos entrevistados previam compras pela internet, atingindo o índice de 84,06% em 2023. O principal motivo pela compra ou não na internet é o preço, segundo 52,9% dos entrevistados.
Principal motivo para comprar ou não pela internet
Preço | 52,90% |
Acessibilidade | 12,32% |
Diversidade de opções | 10,14% |
Variedade do produto | 7,25% |
Confiança na entrega | 5,80% |
Condições de pagamento | 5,07% |
Formas de pagamento | 2,17% |
Promoções de venda | 2,17% |
Atendimento | 0,72% |
Qualidade | 0,72% |
Outros | 0,72% |
Motivos pela fidelidade ou não ao comércio local
Acessibilidade | 18,84% |
Atendimento | 11,84% |
Preço | 10,63% |
Promoção de venda | 10,63% |
Qualidade | 10,14% |
Variedade de produtos | 8,21% |
Contribuir com o comércio local | 7,97% |
Formas de pagamento | 7,49% |
Condições de pagamento | 7,00% |
Diversidade de opções | 7,00% |
Outro | 0,24% |
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