Inadimplência bate recorde e atinge mais de 25? população adulta

Entre as pessoas jurídicas, 14,6?s empresas estão com restrição de crédito

Inadimplência bate recorde e atinge mais de 25? população adulta

Os indicadores de inadimplência divulgados pela CDL Porto Alegre, com base em dados da Equifax | Boa Vista, a pedido do Jornal Semanal revelam novos recordes para os segmentos de pessoas físicas e jurídicas em Três de Maio. Entre os consumidores três-maienses, a taxa atingiu 25,9% em junho - último levantamento divulgado pela entidade. O resultado representa o maior valor desde o início da série histórica, em fevereiro de 2022. No comparativo com junho de 2024, houve avanço de 3,6% ponto percentual no município. Atualmente, estima-se que mais de 5,2 mil CPFs estejam negativados em Três de Maio. 

No caso das empresas, o índice subiu de 11,2% para 14,6% (+3,4 p.p.). O patamar supera o recorde anterior, registrado em março de 2025 (14,1%). 

Outro estudo divulgado recentemente pela Serasa Experian, referente ao mês de julho e encaminhado ao Semanal, mostra que Três de Maio possui 5.901 inadimplentes, com 27.485 dívidas, que totalizam R$ 47,8 milhões. Cada um deve mais de R$ 8,1 mil em média.  O levantamento da Serasa não informa dados de CNPJs. 

Segundo o economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank, os dados refletem a combinação entre juros elevados, inflação persistente — especialmente sobre itens básicos — e um cenário econômico fragilizado por sucessivos eventos climáticos e incertezas externas. “Apesar do aquecimento do mercado de trabalho e das políticas de incentivo à demanda do Governo Federal, temos desafios relacionados ao peso que o pagamento das dívidas exerce nos orçamentos familiares. Além disso, o ambiente de negócios enfrenta obstáculos como o crédito caro, a elevação de impostos e os impactos remanescentes da enchente de 2024”, afirma. 

O estudo da CDL POA não informa o valor estimado das dívidas dos três-maienses. 

 

INADIMPLÊNCIA EM TRÊS DE MAIO