Inadimplência bate recorde e atinge mais de 25? população adulta
Entre as pessoas jurídicas, 14,6?s empresas estão com restrição de crédito

Os indicadores de inadimplência divulgados pela CDL Porto Alegre, com base em dados da Equifax | Boa Vista, a pedido do Jornal Semanal revelam novos recordes para os segmentos de pessoas físicas e jurídicas em Três de Maio. Entre os consumidores três-maienses, a taxa atingiu 25,9% em junho - último levantamento divulgado pela entidade. O resultado representa o maior valor desde o início da série histórica, em fevereiro de 2022. No comparativo com junho de 2024, houve avanço de 3,6% ponto percentual no município. Atualmente, estima-se que mais de 5,2 mil CPFs estejam negativados em Três de Maio.
No caso das empresas, o índice subiu de 11,2% para 14,6% (+3,4 p.p.). O patamar supera o recorde anterior, registrado em março de 2025 (14,1%).
Outro estudo divulgado recentemente pela Serasa Experian, referente ao mês de julho e encaminhado ao Semanal, mostra que Três de Maio possui 5.901 inadimplentes, com 27.485 dívidas, que totalizam R$ 47,8 milhões. Cada um deve mais de R$ 8,1 mil em média. O levantamento da Serasa não informa dados de CNPJs.
Segundo o economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank, os dados refletem a combinação entre juros elevados, inflação persistente — especialmente sobre itens básicos — e um cenário econômico fragilizado por sucessivos eventos climáticos e incertezas externas. “Apesar do aquecimento do mercado de trabalho e das políticas de incentivo à demanda do Governo Federal, temos desafios relacionados ao peso que o pagamento das dívidas exerce nos orçamentos familiares. Além disso, o ambiente de negócios enfrenta obstáculos como o crédito caro, a elevação de impostos e os impactos remanescentes da enchente de 2024”, afirma.
O estudo da CDL POA não informa o valor estimado das dívidas dos três-maienses.
INADIMPLÊNCIA EM TRÊS DE MAIO
Comentários (0)