Prefeito Corso quer entregar todas as obras planejadas até o fim de 2024

A partir dessa edição, o Jornal Semanal traz entrevistas com os prefeitos dos municípios da microrregião para falar sobre os projetos já realizados e o que os cidadãos podem esperar para o último ano de governo. Iniciamos a série de entrevistas com o prefeito de Três de Maio, Marcos Corso (Progressistas), que avalia os projetos realizados, quais as expectativas para o ano de 2024 e confirma que é pré-candidato à reeleição no pleito de 2024.

Prefeito Corso quer entregar todas as obras planejadas até o fim de 2024
Para o prefeito Marcos Corso a gestão está sendo pautada pela proximidade com a comunidade, ouvindo suas demandas e sugestões

Dentre as ações e projetos já realizados no seu governo, qual o senhor considera o seu carro-chefe e por quê?

Cada dia do nosso trabalho é dedicado à comunidade três-maiense, para que possamos oferecer uma melhor qualidade de vida aos munícipes e para que ninguém tenha que deixar nossa cidade em busca de novas oportunidades. 

Dentre as diversas ações e projetos que realizamos em nossa gestão, acredito que a criação do ‘Saúde na Hora’ seja uma das mais importantes. Lembro-me de conversas com pais e mães que trabalhavam o dia todo e desejavam cuidados médicos após o expediente. Isso nos inspirou a criar o Terceiro Turno da Saúde, que oferece atendimento médico até as 21h, de segunda a sexta-feira.

A implantação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) também merece destaque. As PICS ocorrem na unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Viva Mais e na ESF Viva Família, com práticas de yoga e auriculoterapia.

 

Dentro de cada área, qual as ações com maior destaque já implementadas dentro do seu Plano de Governo?

Saúde

Com o início das atividades da Farmácia Até Você, que leva os medicamentos até os munícipes, concluímos 100% das ações do nosso Plano de Governo na área da Saúde. Também ampliamos e reformamos a ESF Viva Feliz, onde está instalado o CAPS I, inauguramos a EAP Santa Maria e a 8ª ESF do município, a Viva Cuidar, no centro da cidade. Mas uma das maiores conquistas da pasta foi a implementação do Programa Saúde na Hora. 

Educação, Cultura e Esporte 

Na educação, uma das nossas maiores conquistas foi a implantação do nosso Programa de Alfabetização, que permite alfabetizar mais de 80% das crianças no primeiro ano de escola. Também implantamos a Linguagem Computacional desde a Educação Infantil e equipamos todas nossas escolas com laboratório móvel. 

Desenvolvimento Econômico

Nosso atendimento aos empresários do município sempre foi exemplar, tanto que a Sala do Empreendedor de Três de Maio recebeu a certificação Padrão Ouro do Sebrae-RS, reconhecendo nossos esforços para prestar serviços de qualidade. Além disso, até o final de 2024, atingiremos nossa meta de gerar mais de 500 vagas de emprego, seja com a instalação de novas empresas ou com a expansão de empreendimentos já instalados nos Parques Empresariais I, II e IV.

Habitação

A área de Habitação, implementamos o Programa de Habitação de Interesse Social no Núcleo Habitacional Vida Nova, com a destinação de 105 lotes para munícipes com renda de até cinco salários, sendo 10% para famílias com portadores de necessidades especiais.

Obras

No interior, realizamos melhorias nas estradas em uma extensão de 1.280 km, construímos 23 novos pontilhões e recuperamos 17, e realizamos o calçamento de Flor de Maio. Na cidade, repavimentamos a Avenida Leonel de Moura Brizola, um importante acesso à Três de Maio. Também reconstruímos o pontilhão da Rua São Boaventura, local que sofria com alagamentos, recapeamos algumas ruas e asfaltamos outras, além da infraestrutura e do calçamento em frente à Área Industrial III.

Agricultura 

Nesta pasta realizamos a construção de 12 açudes, através do projeto Avançar Agropecuária; estamos concluindo o calçamento de Vila Manchinha a Santa Lúcia; implementamos novas redes de água em Manchinha, Esquina Tiradentes e Quarainzinho. Também realizamos melhorias internas com cascalho e melhoria nos acessos de 21 tambos de leite, além das atividades de melhorias de estradas e recuperação de pontilhões e de estradas, em parceria com a Secretaria de Obras.

Desenvolvimento Social 

Nesta pasta realizamos a criação do Banco Social, onde ocorre o recebimento e distribuição de materiais ortopédicos, alimentos e móveis, entre outros. Também oferecemos diversos cursos profissionalizantes para os inscritos no CadÚnico e o curso Mundo Digital Descomplicado para idosos. Implementamos o Projeto CRAS com Você, no qual levamos toda a estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Social para diversos bairros e comunidades distantes, e o Projeto Escola de Ser, realizado nas escolas Caminhos Inovadores, São Pedro, Sales Guimarães e Germano Dockhorn, com intuito de informar as crianças sobre os toques abusivos.

Políticas da Mulher

A Secretaria de Políticas da Mulher ofereceu diversos cursos de capacitação e diferentes atividades de fortalecimento. O Centro de Referência da Mulher Flor de Liz atendeu e acompanhou milhares de mulheres que sofreram violência doméstica, desenvolvendo um trabalho preventivo por meio de ações diretas e de capacitações. Também foram realizados encontros de orientação com o objetivo de divulgar os serviços prestados e especialmente telefones de disque denúncia, incentivando o combate à violência contra a mulher.

Gabinete

Abrimos as portas do meu Gabinete e do vice para atender a comunidade e para com suas demandas e anseios. Implementamos o Gabinete Itinerante, levando a estrutura do Gabinete aos bairros. Apoiamos as Feiras de Três de Maio, bem como feiras literárias, Brique na Praça, entre outros. Lançamos o Aplicativo “TM Conectada”, reduzindo a burocracia e melhorando a efetividade dos serviços públicos aos munícipes. Através de muito trabalho, esforço e empenho coletivo na busca por melhores práticas de gestão e uso de recursos públicos, recebemos o selo OURO 2023 do TCE, na Premiação Qualidade em Transparência, e o Prêmio Rede Governança Brasil, como Destaque em Governança Pública municípios até 50 mil habitantes”.

 

Qual a expectativa para 2024 e o que os três-maienses podem esperar no último ano da atual administração?

Expectativa de entregar todas as obras que planejamos, visando o conforto, a segurança e a melhor qualidade de vida da população, tanto na cidade como no interior. Temos também a convicção de melhoria e expansão de diversos serviços que criamos nestes três anos e que mostraram ser de sucesso, como as práticas novas na Saúde, o fortalecimento da alfabetização na Educação, bem como seguir com uma gestão eficiente, que trabalha de forma transparente e entregando resultados à população.

 

Quais ações e projetos restam ser implementados dentro daquilo que a atual gestão se propôs?

No que tange o Plano de Governo, estamos perto de atingir o cumprimento de mais de 90% do nosso planejamento inicial, ao passo que estudos e demais ações ocorrerão durante o ano, visualizando sempre a capacidade do município e a necessidade de determinada ação, conforme preconiza os ensinamentos de Governança que temos adotado.

Para este ano, investiremos mais de R$ 9 milhões em obras de pavimentação asfáltica e calçamentos na cidade e interior; investiremos R$ 1,3 milhão para modernização e revitalização da iluminação pública e iniciaremos a recuperação e modernização do Ginásio de Esportes Ceslau Sawitzki, que se transformará em um grande complexo esportivo e cultural. Estas são grandes obras que demandam tempo de estudo e planejamento, pois são de grande valor, tecnicidade e de impacto na sociedade.

 

O senhor é pré-candidato à reeleição?

Sim, eu sou pré-candidato à reeleição. Nossa gestão tem feito uma diferença significativa na vida dos munícipes, e vejo uma oportunidade de expandir e aprimorar nossos programas e projetos. Minha motivação para buscar a reeleição é baseada no compromisso contínuo de servir nossa cidade, garantindo que todos os três-maienses desfrutem de uma qualidade de vida e oportunidades ainda melhores. 

Olhando para os últimos anos, os desafios que superamos desde o início do mandato, tudo que conseguimos realizar, para os sorrisos que agora vejo mais frequentemente em nossas ruas.

Nosso município cresceu e evoluiu muito, e nós crescemos e evoluímos junto com ele. Na campanha anterior uma expressão ganhou destaque: “É os guris”, que representava o desejo das pessoas da mudança, mas hoje com toda experiência, com muita responsabilidade, transparência e compromisso em fazer a diferença, percebemos o reconhecimento da nossa seriedade e comprometimento refletido no olhar da comunidade.

Mas ainda há muito a fazer! Com olhos no futuro, vejo uma Três de Maio ainda mais próspera e acolhedora para todos. Quero continuar construindo esse futuro com vocês, lado a lado, ouvindo suas vozes, entendendo suas necessidades e transformando nossa cidade em um lugar ainda melhor.