Conheça os candidatos a prefeito e vice de São José do Inhacorá
Município conta com 2.195 eleitores, conforme dados do TSE. Para a eleição majoritária, são apenas duas candidaturas, enquanto que para vereadores são 36 candidatos para nove vagas
A praticamente uma semana das eleições municipais de 15 de novembro, sobe o tom do discurso político, pois a disputa entra na fase decisiva. Nos últimos dias, pode ser definida a vitória nas urnas, já que muitos eleitores – ainda indecisos – deixam para a última hora a escolha de seu candidato.
Em nível de microrregião, é nítido o clima de campanha eleitoral. Carros adesivados, som e bandeiras, distribuição de ‘santinhos’ e a visita de casa em casa (mesmo que de máscara) para chamar a atenção do eleitor. Sem contar as publicações em redes sociais – algumas bem criativas, outras um tanto ofensivas – que tentam conquistar o voto seja por boas propostas ou pelo poder do convencimento.
Neste ritmo de eleições municipais, o Semanal trouxe nas duas edições anteriores, as entrevistas dos candidatos ao Executivo de Três de Maio e Independência.
Nesta edição, apresentamos os candidatos que disputam as eleições no município de São José do Inhacorá.
Ademir José Schneider, 44 anos, concorre pela primeira vez a um cargo político, disputando a preferência dos 2.195 eleitores contra o atual prefeito, Gilberto Pedro Hammes, 46 anos, que concorre à reeleição.
O vice de Ademir é o empresário Rodrigo Graeff, 42 anos, também estreante na política. O vice de Gilberto é Erasmo Luiz Fritzen, 49 anos, servidor público municipal.
Na eleição proporcional, são 36 candidatos a vereador, na disputa por nove vagas.
Confira a seguir as entrevistas por ordem alfabética, pelo nome do candidato a prefeito. As respostas têm limite máximo de seis mil caracteres.
Coligação ‘Unidos pela Mudança e Renovação’ – PDT e PTB
Candidato a prefeito
Ademir José Schneider
Idade: 44 anos – Analista de Desenvolvimento Humano
Casado com Lilian Martins
Pai de Lucas, 6 anos
Formação: superior completo em Filosofia
Porque colocou seu nome à disposição para prefeito de São José do Inhacorá?
Entrar na política é uma das formas de contribuir para o bem comum. Coloquei meu nome à disposição por acreditar que o município pode crescer.
Ao longo de minha trajetória sempre primei pelos estudos, inclusive tive que sair de São José do Inhacorá para buscar uma formação diferenciada. Ao longo desse tempo, morei em vários lugares, conheci muitas realidades e pessoas. Com isso acabei adquirindo uma grande bagagem e experiências que me capacitaram para a gestão. São José precisa de pessoas com novas experiências para que possamos avançar. Rodrigo e eu estamos preparados para assumir este desafio e fazer a diferença.
Por que você é a melhor opção para São José do Inhacorá?
Não costumo classificar as pessoas entre melhor e pior. Mas, trata-se de visões diferentes sobre valores e gestão. Neste quesito sabemos que para o momento e a realidade que o município enfrenta, temos a proposta de gestão mais eficaz para o melhor resultado a ser alcançado por São José do Inhacorá. O melhor sempre deve ser em benefício do município, para o bem comum, e não para apenas um pequeno grupo. Vamos administrar para todos, de forma justa, participativa e sustentável.
Caso seja eleito, qual a sua principal bandeira para os próximos quatro anos?
Agricultura, educação e saúde sempre serão prioridade. Além destas áreas, temos cinco prioridades específicas:
– Melhorar a gestão fiscal do município.
– Construção da ponte sobre o Lajeado Cachoeira, no Mato Queimado, em parceria com o Daer.
– Implantação de robótica educacional na rede municipal de ensino.
– Regularização da área industrial na entrada da cidade.
– Desenvolvimento de pessoas para trabalho em equipe e liderança.
Qual a sua proposta para: saúde, educação, geração de emprego e renda?
SAÚDE: Aprimorar e ampliar os convênios e parcerias. Implantar logística de transporte para atendimento na Unidade de Saúde. Ampliar os equipamentos de uso médico para a Unidade de Saúde. Investir em prevenção e capacitação da equipe de profissionais.
EDUCAÇÃO: Implantar gradativamente oficina de robótica educacional na rede municipal, a exemplo de outras cidades próximas a nossa região. Garantir subsídio de transporte para estudantes. Incentivar a pesquisa e produção de material pedagógico próprio, com incentivo a projetos de viagens de estudo.
GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA: Regularização da área industrial na entrada da cidade para atrair empresas menores e estimulá-las a empregar a população local, especialmente mulheres e jovens. Apoio e estímulo ao empreendedorismo para as indústrias e agroindústrias locais. Capacitação para jovens em parceria com entidades de formação profissional.
Se for eleito, quais os critérios para a formação da equipe de secretariado?
A formação da equipe será baseada em competências técnicas, capacidade de diálogo, relacionamento interpessoal e capacidade de trabalho em equipe.
O que seu Município pode e deve melhorar?
Sempre temos que avançar. Só podemos falar em soluções se conhecemos os problemas. O maior desafio será a gestão fiscal e financeira do município nos próximos anos. Isto precisamos melhorar sob pena do município não ter condições de investimento para atender as demandas existentes nas diversas áreas.
Candidato a vice-prefeito
Rodrigo Graeff
Idade: 42 anos - empresário
Casado com Franciele W. F. Graeff
Pai de Yasmim Graeff, 10 anos, e Pedro Rafael, 3 anos. Enteada Ana Maria Acker, 16 anos
Formação: Ensino Médio
Por que colocou seu nome à disposição para vice-prefeito de São José do Inhacorá?
Acredito que posso contribuir com minha comunidade, com minha experiência de gestão e administração voltadas para o empreendedorismo e crescimento estratégico. Cresci nesta cidade, vi como ela foi alicerçada, seus valores e princípios, participei do seu crescimento e construção das infraestruturas e da dedicação dos servidores do passado, que não mediram esforços para dar as raízes para o crescimento processual de São José do Inhacorá. Hoje temos uma comunidade maior e, sem dúvida, pode crescer ainda mais com planejamento, gestão, organização fiscal, equipes fortes e unidas para o trabalho diário, a coletividade e o bem-estar de todos que aqui residem.
O bom gestor caminha junto com sua equipe, com sua comunidade, partilha de suas angústias e vibra com suas alegrias. Minha visão de liderança é cooperativa, é contrária ao autoritarismo, pois somente juntos e unidos, podemos construir grandes conquistas, com o mérito de todos.
Por que você é a melhor opção para São José do Inhacorá?
Somos uma boa opção para o município, não represento sozinho, mas um coletivo de pessoas, que pensam democraticamente, que desejam ter voz e vez, ter igualdade dentro do contexto comunitário, para que todos possam ter os mesmos direitos e deveres. Que possamos juntos buscar parcerias, organizar e prestar contas para a comunidade, onde todos os munícipes possam ficar tranquilos com a transparência, seriedade e atendimento de qualidade sem distinção, como prevê a Constituição.
Caso seja eleito, qual a sua principal bandeira para os próximos quatro anos?
Gestão de qualidade, trabalho junto à comunidade, busca de parcerias, fortalecimento do comércio local, fomento da área industrial urbana, igualdade de direitos a todos, fortalecimento de equipes de servidores municipais, fomento do desenvolvimento humano, bem como organização da saúde de acordo com as demandas da comunidade, educação voltada para a tecnologia e formação docente/professores com coordenação pedagógica adequada ao nível e demanda social. Agricultura com incentivos e projetos voltados a ênfase no campo e busca de soluções a cada problemática, buscando sempre o desenvolvimento e sustentabilidade do homem rural.
Coligação ‘São José no Rumo Certo’ – MDB, Progressistas e Partido dos Trabalhadores
Candidato a prefeito
Gilberto Pedro Hammes
Idade: 46 anos – Servidor público municipal
Casado com Sônia Maria Hammes
Pai de Mateus Henrique Hammes, 16 anos
Formação: Técnico em Contabilidade
Por que colocou seu nome à disposição para prefeito de São José do Inhacorá?
São 26 anos como servidor, sendo 4 anos à frente da prefeitura. Todo esse tempo de serviço público nos deu experiência e condições para buscar a reeleição. Sabemos que nem sempre é possível fazer tudo que gostaríamos, mas estamos motivados para fazer ainda mais. Atuei a maior parte da minha carreira na Secretaria Municipal da Fazenda e estes 4 anos como gestor me deram ainda mais condições para estar à frente de nosso município, cuidando da nossa gente e conhecendo sua realidade. Os desafios muitas vezes são grandes, mas o amor pelo nosso lugar e pelo povo nos faz querer continuar com todo trabalho iniciado e manter esse crescimento econômico de nosso município. Hoje somos referência de gestão, isso foi conquistado com muito trabalho e suor.
Por que você é a melhor opção para São José do Inhacorá?
Creio que devemos deixar a decisão de escolha para o povo. Cada pessoa tem suas contribuições para dar, suas qualidades e seus defeitos. Que o foco desta eleição não seja o interesse pessoal em vencer o pleito e sim o bem-estar da nossa comunidade. Busco sempre me superar a cada dia, para me tornar alguém melhor, para mim mesmo e para os outros, e assim poder contribuir para melhorar a qualidade de vida da nossa gente. Se for o escolhido do povo, se eles confiarem em mim por mais 4 anos, não medirei esforços para retribuir essa confiança, com muito trabalho e dedicação, como sempre fiz.
Se for eleito, qual a sua principal bandeira para os próximos quatro anos?
Buscar juntamente ao Estado a conclusão da nossa ponte do acesso asfáltico na AM 9115, pois o acesso e o trevo estão concluídos, faltando a ponte para que a parte de obras seja totalmente encerrada. Já temos algumas tratativas iniciadas e estamos muito otimistas quanto a isso. E é claro, continuar com esse desenvolvimento econômico que vem acontecendo fortemente estes últimos 12 anos, com indústria fortalecida, novas empresas, comércio aquecido e manter nossa agricultura bem amparada. O resultado disso é uma saúde de qualidade e educação destaque.
Qual a sua proposta para: saúde, educação, geração de emprego e renda?
Na SAÚDE, continuaremos com fichas disponíveis para toda população, transporte de pacientes, aprimorar o acesso aos medicamentos da farmácia básica, ampliar convênios com clínicas e hospitais da região, garantido a realização de exames, procedimentos e cirurgias.
Na EDUCAÇÃO vamos aprimorar a infraestrutura e o bom funcionamento das Escolas Municipais e manter o trabalho articulado com a Escola Estadual; manter convênio com Apae e Apada, ampliar a tecnologia educacional informatizando a todas as escolas, com formação continuada para docentes.
Na GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA iremos apoiar a ACI e outras entidades a promoverem periodicamente a Expo São José; fortalecer as políticas de apoio à ampliação das indústrias já existentes e de implantação de novas indústrias e desenvolver o projeto berçário industrial. O planejamento completo de cada área pode ser encontrado em nosso plano de governo.
Se for eleito, quais os critérios para a formação da equipe de secretariado?
Buscar pessoas qualificadas para cada área. O secretariado deve ser capaz de liderar sua equipe para que esta desenvolva o seu melhor papel. O prefeito, sozinho, não faz nada, por isso, a equipe precisa ser montada com muita atenção. Por trás de cada conquista existem pessoas, seres humanos comprometidos e dedicados, que são os servidores municipais, cada um, na sua função, é uma parte fundamental do todo.
O que seu Município pode e deve melhorar?
Sempre temos algo a melhorar, isso é uma constante! Precisamos finalizar nossa obra de acesso com a ponte. No que diz respeito a economia, reorganizar o fluxo de pessoas na cidade, o que já está em andamento pelas empresas que estão se instalando no perímetro urbano. Na parte agrícola, iniciar a prestação de serviços aos nossos produtores e na saúde ampliar as áreas de pediatria e ginecologia. E o mais importante, ouvir a comunidade no decorrer dos anos para ajustar os interesses do poder público aos deles.
Candidato a vice-prefeito
Erasmo Luiz Fritzen
Idade: 49 anos -Servidor público municipal
Casado com Simone Fritzen
Pai de Vinícius Fritzen, 20 anos
Formação: Ensino Fundamental incompleto
Por que colocou seu nome à disposição para vice-prefeito de São José do Inhacorá?
Os 23 anos de serviço público me deram experiência e acima de tudo conhecimento do nosso povo e de seus desejos. Conhecer nossa realidade e nossa gente é fundamental para que possamos atender as necessidades dos munícipes. Partindo disso, aceitei este desafio e espero poder contribuir ainda mais com nossa comunidade.
Por que você é a melhor opção para São José do Inhacorá?
Tenho minha contribuição para a comunidade, assim como o Gilberto, mas não me coloco como a melhor ou pior opção. O povo deve realizar sua análise e decidir perante as propostas apresentadas quais as ideias que mais se encaixam para melhorarmos ainda mais nosso município. Todos sabem do meu jeito de ser e me conhecem, assim como o Gilberto. Se eleito, não medirei esforços para poder retribuir essa confiança depositada.
Caso seja eleito, qual a sua principal bandeira para os próximos quatro anos?
Continuar desempenhando o trabalho que venho realizando nestes últimos anos, atendendo a todos sem distinção ou pré-requisitos. Nosso povo é trabalhador e merece um atendimento qualificado, seja em qual área do setor publico for. Quero contribuir ainda mais para o desenvolvimento dessa cidade que já é destaque regional.
Eleitores que perderam prazo para biometria não poderão votar
Mesmo sem a biometria nas eleições de 2020, eleitores que perderam o prazo para o recadastramento biométrico não poderão ir às urnas em 15 de novembro, data do primeiro turno.
Segundo Luiz Carlos Toebe, Chefe do Cartório da 89ª Zona Eleitoral, quem deixou de comparecer ao recadastramento biométrico obrigatório, na 89ª Zona Eleitoral, teve seu título cancelado e se não apresentou requerimento para regularizar esta situação permanece com título cancelado, assim, não poderá votar. “Já quem apresentou requerimento no Título Net, neste período de Pandemia, teve seu título regularizado em função de não haver atendimento presencial, não houve coleta biométrica, assim este eleitor poderá votar, mesmo sem biometria”.
O prazo para emissão e regularização do título de eleitor terminou no dia 6 de maio. A identificação biométrica foi tirada do pleito por conta do risco de contaminação pela Covid-19. O contato dos eleitores com o aparelho aumenta a chance de propaganda do novo coronavírus, de acordo com especialistas consultados pela Justiça Eleitoral.
Nesta eleição, o horário de votação foi ampliado, sendo das 7h às 17h. Importante destacar que o horário entre 7h e 10h é preferencial, para pessoas acima de 60 anos. O voto é obrigatório para brasileiros entre 18 e 70 anos e facultativo para analfabetos e jovens entre 16 e 18 anos.
O Cartório da 89ª Zona Eleitoral abrange, além de Três de Maio (sede), os municípios de Alegria, Boa Vista do Buricá, Independência, Nova Candelária e São José do Inhacorá.
Comentários (0)