Idosos e a riqueza de seus ensinamentos

A troca de experiências entre gerações enriquece a convivência e auxilia na construção de uma sociedade mais justa e solidária

Idosos e a riqueza de seus ensinamentos
Com a experiência de décadas vividas, idosos deixam lições de sabedoria para as gerações mais jovens

Hoje, dia 1º de outubro, é celebrado o Dia Nacional do Idoso e o Dia Internacional da Terceira Idade. O objetivo das datas é lembrar a importância dos cuidados com este grupo, assim como os seus direitos. No Brasil, o dia 1º de outubro foi estabelecido na criação do Estatuto do Idoso, em 2003. Já o Dia da Terceira Idade, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1991.


Este ano, o Brasil alcançou os 40 milhões de idosos, segundo o Pnad (Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio). O número mostra que 18,9% da população brasileira faz parte da terceira idade e surpreende, uma vez que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) havia projetado 29,5 milhões de pessoas acima de 60 anos para 2021. Para 2040, o instituto aponta que essa população deve chegar a 52 milhões.


Os idosos, além de uma longa experiência de vida, têm muitas histórias para contar e muito a ensinar. A convivência de pessoas de diferentes faixas etárias enriquece a aprendizagem, além de prevenir preconceitos; promove a tolerância e respeito, além de ressignificar alguns papéis. O idoso, em especial, tem a grande importância de transmitir vivências e conhecimentos adquiridos.


Quem tem o privilégio de conviver com os pais com uma idade avançada, com os avós, bisavós,... sabe a importância deles no desenvolvimento. A troca de experiências e as mudanças ocorridas entre as gerações enriquece o desenvolvimento da pessoa, da família e, consequentemente, da sociedade. A construção de uma sociedade mais justa e solidária, com valorização do ser humano, depende do aumento das relações intergeracionais.


A importância dessa troca de experiências é tão grande, que o Jornal Semanal perguntou para alguns idosos, que vivem em lares de longa permanência, em Três de Maio, que conselho eles deixam para as gerações mais jovens. Veja as fotos e se emocione com as respostas. 

 

PALAVRAS DE SABEDORIA

Qual o conselho para as gerações mais jovens?

Através de um cartaz, em poucas palavras, os idosos deixaram suas lições de sabedoria para as novas gerações. Confira o que dizem alguns internos dos dois lares de Três de Maio.
 

Confira os conselhos e a reportagem completa do Dia do Idoso. 

Clique aqui