Amufron alerta que medidas mais restritivas podem ser adotadas para conter avanço do número de casos de Covid-19

O aumento no número de casos – taxas acima de 30% na variação semanal –, bem como as internações, tanto no Hospital São Vicente de Paulo (Três de Maio) quanto na Unidade Dom Bosco (Santa Rosa), podem trazer novas restrições para a região. Na próxima terça-feira deve haver reunião entre os prefeitos da região para avaliar a situação. O momento exige a colaboração de toda a população; uso de máscara, álcool em gel e, principalmente, não fazer aglomerações, cuidados fundamentais para conter o avanço do contágio.

Amufron alerta que medidas  mais restritivas podem ser adotadas para conter avanço do número de casos de Covid-19

Na tarde de ontem, a Amufron emitiu um Comunicado Técnico, assinado pelo presidente, o prefeito de Boa Vista do Buricá, João Sehnem, que conclama os demais prefeitos da região para a realização de uma força-tarefa de enfrentamento e combate à Covid-19. 


Na nota, está descrito que a região vive novamente um período de contaminação muito grande, a beira do colapso do sistema de saúde. “O número de casos novos de Covid-19 continua aumentando a taxas superiores a 30% na variação semanal e a ocupação de leitos hospitalares continua elevada, já tendo atingido 100% de ocupação nos leitos de UTI; sendo que as ações definidas pelos prefeitos da Amufron precisam ser plenamente implementadas nos municípios para que tenham o efetivo resultado na diminuição de novos casos de Covid”, destaca o comunicado.


Segundo o documento, as ações devem estar focadas na mudança de comportamento das pessoas e, em resumo, sinaliza que, se for mantido o crescimento dos casos, poderá haver a necessidade do estabelecimento de medidas que reduzam ainda mais a circulação de pessoas como forma de conter o crescimento da pandemia e evitar o colapso do sistema de saúde”, alerta o comunicado, informando que nova reunião de avaliação já está agendada para terça-feira, dia 1º de junho.


Até ontem, dia 27, a região já havia registrado 24.936 casos da doença, desde o início da pandemia, com 362 mortes, segundo consta no Painel Coronavírus RS.


Em Três de Maio, mais um óbito foi confirmado ontem, chegando a 33 mortes pela doença no município. Nesta semana, de segunda a quinta, foram 109 casos novos. O município já contabiliza 2.713 casos, com 2.562 casos recuperados.