Vacinação contra a gripe inicia no próximo dia 12

Imunização será feita em três etapas. Orientação é tomar primeiro a vacina contra a Covid e, 14 dias depois, a vacina contra a gripe

Vacinação contra a gripe inicia  no próximo dia 12
Doses serão aplicadas entre 12 de abril e 9 de julho

O Ministério da Saúde anunciou na última quarta-feira, 17, que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe, começa no dia 12 de abril e vai até 9 de julho. O público-alvo é estimado em 79,7 milhões de brasileiros, e a meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários.


A vacinação será realizada em três etapas, de forma escalonada. Neste ano, a vacinação vai começar por crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. Depois, será a vez dos idosos e dos professores e, por último os demais grupos prioritários.


A campanha de vacinação contra a gripe vai coincidir com a imunização contra a Covid-19. O Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas vacinas simultaneamente, devido à falta de estudos sobre a coadministração dos imunizantes. A orientação é priorizar a vacinação contra o coronavírus e depois tomar a vacina contra a gripe, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.

 

 

Etapas de vacinação contra a gripe


1ª etapa: de 12 de abril a 10 de maio: crianças entre 6 meses e 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde (25,2 milhões de pessoas)


2ª etapa: de 11 de maio a 8 de junho: idosos com mais de 60 anos e professores (32,8 milhões de pessoas)


3ª etapa: de 9 de junho a 9 de maio: demais grupos prioritários (21,7 milhões de pessoas). Nesta etapa estão incluídos: pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente, Forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens entre 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.