Setrem inaugura primeiro espaço laboratório-empresa

O São José Lab foi implantado através da Escola de Gestão e Negócios

Setrem inaugura primeiro espaço laboratório-empresa
São José Lab será destinado à realização de projetos práticos, experimentos, pesquisa, desenvolvimento de protótipos e palestras, dentre outros

Na quinta-feira, dia 4, ocorreu a inauguração do mais novo espaço de pesquisa teórico-prática da Setrem: o São José Lab.

O novo espaço é destinado à realização de projetos práticos, experimentos, pesquisa, desenvolvimento de protótipos, bem como realização de palestras, workshops, cursos e formações relacionados ao segmento, fruto de uma parceria entre a Setrem e a empresa de implementos agrícolas São José, de São José do Inhacorá.

A parceria surgiu através da Empresa de Gestão e Negócios da Setrem (EGN), com o objetivo de promover a troca de conhecimentos e experiências entre indústria e academia, estimular a inovação e o desenvolvimento de soluções tecnológicas e, ainda, identificar potenciais talentos para futuras oportunidades de emprego, fortalecendo e desenvolvendo ainda mais a empresa e o aprendizado dos estudantes e acadêmicos. 

Conforme o diretor-geral, Sandro Ergang, a instituição vem trabalhando, desde o início do ano de 2023, em seu planejamento estratégico com o movimento Acelera Setrem, a fim de trazer iniciativas que proporcionem experiências transformadoras e conexões aos acadêmicos e parceiros de negócios, desenvolvendo pessoas e a sociedade através da educação. “Algumas iniciativas foram desenvolvidas ao longo deste tempo e resultaram em projetos que agora estão sendo transformados em realidades ou em ações, a exemplo da São José Lab”, comemora.

Diretor-geral da Setrem, Sandro Ergang

Segundo Ergang, esta iniciativa prevê a revitalização de um laboratório já existente na instituição com aporte financeiro da empresa e que estabelece, através de convênio, benefícios mútuos a ambas organizações, por meio de qualificação dos estudantes e professores e também dos funcionários da empresa, que passa a utilizar os espaços institucionais para formação ou atividades correlatas, e uma aproximação e trabalho conjunto entre empresa e academia, através do ensino, pesquisa e extensão, aliando as práticas e experiências de mercado da empresa para dentro das atividades acadêmicas, e na outra via, oferecendo soluções tecnológicas da academia para a empresa.

 

Presidente da São José, Geraldo Recktenwald

 

Incubadora Setrem e Escola de Gestão e Negócios

Na noite de ontem também ocorreu a reapresentação da Incubadora Setrem, que existe desde 2004 e apoia empreendedores na transformação de ideias inovadoras em empreendimentos de sucesso, e o lançamento oficial da Empresa de Gestão e Negócios, criada pela Faculdade de Administração da Setrem.

De acordo com o diretor-geral da Setrem, a EGN terá a incumbência de oferecer soluções e formações ágeis para o mercado empresarial, através de cursos, imersões, vivências e desafios, integrando o mundo acadêmico com o meio empresarial.

“Desta forma, firmamos três instrumentos essenciais na promoção de experiências, laços e conexões entre a Setrem, as empresas e a comunidade, fortalecendo a sociedade e fazendo, de fato, a diferença”, conclui Ergang.