Serviços de Urgência/Emergência do HSVP terá Comitê de Cogestão

Comitê é composto por representantes do hospital e dos seis municípios da microrregião

Serviços de Urgência/Emergência do HSVP  terá Comitê de Cogestão
Primeira reunião do Comitê de Cogestão foi realizada na sexta-feira, dia 15 de outubro - Foto Prefeitura de Três de Maio

No último dia 15 foi realizada a primeira reunião do Comitê de Cogestão dos serviços de urgência e emergência do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), que passará a definir a atuação desta área de atendimento do hospital. O comitê de cogestão é integrado pelos seis secretários de saúde dos municípios que utilizam o sistema, Procurador-Geral do Município de Três de Maio e três integrantes da direção do HSVP.


Conforme o prefeito de Três de Maio, Marcos Corso, o Comitê de Cogestão dos serviços de urgência e emergência do Hospital São Vicente de Paulo passará a definir a atuação desta área de atendimento, abordando os trabalhos que devem ser realizados a partir de agora, para que os serviços de urgência e emergência sejam oferecidos à população com eficiência.


A secretária da Saúde de Três de Maio, Jacira Taborda, integrante do Comitê, explica que a cogestão foi criada para que os municípios da microrregião, que fazem uso dos serviços de urgência/emergência, possam, em conjunto com o hospital, organizar aquilo que acreditam que poderia melhorar dentro do hospital. “Sugerir algumas ações diferentes, avaliar as despesas que o hospital está tendo com urgência/emergência e a aplicação dos recursos oriundos dos municípios e do próprio Estado, para que o serviço seja eficiente”.


Ela explica que o objetivo é também avaliar todo o serviço que é prestado. “Aquilo que nós entendermos, enquanto gestores, que pode ser melhorado dentro do hospital e, em conjunto com a direção do hospital, tentar avançar, principalmente melhorar esse entendimento do que é urgência e emergência e como podemos avançar para melhorar a eficiência e a qualidade do serviço”. Ela destaca que fiscalizar como o trabalho está sendo realizado também é atribuição do comitê.

 

Composição do Comitê de Cogestão

Integram o Comitê de Cogestão dos serviços de urgência e emergência do Hospital São Vicente de Paulo os secretários municipais de saúde dos municípios da microrregião: de Três de Maio, Jacira de Fátima Lucas Taborda; de Boa Vista do Buricá, Geovani Kunz; de Independência, Carlos Rogério Spengler; de Alegria, Simone Goulart; de São José do Inhacorá, Eduardo Ludwig; e de Nova Candelária, Leila Edinéia Arnhold Johner; além do  Procurador-Geral do Município de Três de Maio, Jorge Luiz Wachter; diretor do HSVP Igor Prestes; e os representante do Hospital São Vicente de Paulo, Claudionei Gewher e Franciéli Wehner.