Com 60% lavouras colhidas, produtividade está dentro do esperado

Qualidade diminuiu em função do grande volume de chuvas registradas nas semanas anteriores. No Estado previsão é de safra recorde

Com 60% lavouras colhidas, produtividade está dentro do esperado
Com clima favorável, a semana foi de colheita em Três de Maio e região - Foto Emater Três de Maio

Com aumento na área cultivada, começou oficialmente na última segunda-feira, 18, a colheita do trigo no Rio Grande do Sul. Com 10.260 hectares de lavouras de trigo, área 8% maior que em 2020, Três de Maio teve uma semana intensa de colheita, devido ao tempo bom. Até ontem, 60% do cereal já havia sido colhido. O rendimento está dentro da média esperada, que é de 3.200 quilos por hectare, que corresponde a 53,3 sacas. 


De acordo com o chefe do escritório da Emater no município, Leonardo Rustick, em função da chuva, o trigo perdeu um pouco a qualidade. “Parte do trigo ficou com classificação tipo 2, mas não chega a ser problema, pois esse ainda é padrão para a indústria”. Ele ressalta, também, que varia bastante a produtividade de uma lavoura para outra. “Enquanto algumas estão colhendo mais de 70 sacas por hectare, outras colhem 45. Mas a média está em 53,3 sacas.”

 

Abertura oficial da colheita ocorreu segunda-feira

A abertura oficial da colheita de trigo no Estado foi realizada na última segunda-feira, em Cruz Alta. A produção estimada pela Emater/RS-Ascar para esta safra é em 3,59 milhões de toneladas. Puxado pela demanda aquecida, o preço do trigo subiu. O preço médio para saca de 60 kg é de R$ 80,70. No mesmo período do ano passado o produto era cotado em R$ 62,13. No período também houve um aumento nos insumos de produção.


A confiança dos produtores no cereal elevou o trigo à principal safra de inverno, à frente da aveia branca grãos (799.714 toneladas), cevada (129.934 t) e canola (55.672 t). A área cultivada com o grão no Estado superou um milhão de hectares, o que não acontecia desde 2014. Dos 915,7 mil hectares cultivados na safra do ano passado neste ano a área cultivada foi de 1.177.487 hectares.