Projeto-piloto de telemedicina começa pela UBS Viva Cuidar
Pacientes da Unidade Básica de Saúde podem usar o atendimento remoto para mostrar exames laboratoriais ou de imagem, garantindo um processo mais rápido e prático

Com o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços de saúde com mais agilidade, conforto e resolutividade, o Governo Municipal de Três de Maio, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, iniciou no dia 1º de agosto o atendimento médico remoto na Unidade Básica de Saúde Viva Cuidar. O atendimento remoto na UBS integra as ações do Programa SUS Digital.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a nova modalidade de atendimento será conduzida pelo médico clínico geral Álvaro Emanuel Jost e neste primeiro momento, somente aos usuários da UBS Viva Cuidar, localizada no Centro da cidade. “Os atendimentos serão exclusivamente no turno da tarde e serão destinados a usuários da UBS que já realizaram consulta presencial com o profissional e necessitam de retorno para análise de exames laboratoriais ou de imagem”, destacou a secretária Jacira Taborda.
Como ocorre o agendamento
Conforme a pasta, o agendamento será realizado diretamente pelo WhatsApp da unidade, pelo número (55) 9 9625-2335, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. “A equipe da recepção fará a triagem inicial, verificando se o paciente se enquadra nos critérios de atendimento por telemedicina. Confirmada a elegibilidade, será agendado o horário e enviadas as instruções para o atendimento remoto, que ocorrerá via chamada de vídeo ou mensagens, conforme a necessidade”, pontua a secretária.
Jacira adianta que a equipe da UBS contará com o apoio da recepção e dos técnicos em enfermagem para garantir o bom funcionamento do serviço.
Avaliação e monitoramento
A pasta reforça que o novo modelo será acompanhado por indicadores como número de atendimentos mensais, tempo médio de resposta, satisfação dos usuários e impacto na redução de filas para atendimentos presenciais. “Com essa iniciativa, o Governo Municipal reforça o compromisso com a inovação e a qualificação dos serviços públicos de saúde, oferecendo mais praticidade e segurança para a população”, conclui Jacira.
Comentários (0)