Programa entre Município, OAB e Curso de Direito da Setrem foca na promoção do combate à violência e respeito às diferenças

Projeto OAB Vai à Escola levará palestras para estudantes da rede pública e privada

Programa entre Município, OAB e Curso de Direito da Setrem foca na promoção do combate à violência e respeito às diferenças
Foto: Assessoria de Comunicação Câmara de Vereadores de Três de Maio

Em alusão ao Agosto Lilás - mês dedicado a conscientização e combate à violência contra a mulher, a Secretaria de Políticas da Mulher e Direitos Humanos, OAB Subseção de Três de Maio e coordenação do curso de Direito da Setrem realizaram o lançamento do programa OAB vai à Escola, durante o espaço da Tribuna Livre na 21ª Sessão Ordinária da Câmara de Três de Maio, no dia 4.

Para a secretária de Políticas da Mulher e Direitos Humanos, Gilcéia Rolim da Silva, o Agosto Lilás é um chamado à responsabilidade coletiva, à formação de redes de apoio e o fortalecimento de políticas públicas que assegurem às mulheres uma vida com dignidade, segurança e respeito.

Gilcéia também destacou ações que serão realizadas ao longo do mês, entre elas a promoção de equidade de gênero e o enfrentamento das desigualdades. 
 

‘Vamos falar sobre temas como o respeito às diferenças, a importância do diálogo, a prevenção à violência e o uso responsável das redes sociais’

Segundo a presidente da Comissão da Mulher Advogada de Três de Maio, Paloma Godóis, cerca de 10 advogadas atuarão de forma voluntária no projeto nas escolas das redes municipal, estadual e privada de ensino. “Temos um calendário até novembro, em que serão atendidas no mínimo seis escolas. A nossa meta é alcançar todas as escolas, mas, para isso, as escolas precisam fazer a solicitação junto a Subseção ou com as advogadas voluntárias, disponibilizando datas e horários”, pontuou.

O programa é realizado pela subseção desde 2022, atendendo aos municípios de Três de Maio e Independência e em Esquina Araújo e neste ano aborda a violência doméstica. O programa irá atender os seis municípios da Comarca. “A OAB exerce um papel social fundamental na promoção da cidadania e o programa é um exemplo concreto”, salientou.

As ações são planejadas a partir das demandas das escolas, respeitando as necessidades de cada instituição de ensino. “A presença da OAB nas escolas é uma ponte entre o mundo jurídico e a realidade dos estudantes por meio de conversas, palestras e atividades, falando sobre temas como o respeito às diferenças, a importância do diálogo, a prevenção à violência e o uso responsável das redes sociais”, disse.

Paloma ressaltou o compromisso de mostrar a lei como um instrumento aliado. “Juntos, podemos transformar a realidade, começando pela base, que é a educação. Que cada aluno que passar pelo programa possa sair com uma nova perspectiva sobre os seus direitos, deveres e sobre o papel que cada um pode desempenhar na construção de uma sociedade melhor”, frisou. 

Para a solicitação de palestras o contato da Subseção da OAB é (55) 9 3380-1747.
 

Acadêmicos de Direito da Setrem darão apoio à OAB durante ações nas escolas

A coordenadora do Curso de Direito da Setrem, Danielli Scaranti, trouxe números sobre a violência doméstica do Brasil e explicou a forma como a Setrem irá se integrar ao projeto. “Os estudantes acompanharão e oferecerão suporte às advogadas voluntárias durante as atividades, com a distribuição de violentômetros, ferramentas pedagógicas essenciais para a conscientização e prevenção da violência doméstica”, salientou. 

Danielli reforçou que o programa se adapta às demandas específicas de cada escola, abordando temas como bullying e os cuidados no uso da internet. “Grandes transformações sociais não se constroem sozinhas. São frutos da união de esforços, do compromisso coletivo e da crença de que juntos podemos contribuir com uma sociedade mais justa, informada e consciente”, concluiu.