Eleitores voltam às urnas neste domingo
Votação para governador e presidente ocorre das 8 às 17 horas
Neste domingo, 30 de outubro, ocorre o segundo turno das eleições 2022. O eleitor deverá escolher o presidente da República e governador do Estado.
No Rio Grande do Sul, para governador, os gaúchos escolherão entre Eduardo Leite (PSDB) e Onyx Lorenzoni (PL). Na disputa à presidência, os candidatos são Jair Bolsonaro (PL) e Lula da Silva (PT). Para os dois cargos, são dois dígitos, sendo que o primeiro voto é para governador e o segundo para presidente.

Os candidatos Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio da Silva (PT) foram para o segundo turno e tem uma das disputas mais acirradas na história recente do país
Candidatos Eduardo Leite (PSDB) e Onyx Lorenzoni (PL) concorrem ao governo do RS. O primeiro voto na urna será para governador do Estado
Quem não votou no primeiro turno, poderá votar neste domingo
São 156.454.011 eleitores aptos a votar em todo o Brasil. No Estado, 8.593.469 gaúchos podem exercer o direito ao voto. Em Três de Maio, o eleitorado é de 17.936 eleitores. Nos demais municípios da 89ª Zona Eleitoral, são 3.299 em Alegria, 5.537 em Boa Vista do Buricá, 5.488 em Independência, 2.536 em Nova Candelária e 2.224 em São José do Inhacorá.
Além do Rio Grande do Sul, outros onze estados decidirão o governador neste segundo turno.
Segundo a Justiça Eleitoral, o eleitor que não compareceu no primeiro turno das eleições poderá votar neste segundo turno. No dia 2 de outubro 32.771.639 milhões de brasileiros não compareceram (20,89%). No RS, foram 1.704.453 gaúchos que não votaram (19,83%). Em Três de Maio 2.081 eleitores não votaram (11,60%).
Prazo para justificar voto é de 60 dias
O horário de votação é das 8 horas, horário de Brasília, às 17 horas em todo território nacional. Caso houver filas às 17 horas, o eleitor que estiver no local de votação poderá votar, sendo que receberá uma senha dos mesários para depositar o voto na urna eletrônica.
Os resultados da eleição começarão a ser divulgados a partir das 17 horas, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para votar, o eleitor precisa apresentar um documento oficial com foto. O documento pode ser a carteira de identidade, carteira de motorista, passaporte, certificado de reservista, identidade funcional emitida por órgão de classe e até carteira de trabalho. O eleitor pode votar apresentando o aplicativo e-Título. Porém, somente poderá ser baixado em dispositivos móveis ou atualizado até amanhã, dia 29.
O voto é facultativo para os eleitores de 16 e 17 anos, maiores de 70 anos e aos analfabetos. Caso o eleitor não compareça às urnas, precisa justificar o voto, que pode ser realizado pelo aplicativo e-Título ou em qualquer local de votação, entre às 8h e 17h do domingo. Se não for possível justificar dia da votação, o eleitor poderá regularizar a sua situação em até 60 dias após cada turno, sem pagamento de multa.
O comparecimento nas eleições de 2022 vale como prova de vida para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).









Comentários (0)