Secretaria Municipal de Saúde aguarda nova remessa de vacinas

A espera é tanto para as doses da vacina contra a Covid-19, quanto para as doses de imunizante contra a gripe

Secretaria Municipal de Saúde aguarda nova remessa de vacinas
Ao buscar a imunização, as pessoas também estão fazendo suas doações

Até ontem, no município de Três de Maio, já haviam sido imunizadas 6.832 pessoas contra a Covid-19. Deste total, 5.638 pessoas com a primeira dose e 1.194 com a segunda dose. 


De acordo com a enfermeira Tatiane Wächter, ainda não se tem nenhuma informação oficial da Secretaria Estadual de Saúde sobre a chegada de novas doses da vacina, portanto, até ontem não estavam sendo divulgadas novas datas da imunização, em sistema de drive thru. 


Ainda, segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município, sobre a aplicação da segunda dose, há uma abstinência de 13,6%, sendo que o maior número corresponde a idosos acima de 85 anos. “São os mais idosos, alguns acabaram vindo a óbito, outros não tem orientação e acham que uma dose é suficiente, esqueceram, enfim. De um total de 594 doses, foram aplicadas 513”, informou Tatiane.


Em nível de região, até terça-feira, dia 13, a 14ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) havia recebido um total de 69.565 doses para dar continuidade à estratégia de vacinação da Covid-19. Considerando as doses aplicadas na população em geral, foi administrado até o momento, um total de 52.593 doses na região, o que representa a proporção de doses aplicadas de 76% em relação às doses distribuídas, entre primeira e segunda doses. 

 

29% do público-alvo da primeira etapa foi vacinado contra a gripe

 

Crianças acima dos 6 meses e menores de 6 anos  estão sendo imunizadas nesta primeira etapa

Na manhã de segunda-feira, iniciou a Campanha de Vacinação contra a Influenza (H1N1), que na primeira etapa contempla crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde, totalizando 2.618 pessoas que devem receber a imunização.


Segundo a enfermeira Tatiane Wächter, até ontem, as 760 doses recebidas para a campanha, nesta primeira etapa, já haviam se esgotado, o que representa 29% do púlbico-alvo. A maior procura foi por crianças, sendo imunizadas 405 acima dos 6 meses e menores de 6 anos. E, da mesma forma que ocorre com a vacinação  contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde não tinha, até ontem à tarde, previsão da chegada de nova remessa de doses.


Para se vacinar, os munícipes devem comparecer até a Unidade Central de Saúde utilizando máscara e portando um documento de identidade e carteira de vacinação. As doses são aplicadas das 7h30 às 11h30min e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

 

Etapas de vacinação contra a gripe


1ª etapa: de 12 de abril até 10 de maio
– Crianças acima dos 6 meses e menores de 6 anos 
– Gestantes e puérperas 
– Trabalhadores da saúde 
– Povos indígenas 


2ª etapa: de 11 de maio até 8 de junho
– Pessoas acima de 60 anos 
– Professores 


3ª etapa: de 9 de junho  até 9 de julho
– Pessoas com comorbidades 
– Pessoas com deficiência permanente 
– Caminhoneiros 
– Trabalhadores de transporte coletivo 
– Trabalhadores portuários 
– Forças de segurança e salvamento 
– Forças Armadas 
– Funcionários do sistema prisional 
– População privada de liberdade 


Importante
A orientação é priorizar a vacinação contra o coronavírus e depois tomar a vacina contra a gripe, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.