Grafiteiro usa arte para embelezar e alegrar a cidade

Muro na Rua Horizontina ganhou desenhos de personagens infantis. Pintor buscou parceria com empresas de tintas da cidade para realizar trabalho

Grafiteiro usa arte  para embelezar e alegrar a cidade
Pintor e grafiteiro Valdecir Cidade em frente à sua obra de arte, na Rua Horizontina

Um novo colorido – com lindas pinturas de personagens infantis – está chamando a atenção de quem passa pela Rua Horizontina, trecho  entre as ruas Tereza Verzeri e Santa Cruz (rua de dois níveis próximo ao Supermercado Benedetti). Trata-se da arte do pintor e grafiteiro Valdecir Cidade, 50 anos, que foi feita de forma voluntária. O objetivo é deixar a cidade mais alegre e, também, divulgar sua arte.  


O trabalho é realizado nos horários de folga. Cidade, como é conhecido, explica que foi até a prefeitura para pedir autorização para pintar o muro, sem custo algum para o município. As tintas e o material de pintura ele conseguiu através de doação. “Eu fui nas lojas de tintas e expliquei que realizaria este trabalho de forma voluntária e perguntei se poderiam ajudar doando tintas. Assim consegui a parceria das lojas Casa da Pintura e Noroeste Tintas”, revela. 


O muro foi lavado pelo funcionários da prefeitura e recebeu uma pintura  de fundo (na cor branca), que teve a participação do prefeito Marcos Corso e do vice, Josias Correa. 


A técnica adotada pelo grafiteiro utiliza um aparelho datashow para projetar a imagem no muro e fazer os desenhos durante à noite, para depois pintar com pistola e tinta automotiva. O muro de pedra tem cerca de 60 metros de extensão.


A ideia é continuar embelezando os muros de Três de Maio. O local que ganhará uma de suas artes ainda não está definido. A inspiração para o trabalho que realiza vem da paixão pelo que faz. “É uma profissão que me dá prazer. Me sinto muito bem pintando e desenhando”, ressalta.
Cidade trabalha com grafite, desenhos 3D, pinturas em tecido, pinturas prediais e adesivo plotter para carro. 


Natural de Joaçaba, Santa Catarina, Valdecir Cidade mora em Três de Maio há 28 anos. Cidade que já trabalhava como pintor, lembra que quando chegou ao município contou com o apoio e aprendizado do conhecido pintor Sulis que era uma referência em pintura de fachadas e cartazes.

Em tempo:
Para quem ficou interessado no trabalho do artista, o telefone de contato é (55) 9 9602-1353.