Projeto da Casa da Amizade irá instalar Biblioteca de Rua

Ideia é disponibilizar estante com livros para a população. Comunidade poderá apoiar o projeto com a doação de livros

Projeto da Casa da Amizade irá instalar Biblioteca de Rua
Em Santa Rosa, a estante com livros está instalada na praça central da cidade - Foto Casa da Amizade/Divulgação

A Casa da Amizade de Três de Maio está firmando parcerias com entidades públicas e privadas, para instalar uma estante de livros no centro da cidade. A ideia é disponibilizar os livros em uma estante ao ar livre para que a população faça a retirada, realize a leitura e depois devolva o livro à estante e assim, alcançar cada vez mais leitores.


A inspiração surgiu após as integrantes do grupo conhecerem o programa Biblioteca de Rua de Santa Rosa. “Neste ano, a convite da Casa da Amizade de Santa Rosa, conhecemos o programa desenvolvido na cidade de Santa Rosa, através da Acisap, com o apoio de diversos parceiros, entre eles a Casa da Amizade”, relata a presidente Luciana Ergang.


A partilha de livros e projetos de incentivo à leitura têm acontecido em muitas cidades do Brasil e do mundo afora, democratizando a cultura e encurtando o caminho entre pessoas e livros. Usando criatividade, geladeiras usadas, baús e diversos tipos de estantes espalhadas em áreas de grande circulação, aproximam os livros das pessoas que não tem acesso, pelas condições financeiras ou pelo desconhecimento das bibliotecas públicas. Inclusive em Três de Maio, existem iniciativas que já conquistaram leitores habituais.


“Por acreditar que o desenvolvimento de uma comunidade está diretamente relacionado com a sua capacidade de aprender, com o seu potencial criativo e sua habilidade em inovar, a Casa da Amizade, através do projeto, tem a intenção de despertar a curiosidade, instigar a criatividade e promover momentos de descontração e lazer para as pessoas que fizerem uso da biblioteca de rua”, explica a presidente. “Sem contar, que um livro hoje abandonado em uma estante, ou no fundo de uma gaveta, poderá ser lido e aproveitado por muitas pessoas através desta iniciativa”, avalia Luciana.


Se você tem interesse em apoiar esta iniciativa, entre em contato com as integrantes da Casa da Amizade, existem muitas formas de participar, desde a doação dos livros, divulgação, conscientização para o uso correto e devolução dos livros, entre outras. 


Nos próximos dias estarão disponibilizadas caixas coletoras em diversos pontos da cidade, como Rádio Colonial, Cidade Canção, Jornal Semanal e Escritório Ativo, entre outros pontos ainda estão sendo confirmados. 

 

 

Casa da Amizade está há 46 anos colaborando com a comunidade

A Casa da Amizade de Três de Maio foi fundada em dezembro de 1974 e tem como finalidade, além de promover maior aproximação entre as famílias de rotarianos e fomentar a amizade entre os associados, desenvolver atividades que buscam colaborar com a comunidade à qual pertence, desenvolvendo projetos e atividades de cunho assistencial e beneficente. 


Atualmente são 30 associadas que realizam reuniões mensais (até o momento, online) e buscam, através de suas ações levar conforto e alegria aos mais necessitados.