Deu Corso e Josias em Três de Maio
‘Acredito que dois nomes de jovens que representam grande parte da comunidade tenha sido um fator determinante para a confiança do eleitor’, diz o prefeito eleito, Marcos Corso
A sintonia dos candidatos com a população – especialmente os moradores dos bairros – e a opção dos eleitores pela renovação foram decisivos para vitória nas urnas no último domingo
As eleições municipais realizadas, em primeiro turno, no último domingo, 15 de novembro, trouxeram resultados esperados para uns e surpreendentes para outros. É como diz um provérbio português: “Mineração e eleição, só depois da apuração”. Realmente, após a contagem dos votos muita gente foi pega de surpresa, tanto para o lado positivo, quanto para o negativo.
Em Três de Maio, 8.165 eleitores (55,28%) optaram pela renovação ao eleger os jovens candidatos Marcos Corso, 33 anos, prefeito (Progressistas), e Josias Corrêa, 38, vice (Republicanos).
O atual prefeito, que concorreu à reeleição, Altair Copatti, ficou em segundo lugar com 44,72% (6.606 votos), uma diferença de 1.559 votos de Corso. Copatti (PT), que teve de vice a empresária Ana Dockhorn (PDT), encerra seu terceiro mandato.
Corso e Josias, que foram os vereadores mais votados nas eleições de 2016, estão em primeiro mandato na Câmara de Vereadores e, a partir de 2021, assumem o comando do Poder Executivo de Três de Maio. A vitória deles nas urnas pode ser creditada, em parte, ao fato de serem candidatos com novas ideias e projetos, mas, especialmente, falarem a linguagem do povo. Durante toda a campanha, mantiveram sintonia com a população, principalmente as dos bairros, e juntos comemoraram a vitória no domingo, tomando conta das principais ruas e avenidas da cidade.
E, mesmo em ano de pandemia em que se acreditava que as pessoas (principalmente os idosos) não iriam votar, a abstenção foi menor que a eleição passada, chegando a 13,67% de abstenção; 1,43% votos brancos e 1,75% votos nulos.
Outro fator importante, a partir da próxima legislatura, será a renovação no Poder Legislativo. Dos 11 vereadores do atual mandato, quatro concorriam à reeleição – Ernani Weimer e Lúcia Marmitt, pelo PT; Nelci Recalcatti e Flávio Pagel, pelo MDB –, mas apenas um se reelegeu; Ernani Weimer. E, entre os eleitos, os progressistas Antônio de Oliveira, com 1.382 votos – recorde de votos; e Beto Baggio (854), foram os mais votados.
Já a participação feminina irá se manter com duas cadeiras no Legislativo: Eliane Fischer (PDT), que volta à Câmara de Vereadores, e Gilcéia Losekann, do Progressistas, que estreia na política.
Com 33 anos, nascido e criado no município, o progressista Marcos Vinícius Benedetti Corso, assume, em 1º de janeiro de 2021, o cargo de prefeito de Três de Maio. Depois de quatro anos atuando como vereador, sendo que estreou na política nas eleições de 2016, agora, chega ao posto mais alto do Município – com uma vitória nas urnas que contrariou todas as perspectivas iniciais –, junto com o vice Josias Corrêa.
Em entrevista ao Semanal, Corso credita a vitória nas urnas à junção de dois nomes de jovens que representam grande parte da comunidade, como um fator determinante para a confiança do eleitor. “Juntamente com isso o fato de sermos vereadores e termos caminhado pelo município nesses quatro anos, ouvindo a população e entendendo os seus anseios, o que contribuiu muito para que desenvolvêssemos um plano de governo, junto com as pessoas com conhecimento técnico e prático de cada uma das áreas, que representasse os reais desejos da comunidade”. Além disso, e não menos importante, ele destaca o trabalho da equipe que o auxiliou, e, principalmente, acreditou na proposta dele e de Josias e ajudou a levar às pessoas as ideias da coligação.
Passada a correria da campanha e a euforia da vitória, Corso admite que agora, a expectativa é de responsabilidade, muito trabalho, dedicação e disposição para colocar em prática as ideais e projetos, sem deixar de dar seguimento aos serviços e obras da atual gestão que estão em andamento.
Diante dos novos desafios, ao ser questionado sobre as obras realizadas pela atual administração (e os empréstimos contraídos), Corso destaca que “aprovamos os financiamentos enquanto vereadores sabedores da capacidade financeira do município construída ao longo dos anos pelos gestores municipais”. Neste sentido, o futuro prefeito ressalta que o governo Corso e Josias fará uma gestão eficiente, buscando remanejar recursos para dar atenção as áreas essenciais do município. “Para novos investimentos vamos utilizar da nossa articulação e influência política, junto aos nossos deputados estaduais, federais, senadores, governos estadual e federal, bem como, construir parcerias e buscar apoio das entidades e empreendedores locais e regionais”.
Marcos Corso e Josias Corrêa comemoraram a vitória junto com seus eleitores
‘Diminuir o sofrimento na área da saúde’
Quanto à forma (na prática) que pretende melhorar a área da saúde, Corso revela que está sendo montada uma equipe para ouvir e discutir com os profissionais de saúde os pontos a serem melhorados desde a estrutura, recursos humanos e ações mais efetivas (como ampliação de convênios, revisão de contratos, novos programas, etc.), que possam ajudar a atender a demanda de exames/consultas. “Mas, principalmente, a equipe estará à disposição para ouvir as sugestões, ideias, queixas e planejar ações que possam diminuir este sofrimento. Um de nossos objetivos é melhorar a experiência da saúde como um todo”.
Eficiência na gestão municipal
Corso explica que pretende adotar a eficiência na gestão municipal, com práticas de governança, compliance, entre outras ferramentas de gestão visando o melhor manejo dos recursos públicos, tanto na forma de arrecadação (sem aumento de impostos) como na questão dos investimentos públicos. “Também precisamos fazer a revisão dos processos atuais e estudar possíveis melhorias. Vamos buscar implantar metodologias de gestão e KPIs (Key Performance Indicator – Indicado-res de Performance Chave) para termos um alinhamento e engajamento com os servidores públicos e também possibilitar uma tomada de decisão mais ágil e assertiva. Ser eficiente significa dar um maior rendimento aos serviços públicos, sem a necessidade de aumentar as despesas públicas”, afirma.
Parcerias com instituições locais
Estabelecer parcerias com instituições locais, como Setrem, Funcap, entre outras, para projetos em diversas áreas do município, é uma das bandeiras do governo de Corso e Josias, como forma de valorizar entidades e o empreendedorismo local.
Segundo o prefeito eleito, esse comprometimento foi feito em campanha, bem como está amplamente citado no Plano de Gover-no a intenção de realizar parcerias, projetos e programas com todas as entidades locais. “Precisamos valorizar a nossa gente e quem faz tanto por Três de Maio”, conclui Corso.
‘Quero ser um vice-prefeito atuante para representar bem a comunidade’, afirma
Josias Corrêa, vice-prefeito eleito
Josias estreiou na política nas eleições de 2016 e foi o segundo vereador mais votado
Também nascido e criado no município, Josias Corrêa, 38 anos, tem uma história de superação. A origem humilde o tornou uma pessoa conhecida na cidade, e o carisma que a muitos conquistou é algo natural. Estreante na política nas eleições de 2016, ele foi o segundo vereador mais votado. Na época, ele e Corso foram os dois vereadores que mais obtiveram votos. Quem diria, que com o passar dos anos, essa dupla iria chegar junta para disputar e vencer as eleições, bem como assumir como prefeito e vice de Três de Maio?
Agora, eleito vice-prefeito pelo Republicanos, Josias atribui a vitória nas urnas ao fato da comunidade ter acreditado na proposta de renovação e no novo jeito de fazer política apresentado por ele e por Corso durante a campanha. “Desde a elaboração de nosso plano de governo até a forma como conduzimos esta campanha, de forma limpa e propositiva”, afirma.
Josias relata que a sintonia entre ele e Corso é muito boa e que ambos têm tudo para fazer uma ótima gestão juntos, cada um com sua respectiva função. “Sempre deixei claro que quero ser um vice-prefeito atuante para representar bem a comunidade e é isso que vou fazer, com muito empenho, trabalho duro, dedicação e respeito”, declara.
O vice-prefeito eleito revela que muitas pessoas falaram que a sintonia entre os dois candidatos era algo que chamava a atenção. “Posso afirmar que isto é devido ao tempo e a forma como trabalhamos juntos desde a Câmara de Vereadores. Este tipo de coisa você não se tem do dia para a noite, é uma construção conjunta e que demora algum tempo. Um dos fatores que mais fortalece esse laço é que apesar de sermos pessoas diferentes, temos um ideal em comum, queremos o melhor para Três de Maio”, enfatiza.
Aprendizado e valorização do próximo
Segundo Josias, o grande aprendizado da campanha eleitoral é o respeito, a humildade e o trabalho duro. “Escutamos a comunidade, passamos pelos quatro cantos de nosso município, respeitando as pessoas e seus lares, fomos humildes para apresentar nossas ideias e propostas e trabalhamos muito. Foram 45 dias intensos de campanha”.
A partir do próximo ano, o principal desafio é a execução do plano de governo, que foi construído pensando em Três de Maio como um todo. “Sabemos que temos muito trabalho pela frente, mas não nos faltará dedicação, empenho e responsabilidade para colocar nossas propostas em prática”.
Para ele, que ainda exerce o mandato como vereador, a política é o ato de servir e não de ser servido. “Se em uma empresa privada o serviço precisa andar, o serviço público também, da mesma forma, precisa funcionar e apresentar resultados. Entendo que todas as pessoas devem ter a mesma atenção, independente de onde vieram, independente da sua origem. O ato de ser bem atendido, de atender bem, faz o ser humano ser valorizado e valorizar o próximo”, finaliza.
Comentários (0)