Municípios da região já vacinaram mais de 50% da população contra a Covid-19

Enquanto no Estado a vacinação chega a 46% da população, em alguns municípios da região mais da metade dos habitantes já está imunizada com a primeira dose. Em São José do Inhacorá, município com 2.200 habitantes, o índice vacinal chega a 62% da população. Em Alegria, já estão sendo imunizadas pessoas com mais de 32 anos e no município de Independência, acima de 43 anos. Já a aplicação da primeira dose em Três de Maio chega a 58% da população. E hoje, conforme a Secretaria de Saúde, será aplicada a primeira dose em pessoas acima de 42 anos. A imunização será nas dependências da Igreja Batista, a partir das 13h, e serão distribuídas 300 senhas para aplicação mediante ordem de chegada.

Municípios da região já vacinaram mais de 50% da população contra a Covid-19
Em São José do Inhacorá, até ontem, 1.361 pessoas haviam recebido a 1ª dose, o que representa 62% da população - Foto Prefeitura de São José do Inhacorá

Municípios da região já imunizaram mais da metade da população com a primeira dose

 

Enquanto no Estado a vacinação alcançou 46% da população, em alguns municípios da região, mais da metade da população já está imunizada com a primeira dose. Além de Três de Maio, São José do Inhacorá, Alegria e Independência já alcançaram essa marca. São José do Inhacorá já vacinou 62% com a dose 1, Alegria 51% e Independência mais de 50%. De acordo com os municípios, a vacinação só não avançou mais pela falta de vacinas.

 

Três de Maio vacina hoje pessoas acima de 42 anos

A Secretaria de Saúde de Três de Maio vai aplicar a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas acima de 42 anos. A imunização ocorre hoje, nas dependências da Igreja Batista, a partir das 13h. Serão distribuídas 300 senhas para aplicação mediante ordem de chegada. Os munícipes devem apresentar um documento de identidade e a caderneta de vacinação.


Este é o terceiro drive-thru de vacinação da semana. Ontem, foram disponibilizadas 600 doses para pessoas acima dos 44 anos. Na terça-feira, dia 6, receberam a dose 2 as pessoas que foram imunizadas com a vacina AstraZeneca no dia 13 de abril.


Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Tatiane Wächter, o município seguirá vacinando por idade e os grupos prioritários que ainda não se vacinaram. “Seguimos nos moldes dos drive-thrus conforme as doses vão chegando, diminuindo a faixa etária”, explica.

 

São José do Inhacorá já imunizou 62% da população com primeira dose


Com população de 2.200 habitantes, segundo o Censo de 2010, São José do Inhacorá já conta com 62% da população vacinada com a primeira dose contra a Covid-19 e 33% com imunização completa.


Segundo o secretário da Saúde, Eduardo Ludwig, até ontem 1.361 pessoas haviam recebido a dose 1 e 728 a dose 2 ou dose única. Na tarde de hoje, o município vacina pessoas a partir dos 37 anos, que foram avisadas pelos agentes de saúde. “Os agentes de saúde fazem o levantamento dos munícipes por faixa etária e fazem contato com as pessoas de acordo com o número de vacinas disponíveis”. 


Em sua avaliação, a imunização está ocorrendo dentro do esperado. “Lógico que gostaríamos de avançar mais, mas dependemos do recebimento das doses. Sempre que recebemos novas doses, já organizamos a aplicação. Com isso, temos bons números comparado com outros municípios da região. Priorizamos a vacinação sempre que temos doses para garantir mais imunidade para a população”, destaca.


No momento o município tem poucos casos ativos, fato que o secretário atribui ao trabalho de conscientização que tem sido realizado. “Estamos no caminho para em breve atingirmos uma normalidade dentro das nossas atividades. A avaliação é positiva e de esperança que em breve possamos retomar a normalidade”, finaliza.    

 

Alegria está imunizando pessoas com mais de 35 anos 

O município de Alegria já imunizou 51% da população com a primeira dose da vacina e 22% já está com a imunização completa. Até ontem o município havia vacinado 2.192 pessoas com a primeira dose, 864 com a segunda, e 80 com dose única. A faixa etária vacinada está em 35 anos.


Conforme a coordenadora da Atenção Básica de Alegria, Daniela Schossler Jost, o município poderia estar mais avançado na vacinação se recebesse mais doses. “Mas mesmo assim estamos bem adiantados”, considera. 


Com o avanço da vacinação, Daniela diz que o município diminuiu o número de casos de Covid-19 e a taxa de internação da população. Também foi notada a ótima adesão da comunidade à vacina. “Vejo como muito importante a união de toda nossa equipe da Secretaria de Saúde de Alegria, que está empenhada dia a dia nesse trabalho árduo e peculiar de imunização”, destaca a coordenadora.

 

Independência já vacinou mais da metade da população 

De acordo com os números de ontem da Secretaria de Saúde de Independência, mais de 50% da população já está imunizada com a dose 1 e mais de 20% está com a vacinação completa. No total, 3.339 pessoas já receberam a primeira dose, 1.218 a segunda e 138 pessoas a dose única.


De acordo com o secretário da Saúde, Carlos Rogério Spengler, a faixa etária vacinada está em 43 anos. Também recebeu a imunização a classe dos industriários, que se enquadram no Plano Nacional de Vacinação. 


O secretário afirma que o andamento da vacinação está dentro do esperado. “Pretendemos chegar a 100% da população. Nosso percentual de vacinação concomitante a doses recebidas é de 94,3% ressaltando que para a realização da segunda dose é efetuado um trabalho de busca ativa através dos agentes de saúde para que as pessoas concluam a imunização”, explica o secretário.