Anistia do Programa Troca-Troca beneficia mais de 350 agricultores

Número representa 20% dos produtores filiados ao Sindicato Rural de Três de Maio e São José do Inhacorá. Serão devolvidos R$ 80 mil para os dois municípios

Anistia do Programa Troca-Troca beneficia mais de 350 agricultores
Estado arcará com 100% dos insumos nos 104 municípios afetados pela estiagem

Mais de 350 agricultores de Três de Maio e São José do Inhacorá serão beneficiados com a anistia dada pelo governo do Estado para quem recebeu sementes por meio do Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo na safra 2020/2021. O governador anunciou, na última terça-feira, 25, que o Estado arcará com 100% dos insumos nos 104 municípios afetados pela estiagem e que tiveram situação de emergência reconhecida, entre os quais estão os dois municípios.


De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três de Maio e São José do Inhacorá, Anisia Trevisan, serão devolvidos mais de R$ 80 mil aos agricultores dos dois municípios que pegaram o milho na modalidade Troca-Troca. “Nos próximos dias, teremos a lista pronta com os valores de cada agricultor e aí, poderão comparecer no Sindicato para receber esse valor do desconto, que é um crédito que vai ficar no cadastro de cada agricultor que pegou essa semente de milho. A exemplo do outro ano que veio a anistia e os agricultores tinham os seus créditos assegurados no cadastro. Quando o agricultor quiser, esse valor estará à disposição no sindicato”, explica. 


Anisia diz que é importante agradecer às entidades que aceitaram o convite do Sindicato para discutir a situação da estiagem, unindo forças para que os decretos de situação de emergência fossem homologados. “Mais ainda, precisamos agradecer aos agricultores que colaboraram mandando fotos da situação crítica que estavam suas propriedades, com água, com pastagens degradadas, milho morrendo”. Segundo a presidente, esses agricultores tiveram uma participação fundamental para a homologação do decreto de emergência que desencadeou na conquista do benefício, tão esperado pelo Sindicato.