Mais de 600 pessoas em busca de uma vaga do 1° Feirão do Emprego
Evento promovido pela ACI e Sindilojas de Três de Maio movimentou empresas e candidatos às oportunidades no mercado de trabalho

A terça-feira, 23, foi marcada pela primeira edição do Feirão do Emprego. Por iniciativa da Associação Comercial e Industrial (ACI) e do Sindilojas de Três de Maio, o evento foi realizado no Clube Buricá e buscou proporcionar um ambiente de interação entre as empresas do município que possuem vagas disponíveis e as pessoas que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho.
O presidente da ACI de Três de Maio, Jesildo de Lima, considera que foi uma ótima experiência para empresas e candidatos às vagas. “A nossa avaliação inicial é muito positiva, superando as expectativas que nós tínhamos”, diz.
Segundo Jesildo, mais de 600 pessoas estiveram presentes no Clube Buricá ao longo do dia. Mais de 70 empresas expuseram suas vagas, seja presencialmente ou pelo Varal do Emprego.
Algumas empresas contrataram no ato. Outras empresas levaram currículos – algumas com mais de cinquenta currículos –, e, segundo os empregadores, são bons currículos. “Conversei com a maioria das empresas ao final do dia e a avaliação de todas é muito positiva. A quantidade de contatos oportunizada foi muito boa. Também aquelas empresas que estavam em busca de estagiários, tiveram bastante demanda por esse tipo de vaga”, ressalta Jesildo.
O presidente relatou que a ACI encaminhou para as empresas um formulário para mensurar a satisfação com a realização do evento. “Neste momento, em uma análise prévia, sucesso total do evento – aprovação tanto pelas empresas quanto por quem esteve à procura de emprego, principalmente aos que já foram contratados através do Feirão”, frisa.
O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal, Setrem, APAE, Sicredi, FGTAS/SINE e empresas do município. Além de vagas de trabalho disponíveis, os participantes receberam orientação profissional, suporte para a preparação de currículo e participaram de oficinas.
Público pode conferir vagas expostas no Varal do Emprego
Ambiente de diálogo entre candidatos e empregadores
Quem chegava ao Clube Buricá encontrava, além dos estandes das empresas, o Varal do Emprego, com extensa variedade de vagas. Ali, as pessoas consultavam as informações de cada vaga e, a partir disso, podiam entrar em contato com as empresas de acordo com as aptidões e habilidades profissionais.
Cleusa de Fátima Oliveira, 50 anos, de Três de Maio, foi até o Feirão em busca de uma oportunidade. “Eu vim procurar alguma vaga de cuidadora de idosos. Eu gosto de trabalhar com isso, tenho bastante prática e paciência para cuidar de idosos. Mas também posso trabalho como auxiliar de limpeza ou cozinha”, diz.
Por outro lado, Cleusa também disse que gostaria de ter a possibilidade de encontrar caminho e se especializar em outras áreas. Para ela, o evento foi muito positivo, no sentido de aproveitar as oportunidades disponíveis.
Já Everaldo do Amarante, 48 anos, veio de Independência buscar uma oportunidade de trabalho. “Para quem está desempregado, vai em busca do que aparece. Conversei com algumas empresas, deixei currículos. Não podemos perder a esperança”, avaliou.
Para o jovem Yago Barreto, 20 anos, de Três de Maio, a busca por uma colocação no mercado de trabalho não precisa ser em uma área específica. “Eu estou em busca de uma chance, de uma oportunidade. Retornei este ano do quartel e vou tentar alguma coisa nova”, conta. Na avaliação de Yago, não importa no que irá trabalhar, mas sim, ter interesse para apreender e disposição para trabalhar.
Oportunidade para empresas preencherem vagas em aberto ou ampliar quadro de colaboradores
Das mais de 70 empresas que expuseram suas vagas, 26 empresas da cidade estiveram presentes no evento e puderam manter contato direto com os candidatos às suas vagas, entre estas, a Squema Sports, do empresário José Henrique Weber.
Segundo Weber, a empresa tem duas vagas para costureiro e uma para cortador, tanto para o sexo feminino quanto para o masculino. “Por ser uma área mais específica, temos um pouco de dificuldade, pois pedimos que sejam costureiras formadas, com experiência. Hoje recebemos sete currículos, dizendo que possuem experiência. Agora iremos fazer um teste com estes candidatos na semana que vem para ver se realmente nós conseguimos preencher essas vagas que estão disponíveis”, avalia.
Para o empresário, o evento se mostrou muito positivo para o empresariado local. “Analisando as demais empresas, que, por vezes não demandam de uma mão de obra tão específica, é fantástica essa primeira experiência que a ACI/Sindilojas está proporcionando, tanto para as empresas como para aquelas pessoas que estão em busca de uma oportunidade de trabalho. Com certeza várias pessoas irão sair daqui empregadas, o que é o principal objetivo do evento”.
A Cotrimaio também esteve presente. Segundo a analista de departamento pessoal, Jussara Crestani Oliveira, a empresa ofereceu duas vagas, uma de operador de caixa, para o supermercado, e uma de frentista, para o posto de combustíveis. “Mesmo com as vagas disponíveis, buscamos talentos para as próximas vagas, pois precisamos ter currículos disponíveis para mais opções em contratação”, explica Jussara.
Para a analista, o Feirão proporcionou um ambiente de interação com os candidatos às vagas. “Às vezes você somente olhando o currículo fica com uma impressão. E, quando conversamos com a pessoa interessada, conseguimos realmente observar algum detalhe ao longo da conversa. Podemos verificar se a pessoa tem um bom relacionamento, se sabe se comunicar bem. Pois, em nosso setor (o comércio), o principal fator é ter uma boa comunicação. Hoje foi uma experiência muito satisfatória e estou bem feliz pois conseguimos bastante opções”, conclui.
Comentários (0)