Mais de 6 mil doses contra a Covid-19 já foram aplicadas em Três de Maio

Até ontem, 5.220 pessoas - o que representa quase 22? população três-maiense -, já havia recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Entre os imunizados está cabeleireira Nair Bialeski, 63 anos. Sempre sorridente, ela teve um motivo a mais para se alegrar depois de receber a primeira dose da imunização na manhã de quinta-feira. No município, com a segunda dose, são 791 pessoas imunizadas, totalizando 6.011 doses aplicadas em Três de Maio, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Já em nível de 14ª Coordenadoria Regional de Saúde, 36,9 mil pessoas já receberam a primeira dose, ou seja, 16,5% dos 224.705 habitantes, dos 22 municípios que fazem parte da coordenadoria.

Mais de 6 mil doses contra a Covid-19 já foram  aplicadas em Três de Maio
A cabeleireira Nair, 63 anos, recebeu a primeira dose na manhã de ontem

Cerca de 22% da população de Três de Maio já recebeu a primeira dose

 

Até ontem, 6.011 doses já haviam sido aplicadas no município, sendo 5.220 pessoas vacinadas com a primeira dose e 791 na segunda dose. Conforme a 14ª CRS, até terça-feira, 16,5% da população nos 22 municípios da região – que representa 36,9 mil pessoas –, já haviam sido imunizadas com a primeira dose

 

“Vacina sim; vacina sempre”, afirmou a cabeleireira Nair Bialeski, 63 anos, após receber a primeira dose da imunização contra a Covid-19, ontem pela manhã, em mais uma etapa da campanha de vacinação contra o coronavírus, realizada em forma de drive-thru, nas dependências da Igreja Batista.


Pelo fato de trabalhar diretamente com clientes, Nair reforça a importância da vacinação. “Todos devem se vacinar para ir eliminando aos poucos esse vírus”, avaliou. Muito otimista, Nair agora fica no aguardo da segunda dose, prevista para o dia 6 de maio. 


A mesma opinião é compartilhada pelo colega de profissão de Nair, o cabeleireiro Osmar Boiczuk, 65 anos, mais conhecido como Maninho. Para ele, a vacina vem para ‘tranquilizar’ a população, porém, é necessário continuar com todos os cuidados; como o uso de máscara, evitar aglomerações, entre outros, até que toda a população esteja imunizada. “Confio na eficácia da vacina. Que venha logo vacina para todos para juntos vencermos esse vírus”, destacou Maninho.


Até a manhã desta quinta-feira, 8, segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município, enfermeira Tatiane Wächter, 6.011 doses já haviam sido aplicadas em Três de Maio, sendo 5.220 pessoas vacinadas com a primeira dose e 791 na segunda dose. Entre este número, estão 41 policiais civis e militares que também foram imunizados.


Nesta semana, ainda, foi realizada vacinação na manhã de terça-feira, para os idosos acima de 65 anos. Na oportunidade, o prefeito Marcos Corso, foi conferir como estava sendo realizada a imunização e parabenizou a equipe da Secretaria de Saúde pela organização do drive-thru e às estagiárias do Curso de Enfermagem da Setrem, que estão auxiliando na vacinação, e agradeceu a parceria da Igreja Batista, pela disponibilidade do local e pelo apoio do grupo de voluntários.


Sobre uma nova etapa da vacinação, a enfermeira Tatiane informa que na próxima semana deverá ser realizada a aplicação da segunda dose de vacinas dos idosos que já receberam a primeira dose. Sobre novos grupos de vacinação,  informações devem ser repassadas nos meios de comunicação da Prefeitura de Três de Maio e imprensa local.

 

Para o cabeleireiro Osmar Boiczuk, 65 anos, mais conhecido como Maninho, a vacinação traz um alento. “Torço para que toda a população seja imunizada”, disse, lembrando da importância de manter os cuidados de prevenção

 

 

Números da vacinação na região
 

Semanalmente, a 14ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) envia para a imprensa regional o Informe Epidemiológico Semanal, com o perfil ampliado dos casos e vacinação contra a Covid-19, com abrangência nos 22 municípios da coordenadoria. 
De acordo com o boletim emitido no dia 6 de abril, 16,5% da população regional já recebeu a primeira dose da imunização. Dos 224.705 habitantes, 36.993 já haviam sido imunizados (primeira dose). E, com a segunda dose, 6.553 pessoas foram vacinadas, o equivalente a 2,91% da população total destes municípios.
Até o dia 4, a 14ª CRS havia recebido um total de 59.665 doses; e, considerando as doses aplicadas, foi administrado até o momento, um total de 41.669 doses na região, o que representa a proporção de doses aplicadas de 70% em relação às doses distribuídas. Importante salientar que o percentual de vacinados com a 2ª dose ainda é menor que da 1ª dose, pois grande maioria da população ainda não está no intervalo recomendado para sua aplicação.