FROTA DE VEÍCULOS AUMENTOU 60% NOS ÚLTIMOS 11 ANOS EM TRÊS DE MAIO

O município de Três de Maio tem 19.877 veículos registrados, segundo dados do Denatran de julho deste ano. Um aumento de mais de 62% em relação a 2010, quando eram 12.255 registrados. São 7.622 veículos a mais, de lá para cá, dividindo a mesma estrutura viária. Com isso, a Prefeitura de Três de Maio viu a necessidade de encomendar um estudo técnico para verificar formas de melhorar o trânsito, principalmente nas ruas centrais. Segundo o coordenador de Trânsito da prefeitura, Major Paulo Roberto do Nascimento, diversas alterações foram propostas e algumas, já foram aprovadas pelo Conselho Municipal de Trânsito, como a inversão de mão da Rua Rio de Janeiro entre a Av. Uruguai e Pe. Cacique.

FROTA DE VEÍCULOS AUMENTOU 60%  NOS ÚLTIMOS 11 ANOS EM TRÊS DE MAIO
Nas próximas semanas, o sentido da rua Rio de Janeiro – trecho entre Av. Uruguai e rua Pe. Cacique – passará para centro-bairro, o que deverá diminuir o trânsito na Av. Uruguai

Frota de veículos cresce 62% em 11 anos

 

Com o resultado do estudo técnico sobre o trânsito, Três de Maio fará alterações para melhorar fluidez diante do grande de número de veículos que circulam na região central, como a inversão de mão da rua Rio de Janeiro para centro-bairro, trecho entre Avenida Uruguai e rua Padre Cacique

 

O município de Três de Maio tem 19.877 veículos registrados, segundo dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) de julho deste ano. Um aumento de mais de 62% em 11 anos, quando eram 12.255 registrados. São 7.622 veículos a mais de 2010 para cá, dividindo o mesmo espaço. Com isso, a Prefeitura de Três de Maio viu a necessidade de encomendar um estudo técnico para verificar formas de melhorar o trânsito, principalmente nas ruas centrais. 


Para falar sobre as soluções apontadas pelo estudo encomendado à Aster Assessoria de Trânsito, o Jornal Semanal entrevistou o coordenador de Trânsito da prefeitura, Major Paulo Roberto do Nascimento. Conforme o coordenador, diversas alterações foram propostas e algumas, inclusive, já foram aprovadas pelo Conselho Municipal de Trânsito.

 

 

Resultado do estudo técnico do trânsito

Entre as necessidades de mudanças apontadas pelo estudo, estão a inversão de mão da rua Rio de Janeiro para centro-bairro, entre a Avenida Uruguai e rua Padre Cacique. Mudanças também devem ocorrer em duas rótulas da Avenida Pasqualini: tanto a rótula com a Avenida Buricá, quanto a com as ruas Marechal Floriano e São Paulo precisam ser reduzidas, pois ocupam uma pista inteira da Avenida, obrigando o motorista a trocar de faixa para contorná-las.


“Estas alterações já foram aprovadas pelo Conselho Municipal de Trânsito e serão feitas em breve”, ressalta Nascimento. 
Outro apontamento feito no estudo técnico é a necessidade de implantação de estacionamento rotativo. A área central da cidade possui 502 vagas e não são mais suficientes para a grande quantidade de veículos que circula.


“Agora, faremos um estudo para verificar a viabilidade com a empresa que administra o estacionamento de Santa Rosa”, diz o coordenador.
Outra necessidade apontada é a colocação de placas indicativas de órgãos como prefeitura, Brigada Militar, Bombeiros, hospital e Apae, na área central e nas entradas da cidade. Neste caso, serão realizadas tomadas de preços para verificar a possibilidade de execução. 


Outro trecho preocupante que foi objeto do estudo técnico é o cruzamento da rua Horizontina com a Santo Ângelo. O local é bem movimentado e perigoso. Neste caso, a indicação é colocar um divisor de fluxo. Um trecho semelhante que também deve ter solução parecida é entre as ruas Osvaldo Cruz e São Roque. Não há prazo para essas alterações, mas o coordenador salienta que será feito algo experimental para ver se funcionará, antes de fazer algo definitivo.

 

Falta de empatia no trânsito é outro entrave

“Nosso objetivo é melhorar a mobilidade do trânsito com fluidez e segurança”, ressalta Nascimento. Porém, para o Major que por diversos anos atuou na Brigada Militar em Três de Maio, além dos problemas como falta de estacionamento e falta de fluidez, há a falta de empatia tanto de motoristas quanto de pedestres. 


“A empatia no trânsito é primordial. Todo motorista é pedestre e muitos pedestres são motoristas, portanto é importante se colocar no lugar do outro para que o trânsito flua melhor, pois o trânsito depende de todos”, considera. Para Nascimento isso só se consegue através de educação, e ela deve iniciar dentro de casa, de pais para filhos. Por isso, a coordenadoria quer investir em campanhas de educação e conscientização para o trânsito.


“A partir do momento em que as pessoas agirem no trânsito de forma harmônica, pedestre respeitando motorista, motorista respeitando pedestre, motociclista, ciclista... Desde o simples gesto de dar espaço para o outro motorista sair do estacionamento, teremos um convívio pacífico e um trânsito melhor”.
Neste ano, a Prefeitura não realizou campanha na Semana do Trânsito, devido à pandemia. 


“Em virtude das medidas sanitárias, decidimos não fazer nada que envolva público. Uma campanha de trânsito tem que ser efetivamente com abordagem, panfletagem, adesivagem e, tudo isso requer contatos pessoais. Por isso deixamos para fazer mais para frente”, explica Nascimento.

 

Coordenador de Trânsito da prefeitura, Major Paulo Roberto do Nascimento

 

Veículos registrados em Três de Maio – Julho/2021

Automóvel              10.585
Caminhão                  870
Caminhão Trator         346
Caminhonete           1.964
Camioneta                 839
Ciclomotor                   11
Micro-ônibus                58
Motocicleta             3.084
Motoneta                   844
Ônibus                        94
Reboque                    515
Semi-reboque             373
Side-car                        2
Outros                         29
Trator rodas                   6
Triciclo                          3
Utilitário                     254
Total de veículos  19.877

Fonte: Denatran

 

Responsabilidade por um trânsito seguro é de cada cidadão


Desatenção e pressa dos motoristas são responsáveis pela maioria dos acidentes


Na Semana do Trânsito, o Jornal Semanal também conversou com a Brigada Militar (BM) de Três de Maio sobre os avanços, desafios e a realidade do município. Neste ano, a BM não realizou uma campanha específica relacionada a Semana do Trânsito, devido à pandemia. A tenente Juliana Boz explicou que uma campanha específica de prevenção demanda um planejamento prévio com ação conjunta com outros órgãos do município. “Por outro lado, estão sendo mantidas fiscalizações de policiamento ostensivo rotineiro de trânsito, bem como intensificadas abordagens, principalmente na área escolar com objetivo de orientar e fiscalizar motoristas que cometem infrações de trânsito e trafegam em alta velocidade nas proximidades das escolas, onde há grande fluxo de crianças”.


Com relação ao trânsito da área central, a tenente considera que “melhorou muito a partir do asfaltamento das ruas principais que ligam o centro aos bairros, bem como um bairro ao outro, sem a necessidade de passar na área central. Esta ligação trouxe   maior fluidez”. 


A tenente Juliana também explica que o trânsito em Três de Maio, “assim como em cidades um pouco maiores como Santa Rosa, tem os momentos de pico, em que as pessoas se deslocam de seus locais de trabalho e de escolas para suas residências e vice-versa, o que consequentemente deixa o trânsito mais lento, principalmente na rótula da Avenida Uruguai, onde há o encontro de cinco ruas principais da cidade, o que é um fenômeno natural, se formos analisar outras cidades do porte de Três de Maio. Fora estes horários, o trânsito flui dentro da normalidade e não temos grandes transtornos”, considera.

 

Correria e pressa dos motoristas são maiores desafios do trânsito

A correria, desatenção e a pressa são os principais desafios do trânsito, segundo Juliana. 


“Muitas vezes essa pressa e correria do dia a dia acabam gerando desatenção e excessos no trânsito. Percebe-se que as pessoas querem fazer o que favorecem elas, esquecem que vivemos em sociedade e precisamos agir pensando no melhor para a coletividade, e desta forma, precisamos agir cumprindo regras, e no trânsito não é diferente, para que possamos ter uma boa convivência, bem como respeitar o direito da coletividade, as regras de trânsito precisam ser cumpridas”. 
Com relação aos pedestres, a tenente diz que é de conhecimento geral que eles têm preferência no trânsito, mas que nem por isso eles podem se descuidar ao atravessar uma rua, mesmo estando em uma faixa de pedestre. 


“O pedestre ao realizar a travessia na faixa de segurança precisa certificar-se de que o motorista o tenha visualizado e somente fazer a travessia quando o motorista parar o veículo”, explica.


Tenente Juliana destaca que Três de Maio é uma cidade pequena e que a forma de tornar o trânsito seguro é que cada cidadão faça a sua parte, exercitando o respeito mútuo entre motoristas e entre motorista e pedestres. 


“Os motoristas em relação a outros motoristas e aos pedestres, precisam ser mais educados, saber dar a preferência, saber esperar, respeitar a sinalização de trânsito, ter a consciência de que muitas vezes o trânsito não vai fluir como o esperado, não adianta buzinar, se estressar, nem fazer manobras perigosas. O segredo é ter calma e esperar.”

 

“Muitas vezes essa pressa e correria do dia a dia acabam gerando desatenção e excessos no trânsito. Percebe-se que as pessoas querem fazer o que favorecem  elas, esquecem que vivemos em sociedade e precisamos agir pensando no melhor para a coletividade”, tenente da BM de Três de Maio, Juliana Boz 

 

COMPARATIVO DE ACIDENTES

“Fazendo um comparativo do mesmo período deste ano com o ano anterior, tivemos um aumento nos acidentes de trânsito com danos materiais e acidente de trânsito com morte. Houve redução no quantitativo dos acidentes de trânsito com lesões corporais. Podemos verificar também, que fazendo um comparativo na questão de acidentes de trânsito ocorridos em nossa cidade, a média de acidentes foi praticamente a mesma, havendo uma pequena variação de 2020 para 2021”, explica tenente Juliana. 


Conforme o comparativo, é possível constatar com relação a  questão de acidentes de trânsito ocorridos na área urbana da cidade, que a média de acidentes foi praticamente a mesma, havendo uma pequena variação de 2020 para 2021.

 

Infrações mais cometidas por condutores em Três de Maio

A BM elencou as cinco infrações mais cometidas pelos condutores no município de Três de Maio, flagradas pelos policiais em abordagem de trânsito. O maior número de infrações de trânsito registrado neste ano são dos seguintes artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB):

1º Art. 175 – Demonstração e Exibição de Manobra Perigosa;
2º Art 230,V – Trafegar com veículo sem estar devidamente licenciado;
3º Art. 162,I – Dirigir sem habilitação;
4º Art. 164 c/c 162,I – Permitir, que pessoa não habilitada, conduza veículo;
5º Art. 181, XVII – estacionar em desacordo com a regulamentação.