Fique atento às alterações das seções em nível de 89ª Zona Eleitoral

Em Três de Maio, algumas seções foram agregadas e outras extintas, sendo os eleitores distribuídos em outras seções, mas no mesmo local

Fique atento às alterações das seções em  nível de 89ª Zona Eleitoral
Fique por dentro das mudanças nas sessões da 89ª Zona Eleitoral

Faltando dois dias para as eleições 2020, os mais de 8 milhões de eleitores gaúchos devem ficar atentos às orientações da Justiça Eleitoral para o dia da votação. Se você esqueceu o lugar para onde deve se dirigir ou precisa saber se ocorreu alguma mudança no seu local de votação, o TRE-RS disponibiliza diversas opções para realizar essa consulta, uma delas é o site https://www.tre-rs.jus.br/eleitor/titulo-e-situacao-eleitoral/servicos-ao-eleitor .


Na região, em nível de 89ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Três de Maio (sede), Alegria, Boa Vista do Buricá, São José do Inhacorá E Nova Candelária, houve alterações em seções eleitorais e seções agregadas, com exceção no município de Independência, que não teve alteração. Nas sessões extintas, segundo o Chefe do Cartório da 89ª ZE, Luiz Carlos Toebe, os eleitores foram distribuídos nas demais seções existentes no local.


Em Três de Maio, dentre as alterações, está a mudança das seções do Colégio Dom Hermeto para o Ginásio Dom Hermeto, por solicitação da direção da escola, para evitar contaminação pela Covid-19, já que a instituição retomou às aulas presenciais.


E, com relação às seções no prédio da Faculdade de Enfermagem da Setrem, estas permanecem no mesmo local, sem alterações.

 

 

Como saber onde votar?


Informações sobre locais de votação e situação do eleitor podem ser obtidas no site https://www.tre-rs.jus.br/eleitor/titulo-e-situacao-eleitoral/servicos-ao-eleitor ; ou ainda através do Aplicativo e-Título. O App permite o acesso rápido e fácil às informações do eleitor cadastradas na Justiça Eleitoral. Apresenta dados como: zona eleitoral, situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais. Para acessar, basta entrar com o número do CPF, sem precisar lembrar do número do título de eleitor.

 

 

Confira as alterações nas seções dos 
municípios da 89ª ZE:

 

 

 

Dicas para o eleitor 


- Antes de sair de casa, confira o seu local de votação
- Uso de máscara é obrigatório
- Leve sua própria caneta
- Leve anotados num papel os números dos candidatos
- Mantenha no mínimo 1 metro de distância das outras pessoas
- Na hora de digitar, o 1º voto é para vereador e o 2º para prefeito
- Não toque ou abrace outros eleitores
- Use álcool gel antes e depois de votar
- Se possível, não leve acompanhantes
- Fique na sessão eleitoral durante o tempo suficiente para votar
- Respeite o horário preferencial para maiores de 60 anos: das 7h às 10h.

 

 

Biometria


Quem não fez o recadastramento biométrico, não vota neste domingo. A única exceção é para quem fez o título eleitoral durante a pandemia, até o mês de maio, quando não houve coleta biométrica.

 


Como fica quem está com Covid-19? 


De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o exercício do voto é obrigatório para todos os maiores de 18 anos e menores de 70 anos. Eventual ausência às urnas pode ser justificada com atestado médico, entre outros. No caso específico da Covid-19, a Justiça Eleitoral orienta, no Plano de Segurança Sanitária, que quem apresentar febre no dia de votar ou tiver sido diagnosticado com o vírus nos 14 dias antes não deve participar das eleições. Quem deixar de votar por essa razão deve apresentar documento, como atestado, declaração médica ou teste que comprovem a condição. Em caso de ausência às urnas, o eleitor tem até 60 dias para apresentar justificativa ao juiz eleitoral. Para tanto, deverá exibir documento comprobatório, ou, na ausência de documento, expor suas razões.

 


Justificativa de ausência


Online


O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral ou que não puder ir registrar seu voto por qualquer outro motivo, pode justificar ausência de forma virtual, sem sair de casa. Este ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou no aplicativo e-Título, o Sistema Justifica, onde a pessoa poderá preencher os campos e anexar arquivos.


Uma das funcionalidades do Sistema Justifica é a possibilidade de o eleitor justificar ausência utilizando o sistema de georreferenciamento do aparelho celular ou tablet. Portanto, quem já tiver baixado o e-Título precisa ficar atento para obter a atualização. O aplicativo pode ser baixado no Google Play e App Store. O uso do georreferenciamento poderá ser utilizado apenas no dia e no horário da votação das 7h às 17h.

 


Presencial


No dia das eleições: quem estiver fora de sua cidade, pode justificar a ausência em qualquer local de votação, das 7h às 17h. O eleitor deverá ter o número do título, um documento oficial de identificação e o formulário de justificativa preenchido, que pode ser baixado no Portal do TSE na internet.


Depois das eleições: preencher o formulário de justificativa em qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento ao eleitor em até 60 dias após a eleição.