Estética integrativa

Estética integrativa

ESTÉTICA INTEGRATIVA: futuro ou presente? 


Pensar em estética integrativa já, há muito tempo, deixou de ser uma questão do futuro. Criar um raciocínio clínico integrativo já é realidade dentro e fora do Brasil. 
O conceito de integralidade tem mudado o rumo dos procedimentos e tratamentos estéticos fora do Brasil. Em minhas diplomaturas, no Chile e na Espanha, pude acompanhar a preocupação dos profissionais em tratar os pacientes de maneira multidisciplinar, levando em consideração um contexto emocional, mental, espiritual e físico e indo ao encontro do conceito de saúde elaborado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), como sendo um completo bem-estar físico, social, emocional e espiritual e não apenas a ausência de alguma patologia. 


Pude visualizar na prática o tratamento de mulheres pós-mastectomia no Hospital Universitário de Torrejón, onde as mesmas já saiam da cirurgia com a prótese e a equipe tinha em sua composição um tatuador que era responsável por tatuar a aureola do seio em 3D, garantindo assim, uma mínima perda de imagem corporal para a mulher. Ademais, as sessões de fisioterapia não tinham como foco apenas a manutenção de força, do arco do movimento ou drenagens linfáticas, mas também aulas de tango entre a esposa e o marido, estimulando a sensualidade do casal, garantindo assim a paciente, não só saúde e estética, mas também bem-estar emocional e ganho de autoestima. 


Ao meu ver, isso já deixou de ser o futuro há muito tempo. Resta a nós, profissionais, a busca pelo conhecimento para o tratamento efetivo de nossos pacientes, respeitando não apenas a estética, mas muito mais que isso, a saúde.


Para mim, a máxima ESTÉTICA POR ESTÉTICA, JAMAIS! ESTÉTICA POR SAÚDE, SEMPRE! É sempre válida e guia totalmente minha prática clínica.
Atualmente, trabalho na Clínica Emagrecer em Três de Maio – RS, onde o nosso maior objetivo é o tratamento integral dos nossos pacientes com equipe multidisciplinar. Nessa coluna, que será quinzenal, abordaremos os diversos temas de estética e saúde e será um prazer ter a sua companhia. 


Com carinho, Geórgia Filipin

 

Fisioterapeuta (Crefito 226.211F),
Pós-graduada em Fitoterapia Estética,
diplomada em Fisioterapia Dermatofuncional (Chile e Espanha)