Conselho Tutelar faz campanha para incentivar denúncias de violência

Número de atendimentos aumentou 33% no primeiro trimestre de 2021

Conselho Tutelar faz campanha para incentivar denúncias de violência
Campanha lançada pelo Conselho Tutelar alerta para a violência contra crianças e adolescentes e pede para que denúncias sejam feitas

Com o slogan “Levante a voz contra a violência e ajude a fazer a diferença”, o Conselho Tutelar de Três de Maio lançou no mês de abril a campanha “Denuncie”, que tem como objetivo sensibilizar a sociedade três-maiense a ajudar nos cuidados e proteção das crianças e adolescentes. As conselheiras explicam que, devido à pandemia, o contexto familiar mudou radicalmente. “Situações de estresse, angústia, medo e descontrole emocional são constantes e, por isso, as crianças estão mais suscetíveis a essas mudanças”, consideram. Nos três primeiros meses de 2021 foram 240 atendimentos, 33% a mais do que no mesmo período de 2020.


Para as conselheiras, as escolas são os canais abertos para as denúncias de possíveis situações de desrespeito contra crianças e adolescentes. Com o longo período sem aulas presenciais, as crianças perderam este espaço e não conseguem externar possíveis situações de agressão ou violência a que são submetidas.

 

Em três meses foram 240 atendimentos

“No primeiro trimestre de 2021, tivemos 240 atendimentos. Desde casos de abuso sexual, estrupo à vulnerável, acolhimento ao lar, encaminhamento familiar para atendimento na rede de proteção, encaminhamento de notícia de fato ao judiciário até aconselhamento familiar, entre outros”, explica o colegiado do Conselho Tutelar. No primeiro trimestre de 2020, foram atendidos 180 casos.


Com a pandemia, esses casos aumentaram porque a estrutura social está organizada para acolher as crianças desde os 4 meses de idade nas creches, até os menores de 18 anos, em todos os níveis de ensino. A maioria das famílias não conhecia a rotina de conviver diariamente, em tempo integral, com as crianças. Essa situação é nova e, juntamente com a situação econômica instável, gera estresse, conflitos e, consequentemente, possíveis situações de violência.


Desta forma, o Conselho Tutelar ressalta a importância da participação da sociedade na denúncia de qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes, para que o órgão possa agir na proteção e cuidado daqueles que estão em situações de risco ou vulnerabilidade. A divulgação da campanha tem sido feita através das escolas, das mídias sociais e veículos de comunicação.


Segundo o ECA, no Art. 5º “Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais”, finalizam as conselheiras tutelares de Três de Maio.

 

COMO DENUNCIAR
Denúncia: Disque 100
Plantão: (55) 9 9926-8055
Conselho Tutelar: (55) 3535-1725