Vereadores sugerem instalação de redutores de velocidade ou rotatórias em vias bastante movimentadas

Gilcéia Losekann fez indicação por instalação de redutores de velocidade no cruzamento das Ruas Osvaldo Cruz e Rio de Janeiro. Antonio de Oliveira está organizando um Abaixo-Assinado solicitando ao Daer uma rotatória ou inibidor de velocidade no KM 34 da ERS 342, proximidades da Trecar. Em ambos os locais, inúmeros acidentes já foram registrados

Vereadores sugerem instalação de  redutores de velocidade ou rotatórias  em vias bastante movimentadas
Com o asfaltamento das duas ruas – Osvaldo Cruz e Rio de Janeiro – aumentou consideravelmente o fluxo de veículos nas vias

Tomar as devidas medidas antes que aconteça o pior. Com esta fala os vereadores da bancada progressista, Gilcéia da Silva Losekann e Antonio de Oliveira se manifestaram  na sessão do Legislativo, realizada no último dia 8.


A Indicação Legislativa nº 022/2021, de autoria da vereadora Gilcéia, solicita que o “Poder Executivo estude a possibilidade de instalar redutores de velocidade no cruzamento das ruas Osvaldo Cruz e Rio de Janeiro, bem como a alteração do estacionamento de oblíquo para paralelo.”


Na Justificativa da Indicação, a vereadora destaca que a Rua Osvaldo Cruz é importante via que liga vários bairros ao centro da cidade, tendo grande fluxo de veículos. “Com o asfaltamento da rua veio uma nova preocupação: a alta velocidade dos motoristas que transitam no sentido bairro-centro, somada a pouca visibilidade do cruzamento – para quem vem pela Rua Rio de Janeiro”, avalia. 


Ela ressalta que, felizmente, os acidentes que ocorreram até agora causaram apenas danos materiais, mas colocaram em risco a segurança dos motoristas, ciclistas e pedestres que por ali circulam. “A minha Indicação atende a um pedido dos moradores e comerciantes das proximidades.”, sugere Gilcéia.


Já o vereador Antonio de Oliveira, presidente da Casa Legislativa, está organizando um Abaixo-Assinado, do qual pede apoio da comunidade três-maiense para que faça a adesão e a assinatura do documento no qual objetiva solicitar uma rotatória ou inibidor de velocidade no KM 34, da ERS 342, nas proximidades da empresa Trecar. A intenção é encaminhar o documento ao governo do Estado, em especial, ao Diretor do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer-RS).


O assunto foi abordado pelo vereador durante sua fala na Sessão, quando Antonio alertou sobre o perigo que é transitar pelo trecho e os diversos acidentes que vêm ocorrendo no local. Conforme o vereador, em 2020 ocorreram dois acidentes com danos e sete acidentes com lesões; já em 2021 (até o momento) foram dois acidentes com danos e dez acidentes com lesões, e ainda, um acidente com óbito. “Medidas devem ser tomadas urgentemente, pois o risco de acidentes é iminente”, alertou.


Para o vereador, se toda a comunidade se mobilizar e quanto mais assinaturas o documento tiver,  mais força haverá para o Legislativo – juntamente com o Executivo três-maiense –, levar essa solicitação ao governo do RS e ao Daer, e obter êxito na luta de ter uma rotatória ou um inibidor de velocidade naquele local.