Unidade Sentinela passa a contar com dois médicos em período integral

Medida foi necessária pelo aumento da demanda nas últimas semanas. Unidade atende pacientes com sintomas de coronavírus e síndromes gripais

Unidade Sentinela passa a contar com dois médicos em período integral
Unidade Sentinela

A partir de segunda-feira, 14, a Unidade Sentinela, especializada em pacientes com sintomas de coronavírus e síndromes gripais, passará a contar com dois médicos atendendo em período integral. No momento, a unidade conta com um profissional atendendo o dia todo e outro apenas pela manhã.


De acordo com a secretária de Saúde, Jacira Taborda, a contratação de mais uma médica para atender 40 horas semanais foi feita para atender a demanda crescente de casos de Covid e também de síndromes gripais que aumentam no inverno. “Ampliamos a equipe com o objetivo de qualificar o atendimento, para que as pessoas possam ser atendidas de forma mais rápida e não precisem percorrer por outras unidades ou até mesmo recorrer à emergência”, explica.


A secretária ressalta a importância da população seguir os protocolos sanitários e que as pessoas positivadas cumpram o isolamento. Ela destaca que todas as ações feitas pela Secretaria Municipal de Saúde estão no plano de fiscalização aprovado pelo Estado. “Agora que a pandemia piorou precisamos mudar algumas coisas, acrescentar novas ações, inclusive mandar a denúncia para o Ministério Público, pois estamos em situação bem grave em toda a região. Todos os municípios seguem o mesmo plano”, enfatizou.


Para fazer denúncia de descumprimento das normas, como por exemplo, aglomomerações, pessoas positivadas fora do isolamento a Secretaria de Saúde disponibiliza o telefone: 99906-9249.

 

Média de 82 atendimentos diários
 

As últimas semanas têm sido de trabalho intenso na Unidade Sentinela, devido ao aumento no número de casos de Covid-19 no município. Nesta semana,  foram 245 atendimentos entre segunda e quarta-feira. Uma média de 82 por dia. Nas semanas anteriores, a média diária variava entre 40 e 60. Entre segunda e quarta-feira, foram realizados 118 testes de coronavírus apenas na unidade.