Três de Maio prevê vacinar toda a população acima de 18 anos até final de setembro

Doses chegam aos poucos, o que impossibilita o avanço da vacinação. 66? população já recebeu a primeira dose e 27% está com a imunização completa

Três de Maio prevê vacinar toda  a população acima de  18 anos até final de setembro
Muitas pessoas estão indo para a fila de vacinação levando cartazes enfatizando a importância da vacinação - Foto: Prefeitura de Três de Maio

Na última quarta-feira, 11, o governador Eduardo Leite afirmou que todos os gaúchos com 18 anos ou mais devem receber pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 até 25 de agosto. Cerca de 37 municípios já vacinaram toda a população nesta faixa etária. No entanto, esta previsão está distante da realidade de Três de Maio, que estima que ainda faltam cerca de 4 mil pessoas acima de 18 anos para receber a primeira dose do imunizante.  


A secretária Municipal de Saúde, Jacira Taborda, explica que se o município receber uma quantidade expressiva de doses nas próximas semanas, pode ser que consiga vacinar toda a população com mais de 18 anos até o final de setembro, com a primeira dose. Ontem, o município realizou drive-thru para vacinar pessoas a partir de 28 anos, quando foram disponibilizadas 580 doses.


Conforme a secretária, estão chegando poucas vacinas e o município não está conseguindo avançar na imunização. “Semana passada vieram só 180 doses. Com as vacinas da semana passada e aquelas chegaram nesta semana fizemos ontem a vacinação. Se chegarem todas as semanas um pouco, esperamos vacinar toda a população maior de 18 anos com a primeira dose até final de setembro”, justifica.


De acordo com Jacira, o prazo de agosto, dado pelo governo do Estado, está praticamente descartado. “A menos que nos enviem uma quantidade bem expressiva de vacinas, mas não temos essa previsão ainda”, ressalta. 


Com o drive-thru realizado na tarde de ontem, o município já possui mais de 66% da população imunizada com a primeira dose e 27% está com a imunização completa.