Psicologia na Prática

Psicologia na Prática

PÁSCOA, COVID-19 e o RENASCIMENTO PSICOLÓGICO


O termo Páscoa se originou do latim pascha, que por sua vez, deriva do hebraico pessach/pesach, que significa ‘a passagem’.


Cada ser humano tem na sua passagem terrena os ciclos de vida e de morte e também os seus renascimentos. A passagem de Cristo e a ressurreição para a vida eterna também nos servem como uma metáfora da vida física e psicológica.  


Nascemos, morremos, renascemos e, diante da pandemia, mais do que nunca precisamos ter esta compreensão dos processos da vida psicológica. Morremos quando nos aprisionamos em hábitos, em formas de pensar e viver a vida que levam à estagnação, à perda da nossa capacidade criativa. Renascemos quando mudamos, quando atualizamos no aqui e agora do nosso mundo, quando estamos juntos ao nosso ser, sendo fiéis a nossa verdadeira e autêntica identidade.  


Estamos diante do invisível e desconhecido, uma vez que a ação do vírus é individualizada, ou seja, cada pessoa é impactada biologicamente de forma diferente e os efeitos são complexos.
Os impactos negativos na saúde mental têm sido altos. Mas não é só isso que a pandemia traz. Muitas pessoas têm amadurecido seus projetos e sonhos e também o sentido da sua vida, como efeito deste período de crise e isolamento.


A finitude é compreendida e vivida de forma particular, individualizada por cada pessoa. Conforme o nível de amadurecimento, nos abrimos para compreensões superiores e evoluímos diante da experiência dolorosa ou, por angústia, medos e inseguranças, abandonamos a vida e, assim, perdemos a oportunidade de amadurecer.


Percebermos o quanto a vida é breve e também frágil, fazendo com que a valorizemos mais. Ao menos para quem é inteligente, a questão da existência é importante, diz o Professor Antonio Meneghetti. 


Como você pode viver o renascimento psicológico? Não há uma receita pronta. Mas a dica que posso te dar é ser humilde e avaliar como está a sua vida. 


Pergunte-se se a sua passagem por esta vida está agregando valor às pessoas. Pergunte-se o que você precisa aprimorar na sua forma de ser e o quanto está satisfeito com a pessoa que você se tornou.


FELIZ PÁSCOA!
QUE SEJA VALOROSA A SUA PASSAGEM POR ESTA VIDA!

 

Arlete Salante

Psicóloga, Psicoterapeuta e Consultora Empresarial

Doutoranda em Psicologia pela UCES - Buenos Aires

(55) 99970-8357 - YouTube