Porque os Correios não entregam em alguns bairros
Empresa explica que está previsto um estudo para inclusão de novas áreas de atendimento no primeiro semestre de 2021, nos novos bairros da cidade, entre eles Zawaski, Santa Maria e Sartor, além de alguns trechos dos bairros Jardim das Acácias, Sol Nascente e Planalto. Quanto ao bairro Carolina, Correios afirmam não está regularizado pela Prefeitura

São frequentes as reclamações sobre o não atendimento dos Correios em determinados bairros de Três de Maio, principalmente os novos. O Jornal Semanal entrou em contato com a assessoria de comunicação da empresa no Estado para entender como funciona a inclusão de novas áreas de atendimento. Conforme a empresa, um estudo para inclusão de áreas está previsto para ser realizado pela empresa no próximo ano.
O documento enviado ao Semanal pelos Correios, explica ainda que quando os municípios se expandem, para que os Correios incluam as novas áreas que cumprem as condições estabelecidas na Portaria 4.474/2018 na modalidade de entrega externa em domicílio, a empresa realiza um estudo que avalia o número de objetos postais a serem entregues por determinada unidade e dimensiona a necessidade de recursos humanos e operacionais para o atendimento das áreas em expansão na cidade. Esse estudo serve como base para a atualização do chamado Sistema de Distritamento (SD).
Em Três de Maio, a previsão é de que a etapa inicial do estudo, relacionada ao levantamento dos endereços, avaliação dos locais e contagem de correspondências, seja iniciado no primeiro semestre de 2021. A empresa destaca que a inclusão de novos endereços na rota diária de entrega dos carteiros depende da adequação dos recursos da unidade às necessidades que serão apontadas a partir da atualização do SD.
Bairros não atendidos
De acordo com os Correios, atualmente, os bairros Zawaski, Santa Maria e Sartor, além de alguns trechos dos bairros Jardim das Acácias, Sol Nascente e Planalto ainda não contam com entrega domiciliária e devem fazer parte do próximo levantamento que será feito em Três de Maio. Já o Loteamento Carolina não está regularizado pela Prefeitura e não possui placas que identifiquem os nomes das ruas e os números das casas, portanto, não atende as condições para a entrega domiciliária.
Condições para entrega
Conforme a Portaria 4.474/2018 que define as condições para a entrega externa em domicílio dos Correios, as seguintes condições devem ser atendidas:
- Indicação correta do Código de Endereçamento Postal – CEP;
- O distrito possuir quinhentos ou mais habitantes, conforme o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística);
- As vias e logradouros devem conter placas identificadoras do logradouro instaladas pelo órgão municipal responsável; além de oferecer condições de acesso e segurança ao empregado dos Correios;
- Os imóveis devem apresentar numeração de forma ordenada, individualizada e única e dispor de caixa receptora de correspondência, localizada na entrada, ou a presença de algum responsável pelo recebimento do objeto postal no endereço de entrega.
Comentários (0)