Notas Sandro Rambo

Notas Sandro Rambo

MUSICANTO – Continua confirmado para os dias 28 e 29 de novembro, no parque de exposições de Santa Rosa. O festival recebeu 485 músicas  representando 72 municípios do Brasil. De Três de Maio, a música “Samba Prá Ócê” do três-maiense Marcelo Carvalho – Mixaria (foto abaixo) foi classificada. 

 

 

SOCIEDADE GUAÍRA – Está se organizando para a abrir sua temporada de verão, na primeira quinzena de novembro, seguindo os protocolos exigidos devido à pandemia do coronavírus.

 

HOSPITAL SÃO VICENTE – Segue com as negociações sobre uma possível troca de gestão na instituição. 


COVID-19 I – De segunda a quinta-feira, Três de Maio registrou 54 novos casos. Destes, cerca de 80% são mulheres. Ontem eram três pessoas internadas, sendo uma com a doença confirmada e duas aguardando o resultado.


COVID-19 II – Somente nestes primeiros seis meses, a Unidade Especializada em Problemas Respiratórios e Covid-19 do Hospital Vida e Saúde, de Santa Rosa, atendeu mais de três mil pessoas. Desde o dia 28 de março deste ano – quando a Unidade foi instalada – até o dia 24 de setembro, 192 pacientes foram internados na Unidade de Terapia Intensiva. Destes, 177 tiveram alta. 


COVID-19 III – Agosto foi o mês mais crítico, quando a ocupação dos leitos de UTI chegou a 95%. Atualmente, o hospital tem 30 leitos de UTI.


INSS – A agência do INSS de Três de Maio está habilitada para voltar a realizar perícias médicas. Com isso, as perícias estão sendo agendadas pelo site do INSS, pelo Aplicativo ou pelo telefone 135. No momento, a agência continua sem realizar o procedimento, porém, de acordo com a gerência da unidade, deve recomeçar a partir de 13 de outubro.


ELEIÇÕES I – Seja por consenso entre os partidos ou por falta de opositores, 33 dos 497 municípios do RS não terão disputa na eleição majoritária deste ano. O número representa 6,6% das cidades gaúchas e é praticamente igual ao de 2016, quando 32 localidades tiveram apenas um postulante ao cargo máximo municipal. Em 2012, foram 20 cidades com candidato único.  


ELEIÇÕES II – A legislação eleitoral prevê que, para ser eleito, um candidato único deve obter a maioria dos votos válidos. Como brancos e nulos não são considerados, se o postulante votar nele próprio, já estará eleito. Na nossa região, os candidatos únicos são: Em Catuípe, Joelson Baroni (PDT); em Doutor Maurício Cardoso, Marino J. Pollo (PP); Entre-Ijuís, José Paulo Meneghine (PT); em Inhacorá, Everaldo Rolim (PTB); em Porto Vera Cruz, José Andrade de Matos (MDB) e em Tuparendi, Leonel Fernando Petry (PDT).   


ELEIÇÕES III – O partido com o maior número de candidatos a prefeito que concorrerão sozinhos é o MDB, com 11. Também há seis do PP, cinco do PDT, quatro do PTB, três do PT, dois do DEM, um do PSB e um do PSDB. 


ELEIÇÕES IV – Deputados estaduais terão mais de 20 parentes concorrendo nas eleições municipais. Cônjuges, irmãos, sobrinhos e filhos almejam ampliar legado político dos parlamentares. 


ELEIÇÕES V – Eis alguns conhecidos da nossa região. Maurício Loureiro (PDT) - primo de Eduardo Loureiro (PDT), candidato a vereador em Santo Ângelo. Berenice Classmann – irmã de Aloísio Classmann (PTB), candidata a vereadora em Boa Vista do Buricá e Luciano Classmann – primo de Aloísio Classmann (PTB), candidato a vereador em São Martinho. 


ELEIÇÕES VI – Santa Rosa e Horizontina têm quatro candidatos a prefeito.