Nova unidade de saúde deve atender quatro mil usuários da área central

UBS tem turno de 40 horas semanais, com equipe de médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Município passa a ter oito unidades de saúde

Nova unidade de saúde  deve atender quatro mil usuários da área central
UBS Viva Cuidar atende de segunda a sexta-feira, na Rua Santo Ângelo, 574. O horário é das 7h30min às 11h30min, e das 13h às 17h

A nova unidade de saúde do município de Três de Maio – UBS Viva Cuidar – que foi inaugurada na manhã de segunda-feira, dia 25 –, visa atender uma demanda de atendimentos e assistir uma população de cerca de quatro mil pessoas que pertenciam a outras unidades de saúde do município ou que estavam desassistidas.

Localizada na Rua Santo Ângelo, n° 574, a UBS Viva Cuidar atende em turno de 40 horas semanais. O município investiu R$ 60 mil em equipamentos e melhorias para a instalação da UBS. Agora, Três de Maio conta com oito unidades, sendo seis na cidade e duas no interior do município. 

Conforme a enfermeira Cássia de Oliveira, coordenadora de Planejamento da Secretaria de Saúde, inicialmente houve todo um planejamento até a concretização da nova unidade de saúde. “No final do ano passado, foi feito o processo seletivo, sendo assim, foram chamados mais cinco agentes comunitários de saúde, e desde maio está sendo realizado o remapeamento entre os agentes comunitários de saúde e Secretaria de Saúde, quando fomos estudando a maneira e a localização para a abertura dessa unidade”, destacou. 

Prefeito Marcos Corso

 

Unidade atende usuários das área 35,36, 40 e 44

Para a coordenadora, a partir deste planejamento surgiu a ideia, que foi ao encontro do que preconiza o Ministério da Saúde, de que sejam atendidos em torno de quatro mil usuários por unidade, com equipe completa, médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. “Então, a Unidade Viva Cuidar, cujo nome foi escolhido pelo prefeito Marcos Corso, atualmente vai atender a 4.102 pessoas/usuários. A abrangência serão as áreas centrais, 35, 36, 40, 44. Serão cinco agentes de saúde nesta unidade”, explica.

Cássia esclarece uma dúvida comum para muitos usuários sobre quem pode buscar atendimento nesta unidade na área central. “Ah, eu trabalho no centro da cidade, vou poder procurar atendimento na unidade do centro? Não. Se caso você tiver uma queda, um ferimento, sim. Mas para consultas não. Para consultas você deve buscar o atendimento na sua unidade, no bairro onde você mora”, orienta a enfermeira, pois a prioridade é atender bem a população do centro que a partir de agora não vai precisar se deslocar aos bairros para buscar seu atendimento.

O presidente da Câmara de Vereadores, Delmar Mebius, parabenizou a Secretaria de Saúde e o Poder Executivo. “É algo fundamental para a nossa comunidade porque diminui a demanda de atendimentos em outros postos de saúde e a saúde deve ser prioridade do Poder Público”, frisa.

O prefeito Marcos Corso comemorou a nova unidade da rede municipal de Saúde. “A nossa avaliação é de que era algo necessário. Além de estar em nosso Plano de Governo, mais uma UBS irá promover a saúde, entregar mais qualidade de vida às pessoas e, principalmente, diluir a população urbana em mais um local para ser atendida”, disse Corso.

Conforme Corso, com a nova unidade será ampliado o número de atendimentos diários que o município faz. “Reforço o trabalho feito pela secretária Jacira Taborda e de toda sua equipe, e, também, a todos os servidores públicos da saúde que enfrentaram uma pandemia, uma situação de epidemia de dengue que passamos recentemente e, agora, entregamos um novo espaço para que os servidores possam desempenhar o seu papel”, ressaltou.
 

Secretária municipal de Saúde, Jacira Taborda

 

‘Próximo passo é implantar programa voltado aos pacientes acamados’, diz prefeito Corso

Corso destacou que com a entrega dessa nova unidade, as propostas voltadas à Saúde estão praticamente concluídas. “Tínhamos uma ideia, quando montamos o nosso Plano de Governo, de expandir os serviços à saúde e de estar mais presentes na vida das pessoas. Deslocamos vários serviços para estarem mais próximos à população. Criamos o ‘Saúde na Hora’ – com atendimento médico/ambulatorial das 17h às 21h – visando atender aquelas pessoas que não tinham como ter acesso ao atendimento por estarem em horário de trabalho e que acabavam buscando atendimento no plantão do HSVP. São atendimentos de questões básicas e que não são de obrigação da Urgência e Emergência”, ressaltou o mandatário.

O prefeito adianta que o próximo projeto da área da saúde deve ser um programa voltado aos pacientes acamados do município. “Havia a necessidade e o pedido da população e pudemos ampliar os serviços de saúde, além de efetuar novas políticas que devem ser implantadas em breve, como o atendimento às pessoas acamadas, que vão desde questões de tratamentos até levar medicamentos de uso regular a essas pessoas que, geralmente, precisam autorizar algum parente ou vizinho para que busquem. É a última etapa a ser implementada de nosso Plano de Governo e estamos encaminhando para a criação do programa ainda neste ano e entregar aquilo que nós nos propusemos a fazer quanto à saúde em nosso município”, finaliza

De acordo o Executivo, o município já investiu mais de R$ 65 milhões desde 2021 na área da saúde.

 

Com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Delmar Mebius, governo municipal e equipe da saúde, nova unidade foi inaugurada na última segunda-feira