Na primeira semana, aulas serão remotas nas sete escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de Três de Maio

Nas escolas de Educação Infantil, retorno será presencial, com 50% dos alunos. A partir do dia 8, Emefs irão atender de forma híbrida, com revezamento de alunos

Na primeira semana, aulas serão remotas nas sete escolas de  Ensino Fundamental da rede municipal de Três de Maio
Nas escolas de Educação Infantil, retorno será presencial, com 50% dos alunos

A rede municipal de Educação de Três de Maio conta com 15 escolas, sendo oito escolas de Educação Infantil (Emei) e sete escolas do Ensino Fundamental (Emef), atendendo um total de 2.121 alunos no ano de 2021. 


Segundo a secretária municipal de Educação, Vera Kuhler, este ano houve acréscimo no total de alunos devido à ampliação da rede, com a nova escola de Educação Infantil Professora Anita, localizada no Distrito de Consolata. “Ainda possuímos carência de vagas na modalidade creche, principalmente na faixa etária de 1 a 3 anos. A procura pelo Ensino Fundamental da rede municipal também é muito grande”, revela.


Por outro lado, a Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte comunica que a matrícula de crianças partir de 4 anos completos até o dia 31 de março é obrigatória. “Se alguma criança nesta faixa etária ainda não estiver matriculada, procure a Secretaria de Educação para efetivá-la. Aos demais que fizeram a inscrição na Secretaria para vagas na rede municipal, bem como os alunos já matriculados nas escolas, lembramos que precisam manter seu cadastro atualizado para que possamos entrar em contato com as famílias”, orienta Vera.

 


Transporte escolar


Sobre o transporte escolar, serão realizados 28 roteiros, distribuídos entre cidade e interior. Serão atendidas cerca de 1.600 crianças, divididas entre o ensino infantil, fundamental, médio e especial (atende também os alunos do Estado). “Do ano de 2020 para este houve acréscimo de dois roteiros para as escolas da localidade de Consolata e Manchinha. Os roteiros e horários dos roteiros já existentes seguem os mesmos do ano anterior”, informa a secretária Vera. 

 

 

‘Iremos respeitar todos os protocolos sanitários’, afirma Secretaria 


O ano letivo na rede municipal inicia na próxima segunda-feira, 1º de março. Mas, nas Emefs, segundo a Secretaria, será de forma virtual – online – nessa primeira semana, e presencial, a partir de 8 de março, de forma híbrida com revezamento. “50% da turma presencial em uma semana e na semana seguinte com atividades domiciliares”.


Já nas Emeis, o retorno é presencial a partir do dia 1º, com 50% dos alunos todas as manhãs e 50% todas as tardes. A exceção é a escola Professora Anita, em Consolata, que inicia as aulas no dia 8.


De acordo com a secretária Vera, em certos casos poderá haver algumas variações dependendo do tamanho das salas. “Temos que respeitar o distanciamento de 1,5 metro, bem como todos os protocolos sanitários e os Planos de Contingência das escolas”.

 

 

EDUCAÇÃO INFANTIL 
– Pequeno Príncipe: 138 alunos
– Tesouro das Acácias: 153 alunos
– Dona Dodó: 76 alunos
– São José: 66 alunos
– São Mateus: 161 alunos
– Santa Rita: 121 alunos
– Mundo Mágico: 67 alunos
– Professora Anita (Consolata): 40 alunos
– TOTAL: 822

 

ENSINO FUNDAMENTAL 
– Germando Dockhorn: 668 alunos
– Francisco Sales Guimarães: 196 alunos
– São Pedro: 210 alunos
– Bem Viver Caúna: 156 alunos
– Martinho Lutero (Barrinha):     22 alunos
– São Caetano: 15 alunos
– Frederico Lenz (Manchinha):     32 alunos
– TOTAL: 1.299

 

 

Processo de municipalização do Ciep está em tramitação

 

Conforme informações da Secretaria Municipal de Educação, a 17ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) já encaminhou o processo para a troca de mantença da Escola Estadual Professora Glória Veronese (Ciep) e o município de Três de Maio aguarda a oficialização por parte do governo do Estado. 


Ainda, segundo a Secretaria, também está havendo a conversação com a direção do Ciep sobre a questão do quadro de professores e funcionários da escola. Os profissionais têm a opção de ficar (ou não) – o Estado se comprometeu a honrar o compromisso com os servidores concursados durante o ano letivo de 2021 –, e a Secretaria Municipal de Educação manifestou interesse que todos permaneçam. 


Nos próximos dias será realizada uma reunião entre a equipe da Secretaria de Educação e a direção, professores e funcionários do Ciep para esclarecer as dúvidas e iniciar a construção da Proposta Pedagógica a ser implantada.

 

 

Confira a reportagem especial sobre a volta às aulas

Clique aqui