Escola Bem Viver Caúna tem o melhor desempenho nos anos iniciais do Ensino Fundamental de Três de Maio, aponta IDEB

Realizado a cada dois anos, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica avalia a qualidade da educação no país

Escola Bem Viver Caúna tem o melhor desempenho  nos anos iniciais do Ensino Fundamental de Três de Maio, aponta IDEB
Com 143 alunos matriculados, a escola Bem Viver de Caúna, oferece Educação Infantil V e VI (pré-escola) e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1° ao 5°), sendo todas as turmas em turno integral

O Ministério da Educação (MEC) divulgou as notas do IDEB 2023 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A avaliação ocorre a cada dois anos e é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), avaliando a qualidade da educação brasileira.

O Brasil registrou nota 6,0 nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano). É o melhor desempenho na avaliação, com 0,2 pontos acima do IDEB 2021. Nos anos finais do Ensino Fundamental, a nota de 2023 foi 5,0, uma queda em relação à última avaliação, quando foi registrada 5,1. Já para o Ensino Médio, a nota nacional subiu de 4,2 em 2021 para 4,3 na avaliação do ano passado.

O IDEB Gaúcho foi de 6,0 nos anos iniciais do Ensino Fundamental, mesma nota alcançada em 2021. Apenas a rede privada registrou aumento no índice, passando de 7,4 para 7,5. Já nos anos finais do Ensino Fundamental, a nota gaúcha foi de 4,9, um recuo comparado a nota obtida em 2021 (5,2). O Ensino Médio do Rio Grande do Sul também apresentou recuo na avaliação, com nota de  4,3 em 2021, passando para 4,2 em 2023.

 

Avaliação da rede pública de ensino de Três de Maio

De acordo com os dados disponibilizados, o desempenho da rede pública de Três de Maio nos anos iniciais do Ensino Fundamental foi de 6,5, nota 0,2 ponto acima do registrado no IDEB de 2021. Já nos anos finais do Ensino Fundamental há um recuo de 0,3 pontos, passando de 5,2 registrado em 2021 para 4,9 do ano passado. Nos dois casos, o desempenho reflete os dados das redes estadual e municipal de ensino.

Com relação ao Ensino Médio (apenas rede estadual), o IDEB de 2023 foi de 4,3. Há um recuo comparado a 2021, quando o índice ficou em 4,6.
 

Escola municipal de Bem Viver Caúna obteve índice 7,3

No desempenho por escola, o maior índice nos anos iniciais do Ensino Fundamental foi da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bem Viver Caúna, localizada na localidade de Caúna Alta, interior do município,  com nota de 7,3, seguida pela Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro, localizada na sede do município, com nota de 7,1.

Nos anos finais do Ensino Fundamental, os dados disponíveis pelo Inep apontam que o melhor desempenho do ano passado foi da Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Alberto Pasqualini, com IDEB de 5,3, seguida pela E.M.E.F. Germano Dockhorn com nota 5,2

No Ensino Médio, o único dado disponível do IDEB 2023 é da Escola Estadual Castelo Branco, com índice de 4,6.

Cabe ressaltar que não são todas as escolas brasileiras que participam da avaliação bianual. Conforme nota técnica do Inep, há pelo menos dez requisitos para que as escolas sejam avaliadas, que incluem escolas privadas, escolas exclusivamente de Educação Profissional e escolas que não registraram o mínimo de 10 estudantes presentes no momento da aplicação dos instrumentos do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), por exemplo.

Assim, considerando as escolas de Três de Maio com Ensino Fundamental, participaram da avaliação sete escolas nos anos iniciais e quatro escolas públicas  nos anos finais. 

 

Confira as notas do IDEB 2023