Coluna da Yara Lampert

Coluna da Yara Lampert

“Acredite, existem pessoas que não procuram beleza, mas sim coração.” 

Cazuza

 

Por que as crianças não devem consumir açúcar até os 2 anos de idade?

 

Porque pode levar a uma predileção do paladar da criança que está em formação para os alimentos doces. Os bebês não sabem o que é doce, azedo, cítrico ou picante, pois o paladar vai se formando ao longo de sua vida. Se ofertado o doce muito cedo implicará na qualidade da saúde bucal, pois a lesão de cárie é causada pela ingestão de açúcares sem a devida higiene bucal.


Além disso, a Associação Americana do Coração ressalta que o consumo de açúcar antes dos dois anos de idade eleva o risco de obesidade, hipertensão, colesterol e isso aumenta os riscos de doenças cardíacas durante a fase adulta, além de poder causar diabetes.


O Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de dois anos foi atualizado em 2019 de acordo com as novas evidências científicas pelo Ministério da Saúde, no qual diz que os alimentos ultraprocessados devem ser evitados, como os biscoitos recheados, salgadinhos de pacotes, bebidas açucaradas, balas, pirulitos, chocolates, entre outros ricos em açúcar. Já o açúcar natural das frutas, legumes, verduras ou do leite não se incluem, estes podem ser consumidos. De acordo com a OMS os brasileiros consomem 50% a mais de açúcar do que deveriam, o que é em média 75g por dia.


A alimentação tem papel fundamental para o crescimento, desenvolvimento, formação de hábitos e para a manutenção da saúde. É importante a conscientização dos pais quanto à introdução do açúcar na vida dos seus filhos.  O bebê está conhecendo tudo, ele vai aprender o que ensinarmos, ele não sabe que um suco ou fruta pode ser “melhor” com o acréscimo de açúcar, ele só vai saber se os responsáveis ou alguém oferecer, e isso podemos evitar. O consumo com consciência e ponderação, embasado no conhecimento científico, é sempre o mais indicado em todas as idades.

 

Priscila Lampert 
CRO 25163 - Cirurgiã Dentista 
Especialista em Odontopediatria
LAMPERT & THOMÉ ODONTOLOGIA ESPECIALIZADA
Endereço: Rua Padre Cacique, 692
Celular: 99977-5535 - Telefone fixo: 3019-0880

 

Confira o Caderno S completo.

Clique aqui