Ciep passa a ser Centro Municipal de Educação Integral Caminhos Inovadores
A mantença da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Glória Veronese (Ciep), passa a ser do município de Três de Maio, conforme a publicação no Diário Oficial do Estado, do último dia 5. Para o prefeito Marcos Corso, a escola – que passa a se chamar Centro Municipal de Educação Integral Caminhos Inovadores – poderá se transformar em um grande complexo educacional. A finalidade é ofertar ensino de qualidade com investimentos de recursos do município, além da possibilidade de expansão da política municipal de educação em tempo integral, no meio urbano, para as crianças da Educação Infantil ao 9º ano.

Ciep passa a ser administrado pelo município
O município de Três de Maio recebeu a mantença da escola que passa a se chamar Centro Municipal de Educação Integral Caminhos Inovadores
O município de Três de Maio recebeu a mantença da Escola Estadual de Ensino Fundamental Profª Glória Veronese (Ciep), após muitos trâmites com a Secretaria Estadual de Educação. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 5 de março.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte, Vera Kuhler, o valor social da transferência da mantença é imensurável ao município, uma vez que poderá expandir a política de educação em tempo integral no meio urbano para as crianças da Educação Infantil ao 9º ano, atingindo a meta 6 do Plano Municipal de Educação, que prevê até 2024, 50% das escolas com tempo integral.
Ela destaca que, conforme o Decreto Municipal Nº 15 de 11 de março de 2021, a escola recebeu a denominação de Centro Municipal de Educação Integral Caminhos Inovadores. “A escolha do nome dá-se pela amplitude das possibilidades que o mesmo oferece para a comunidade escolar, vislumbrando um currículo emancipador e empreendedor onde a proposta a ser implementada girará em torno do mesmo”.
A secretária-adjunta, Gelci Assmann, ressalta que ao considerar o número de alunos que hoje estão matriculados no educandário, do 1º ao 9º ano (181 matrículas) e a estrutura existente, para este ano existem vagas em algumas turmas, inclusive com a abertura de uma nova turma de 1º ano, para atender a demanda existente.
Para o prefeito Marcos Corso, a escola poderá se transformar em um grande complexo educacional, ofertando ensino de qualidade com investimentos de recursos do município para a manutenção e qualificação da estrutura, formação de professores, materiais pedagógicos e tecnológicos que vem ao encontro da aprendizagem inovadora, bandeira de sua gestão. “Poderemos, sobretudo, ofertar à comunidade três-maiense mais uma escola municipal com Ensino Fundamental completo, com continuidade de estudos nos anos finais do Ensino Fundamental, uma vez que no meio urbano só temos a Emef Germano Dockhorn, onde as vagas são disputadas e o espaço não comporta a ampliação das matrículas.”
Escola conta com excelente infraestrutura. Área construída é de 4,6 mil metros quadrados, em terreno de 13,5 mil metros quadrados. Capacidade é para mais de 300 alunos (sendo 200 em turno integral). Atualmente tem 181 estudantes matriculados, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental
Escola conta com uma excelente infraestrutura, incluindo refeitório
Como irá funcionar a escola?
A diretora pedagógica da Smece, Adriane Spohr, destaca que em 2021 será mantida parte da organização curricular que já vinha do Estado. Serão 7 horas de atendimento diário, com uma matriz que contempla: Área da Linguagem, Área da Matemática, Área das Ciências Humanas e Área das Ciências da Natureza. Nestas, estão inclusas: A iniciação científica, (pesquisa), Expressão Artística (teatro, dança e música), Projeto de Vida (desafio ético, competências emocionais), Cultura Gaúcha, Cultura Digital (Robótica), Canteiros Sustentáveis (Ambiente) e o Empreendedorismo, que será o impulsionador da proposta metodológica.
Adriane destaca que durante este ano, será realizado um trabalho conjunto com a comunidade escolar, para tornar a proposta mais robusta para atender suas expectativas.
Gestão escolar
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Profª Glória Veronese foi uma referência em Educação em tempo Integral no município de Três de Maio e no Estado do Rio Grande do Sul. A Escola foi premiada várias vezes por sua atuação e projetos inovadores na educação, fruto este do trabalho realizado pela comunidade, funcionários e professores.
A equipe diretiva será mantida, permanecendo o professor Osmar Sipmann como diretor, bem como a vice-diretora, professora Joanesilda Stuker de Vargas. Também passará a integrar a gestão, como vice-diretora, a professora Gessiane Andréa Maidana, que já atuava na coordenação da escola.
Conforme o diretor Osmar, os professores e funcionários receberam a notícia da oferta da Escola para o município pela Seduc para a troca de mantenedora com muita surpresa, pois a escola realizava um trabalho diferenciado na Educação em Tempo Integral. “Como a gestão da escola passou para o município de Três de Maio, vamos trabalhar para que ela continue sendo uma escola de referência na Educação em Tempo Integral e possa oferecer através de um currículo diferenciado, a oportunidade de acesso a uma formação inovadora, qualificada para enfrentar os tempos de grandes mudanças e desafios que estamos vivenciando.”
Início das aulas
A próxima segunda-feira, dia 15 de março, marcará o início das atividades letivas do educandário. Neste momento, as aulas serão remotas.
Comentários (0)