Três de Maio inicia implantação de câmeras de videomonitoramento
No momento, imagens de seis câmeras são espelhadas na Brigada Militar

Dois projetos voltados à segurança pública estão em implantação pelo Governo Municipal em Três de Maio. Desenvolvidos através da Secretaria Municipal de Habitação, Meio Ambiente e Urbanismo, junto ao Setor de Trânsito, a rede de videomonitoramento e o cercamento eletrônico serão instalados em pontos estratégicos de vias urbanas e espaços públicos da cidade. “O uso da tecnologia tem se tornado uma das principais estratégias na segurança pública das cidades brasileiras. Em um contexto de crescimento populacional e aumento da complexidade dos desafios urbanos, as ferramentas tecnológicas emergem como aliadas indispensáveis. Essas inovações vêm se consolidando como soluções eficazes para o combate à criminalidade e para a gestão da segurança de forma preventiva e integrada”, justificou o secretário da pasta, Rafael Reinheimer dos Santos.
A primeira etapa do projeto envolve a instalação de seis câmeras IP Speed Dome de alta resolução em pontos estratégicos, onde existe maior fluxo de trânsito no município. “As imagens capturadas serão transmitidas em tempo real para as centrais de monitoramento montadas junto à Delegacia da Polícia Civil e na sede da Brigada Militar, que integram o sistema de videomonitoramento”, explicou o secretário.
A previsão da pasta é de que, no início de 2025, o sistema seja expandido para um total de doze pontos estratégicos, garantindo uma cobertura mais abrangente. “Na primeira etapa será instalada uma câmera IP Speed Dome em cada um dos doze pontos. Posteriormente pretende-se acrescentar a instalação de câmeras fixas nos mesmos locais”, acrescentou.
A conexão das imagens com as centrais de monitoramento é realizada via fibra óptica, o que traz mais qualidade, velocidade e segurança na transmissão das imagens. “Também é importante falar que as câmeras poderão ser manipuladas e controladas por ambas as centrais de monitoramento”, declarou.
O tenente Celito Eduardo Albuquerque informou à reportagem que, como o sistema de monitoramento ainda está sendo instalado, no momento as imagens estão sendo espelhadas na Brigada Militar. Albuquerque ressaltou que o monitoramento efetivo durante 24 horas será iniciado a depender do desenvolvimento do projeto e de autorização da instituição, além de um aporte de efetivo que possibilite o monitoramento. “É um passo importante para o município e que ainda tem etapas a serem concluídas”, pontuou.
Câmera IP Speed Dome, que está sendo instalada e que integrará a rede de videomonitoramento da cidade
Cercamento eletrônico possibilitará análise automática em banco de dados
Quanto ao cercamento eletrônico, o sistema contará com 15 pontos compostos por câmeras fixas de alta resolução e por um sistema com capacidade de identificação de placas e veículos, que serão instaladas nas principais vias de acesso ao município. “Através da identificação do veículo, os dados passam por análise automática em um banco de dados e, se constatada alguma irregularidade como roubo ou furto, o sistema emite um alerta automático à Polícia Civil e a Brigada Militar”, frisou Rafael.
O projeto foi previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias do município. Conforme a pasta, o projeto ainda não tem previsão de início da implantação, porém, deve ocorrer em 2025.
Comentários (0)