Segunda dose da vacina começou a ser aplicada em Três de Maio

Enquanto aguarda novas doses, município imuniza idosos acamados e inicia a segunda fase da vacinação

Segunda dose da vacina começou a ser aplicada em Três de Maio
Moradora do Lar dos Idosos, Nair Freza, 94 anos recebeu a segunda dose na última quarta-feira. Os 31 moradores do lar foram imunizados

Sem receber novos lotes de vacina para Covid-19 esta semana, a Secretaria de Saúde de Três de Maio, está realizando a vacinação dos idosos acamados com mais de 60 anos. As vacinas são do último lote que chegou no dia 9 com 100 doses destinadas a esse público e seus cuidadores. Também foi aplicada a segunda dose nos primeiros vacinados.


De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município, enfermeira Tatiane Wächter, as doses são destinadas aos municípios pelo Ministério da Saúde, de acordo com os números do último Censo. Pelos dados, Três de Maio tem 950 idosos acima de 80 anos que devem ser imunizados. Na remessa de vacinas destinada para esse público, foram enviadas doses para proteger 43% desta faixa etária. Como não é suficiente nem para metade deste grupo, a Secretaria optou por vacinar a partir dos 85 anos.


Durante a semana, foi realizada a segunda dose da vacina nos lares de idosos e hoje a segunda dose será aplicada nos profissionais da saúde do Hospital São Vicente de Paulo.

 

 

Região já recebeu 11.770 doses de vacina

 

Em entrevista à Rádio Colonial na manhã de ontem, o coordenador da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Anselmo Loureiro dos Santos, explicou que até o momento a região recebeu 11.770 doses que foram distribuídas entre os 22 municípios. 


Com relação à nova variante do coronavírus, que deixou o sistema de saúde de Chapecó e região em colapso, Anselmo disse que o RS está monitorando a situação nas divisas com o estado catarinense. “É momento de focarmos nos cuidados. Não é momento de relaxar nos protocolos”. Ele ressalta que a população tem que ser parceira dos órgãos de saúde para evitar que o colapso chegue ao Estado e à região.


Segundo o Informe Epidemiológico da 14ª CRS, até o dia 17 de fevereiro, a região registrou 14.337 casos de Covid-19. Deste total, 82,1% estão recuperados e 169 pessoas vieram à óbito. Das 11.770 doses de vacina recebidas, 6.452 haviam sido aplicadas.