Regras do estacionamento rotativo pago estarão previstas no Projeto de Lei a ser elaborado pelo Executivo

Implementação da proposta só irá ocorrer caso for aprovada pelos vereadores três-maienses; ainda não há previsão de data

Regras do estacionamento rotativo pago estarão previstas no Projeto de Lei a ser elaborado pelo Executivo
Conforme o Projeto de Lei a ser elaborado, toda a extensão da Avenida Uruguai terá estacionamento rotativo pago de segunda à sexta-feira em horário comercial (entre 8h e 18h) e sábado pela manhã

Embora aprovada por unanimidade dos presentes que compareceram à audiência pública, realizada em 20 de abril, na sala de sessões do Legislativo três-maiense, a proposta de implantação do estacionamento rotativo pago ainda depende de alguns trâmites para posteriormente ser colocada em prática.

Segundo o major Paulo Roberto do Nascimento, coordenador do Departamento de Trânsito, o próximo passo é a confecção de um Projeto de Lei, e o posterior envio para apreciação da Câmara de Vereadores. “A ideia do projeto é dar as diretrizes do funcionamento do estacionamento rotativo pago, sendo discutido em sessão pelos vereadores”.

Assunto muito debatido pela comunidade, há vários anos, sempre gerando opiniões contrárias e favoráveis, o estacionamento rotativo pago já foi tema de duas reuniões realizadas este ano, uma em 4 de março, na prefeitura, e outra em 29 de março, no auditório da ACI/Sindilojas. “A discussão vem, pelo menos, desde o ano de 2011, quando a frota de veículos de Três de Maio era de 12.810 veículos. Em 2022, até o momento, são 19.214 veículos, sendo que o número de vagas de estacionamento praticamente não aumentou nesse período na área central da cidade”, avalia o coordenador de Trânsito.

A favor do estacionamento rotativo pago

Em uma enquete realizada com as empresas locais, 67% do empresariado declarou ser favorável ao estacionamento rotativo pago e 14% afirmou que é indiferente à medida. Conforme a pesquisa, cerca de 85% dos empresários e seus colaboradores se deslocam ao trabalho com veículo particular, ocupando as vagas disponíveis hoje no centro da cidade e algumas vagas que foram criadas pelas próprias empresas.

Na avaliação do major Nascimento, o estacionamento rotativo pago poderá viabilizar um fluxo contínuo, no qual o cidadão para seu veículo, deixa-o por um determinado período até retirá-lo do local, liberando o espaço para que outro também possa utilizá-lo.

 

Estacionamento poderá abranger até mil vagas

Durante a audiência pública, foram apresentadas as ruas a serem estudadas para instalação do estacionamento, sendo que de 500 vagas, a ideia seria implantar o novo modelo em mil vagas. Na Avenida Uruguai, por exemplo, a sugestão é de que seja implementado em toda a sua extensão. 

Além disso, sobre o funcionamento, a ideia é de que aos sábados, domingos e feriados não seja cobrado estacionamento. A cobrança ocorreria de segunda à sexta-feira em horário comercial (entre 8h e 18h) e sábados pela manhã. Valores ainda não foram estimados.

Conforme o major Nascimento, a audiência pública foi apenas mais uma discussão sobre o assunto, e mesmo sendo acatado pelos presentes (a maioria empresários, pois teve pouca adesão da comunidade em geral), só será implementado no município após o Projeto de Lei do Executivo ser levado à votação pelo Legislativo, o que ainda não tem data para acontecer.

 

Ruas em estudo para a instalação do estacionamento rotativo pago

Avenida Uruguai (toda extensão);

Rua Horizontina (trecho entre as Ruas São Paulo e Santo Ângelo);

Avenida Alberto Pasqualini (trecho entre a Rótula Willy Becker e Avenida Buricá);

Rua Expedicionário Bertholdo Boeck (trecho entre o entroncamento com a Rua Horizontina e Avenida Santa Rosa);

Rua Rio de Janeiro (trecho compreendido entre as Ruas Osvaldo Cruz e Rótula Willy Becker);

Rua Padre Cacique (trecho entre a Rua São Paulo e Avenida Avaí);

Rua Santo Ângelo (trecho entre as Ruas Expedicionário Bertholdo Boeck e Padre Cacique);

Rua Tereza Verzeri (trecho entre as Ruas Expedicionário Bertholdo Boeck 
e Rua Osvaldo Cruz);

Avenida Santa Rosa (trecho entre as Ruas Horizontina e Rua Osvaldo Cruz);

Rua Alcy Ramos Tomasi (trecho entre a Avenida Uruguai e Rua Osvaldo Cruz);

Travessa Bandeira;

Rua Osvaldo Cruz (trecho entre a Avenida Avaí e Rua Rio de Janeiro);

Avenida Avaí (trecho entre a Rua Padre Cacique e Rua Osvaldo Cruz);

Travessa Vitalino Fasolo;

Travessa Pedro Garrafa;

Rua Santa Cruz (trecho entre a Avenida Uruguai e Rua Expedicionário
Bertholdo Boeck);

Travessa Bruno Dockhorn.