Regras do estacionamento rotativo pago estarão previstas no Projeto de Lei a ser elaborado pelo Executivo
Implementação da proposta só irá ocorrer caso for aprovada pelos vereadores três-maienses; ainda não há previsão de data

Embora aprovada por unanimidade dos presentes que compareceram à audiência pública, realizada em 20 de abril, na sala de sessões do Legislativo três-maiense, a proposta de implantação do estacionamento rotativo pago ainda depende de alguns trâmites para posteriormente ser colocada em prática.
Segundo o major Paulo Roberto do Nascimento, coordenador do Departamento de Trânsito, o próximo passo é a confecção de um Projeto de Lei, e o posterior envio para apreciação da Câmara de Vereadores. “A ideia do projeto é dar as diretrizes do funcionamento do estacionamento rotativo pago, sendo discutido em sessão pelos vereadores”.
Assunto muito debatido pela comunidade, há vários anos, sempre gerando opiniões contrárias e favoráveis, o estacionamento rotativo pago já foi tema de duas reuniões realizadas este ano, uma em 4 de março, na prefeitura, e outra em 29 de março, no auditório da ACI/Sindilojas. “A discussão vem, pelo menos, desde o ano de 2011, quando a frota de veículos de Três de Maio era de 12.810 veículos. Em 2022, até o momento, são 19.214 veículos, sendo que o número de vagas de estacionamento praticamente não aumentou nesse período na área central da cidade”, avalia o coordenador de Trânsito.
A favor do estacionamento rotativo pago
Em uma enquete realizada com as empresas locais, 67% do empresariado declarou ser favorável ao estacionamento rotativo pago e 14% afirmou que é indiferente à medida. Conforme a pesquisa, cerca de 85% dos empresários e seus colaboradores se deslocam ao trabalho com veículo particular, ocupando as vagas disponíveis hoje no centro da cidade e algumas vagas que foram criadas pelas próprias empresas.
Na avaliação do major Nascimento, o estacionamento rotativo pago poderá viabilizar um fluxo contínuo, no qual o cidadão para seu veículo, deixa-o por um determinado período até retirá-lo do local, liberando o espaço para que outro também possa utilizá-lo.
Estacionamento poderá abranger até mil vagas
Durante a audiência pública, foram apresentadas as ruas a serem estudadas para instalação do estacionamento, sendo que de 500 vagas, a ideia seria implantar o novo modelo em mil vagas. Na Avenida Uruguai, por exemplo, a sugestão é de que seja implementado em toda a sua extensão.
Além disso, sobre o funcionamento, a ideia é de que aos sábados, domingos e feriados não seja cobrado estacionamento. A cobrança ocorreria de segunda à sexta-feira em horário comercial (entre 8h e 18h) e sábados pela manhã. Valores ainda não foram estimados.
Conforme o major Nascimento, a audiência pública foi apenas mais uma discussão sobre o assunto, e mesmo sendo acatado pelos presentes (a maioria empresários, pois teve pouca adesão da comunidade em geral), só será implementado no município após o Projeto de Lei do Executivo ser levado à votação pelo Legislativo, o que ainda não tem data para acontecer.
Ruas em estudo para a instalação do estacionamento rotativo pago
Avenida Uruguai (toda extensão);
Rua Horizontina (trecho entre as Ruas São Paulo e Santo Ângelo);
Avenida Alberto Pasqualini (trecho entre a Rótula Willy Becker e Avenida Buricá);
Rua Expedicionário Bertholdo Boeck (trecho entre o entroncamento com a Rua Horizontina e Avenida Santa Rosa);
Rua Rio de Janeiro (trecho compreendido entre as Ruas Osvaldo Cruz e Rótula Willy Becker);
Rua Padre Cacique (trecho entre a Rua São Paulo e Avenida Avaí);
Rua Santo Ângelo (trecho entre as Ruas Expedicionário Bertholdo Boeck e Padre Cacique);
Rua Tereza Verzeri (trecho entre as Ruas Expedicionário Bertholdo Boeck
e Rua Osvaldo Cruz);
Avenida Santa Rosa (trecho entre as Ruas Horizontina e Rua Osvaldo Cruz);
Rua Alcy Ramos Tomasi (trecho entre a Avenida Uruguai e Rua Osvaldo Cruz);
Travessa Bandeira;
Rua Osvaldo Cruz (trecho entre a Avenida Avaí e Rua Rio de Janeiro);
Avenida Avaí (trecho entre a Rua Padre Cacique e Rua Osvaldo Cruz);
Travessa Vitalino Fasolo;
Travessa Pedro Garrafa;
Rua Santa Cruz (trecho entre a Avenida Uruguai e Rua Expedicionário
Bertholdo Boeck);
Travessa Bruno Dockhorn.
Comentários (0)