Rede municipal tem aumento de 10% no número de alunos

O município de Três de Maio inicia o ano letivo de 2022 com 2.526 estudantes inscritos da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental, um aumento de 10% em relação a 2021. Até o momento são 1.072 alunos na Educação Infantil – 623 na Creche e 449 na Pré-escola –, e 1.454 alunos de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Rede municipal tem aumento de 10% no número de alunos
Na faixa etária de zero a três anos ainda há falta de vagas na rede municipal. O município já está cadastrado no PAR (Plano de Ações Articuladas) para receber uma Unidade Escolar do Pró-Infância, para atender toda demanda - Foto Prefeitura de Três de Maio/Arquivo

Com aumento de 10% no número de alunos, rede municipal de ensino terá a implantação de programas e projetos inovadores

 

Com 2.526 inscritos para o ano letivo de 2022, rede municipal terá inovações no método fônico de alfabetização; a implantação da cultura empreendedora, inicialmente nas escolas Frederico Lenz, Bem Viver Caúna e Caminhos Inovadores e também o Projeto Escola Cívico-Militar e uma Cooperativa Escolar na Caminhos Inovadores (antigo Ciep)

 

Na rede municipal de ensino, o ano está cheio de desafios e novidades, e a expectativa é em relação a aprendizagem dos estudantes. “Este será o ano de recuperação das habilidades repactuadas e correção de fluxo, com alfabetização intensiva”, destaca a secretária municipal de Educação, Vera Kuhler.


O início do ano letivo será diferente entre os níveis de ensino oferecidos pela rede municipal: o calendário das Escolas de Educação Infantil – para as crianças de creche (0-3 anos) – irá retornar no dia 7 de fevereiro.


Já as aulas do Ensino Fundamental terão início no dia 14 de fevereiro com encerramento no dia 20 de dezembro. Porém no dia 7, retornarão para as escolas os estudantes que aprovaram com ANAP (Aprovação com Necessidade de Acompanhamento Pedagógico), para um intensivo de revisão das habilidades nas quais apresentaram lacunas de aprendizagem, aferidas nas avaliações internas e também na avaliação diagnóstica encaminhada pela Secretaria de Educação. E o recesso ocorrerá de 20 a 31 de julho.

 

2.526 estudantes, da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental

Com incremento de 10% de estudantes na comparação com o ano letivo anterior, a rede municipal irá contar com 1.072 alunos na Educação Infantil – 623 na Creche e 449 na Pré-escola –, e 1.454 alunos de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

 
Conforme Vera, toda a demanda existente de 4 a 5 anos teve assegurada a sua vaga. Já a faixa etária de 0 a 3 anos ainda apresenta demanda reprimida, sendo que diariamente estão sendo inscritas crianças. “A expectativa do Município é ser contemplada com uma Unidade Escolar do Pró-Infância, já cadastrada no PAR (Plano de Ações Articuladas, do governo federal), para poder oportunizar o acesso à todas as crianças”, informa.


Questionada se há vagas para todas as crianças e adolescentes do município, a secretária ressalta que, sendo o Ensino Fundamental de responsabilidade compartilhada entre Município e Estado, as matrículas se efetivam nas duas redes e todas as crianças e adolescentes desta etapa da Educação Básica têm sua vaga assegurada. “Na rede municipal foram criadas novas vagas com o CMEI Caminhos Inovadores, agora Escola Municipal Cívico Militar Caminhos Inovadores”, justifica.

 

Mudanças e inovações para 2022

Vera adianta que este ano letivo será marcado pela implantação de programas e projetos inovadores. 


Dentre estes, toda a rede trabalhará o método fônico de alfabetização. “Os estudantes do 1º ano terão materiais específicos e os professores serão capacitados para alfabetizar neste método. Será implantada a cultura empreendedora através do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos em três escolas: Frederico Lenz, Bem Viver Caúna e Caminhos Inovadores. Também será implantado o Projeto Escola Cívico-Militar e uma Cooperativa Escolar na Caminhos Inovadores”.

 

Escola Municipal Cívico-Militar Caminhos Inovadores terá apoio de militares na gestão escolar e educacional

Segundo Vera, o Projeto Escola Cívico-Militar já foi autorizado e aguarda publicação no Diário Oficial para o início das atividades, sendo que a denominação já é Escola Municipal Cívico-Militar Caminhos Inovadores.

 
A secretária frisa que o modelo a ser implantado tem o objetivo de melhorar o processo ensino-aprendizagem com base nos altos índices de desempenho das escolas militares com disciplina e respeito aos professores, colegas e demais trabalhadores. 


Os militares atuarão no apoio à gestão escolar e educacional, enquanto professores e demais trabalhadores da educação continuarão responsáveis pelo trabalho pedagógico.

 
A monitoria cívico-militar será destinada a coordenar atividades cívicas diárias, externas à sala de aula; ministrar instrução básica de ordem unida e sinais de respeito; atuar preventivamente na identificação de problemas que possam influenciar no aprendizado e convivência social do cidadão em desenvolvimento; aplicar as sanções e recompensas previstas em regulamento próprio, de forma a preparar o aluno para as responsabilidades da vida adulta; agir de acordo com os valores permanentes da identidade nacional e das virtudes de vida em sociedade; acompanhar a vida escolar do aluno, identificando desvios que possam influenciar de forma negativa sua formação como aluno e cidadão; auxiliar como fator de dissuasão na segurança das instalações, dos alunos e dos professores; e outros trabalhos definidos em regulamento próprio.

 

Educação abriu 108 vagas através de processo seletivo

Para atender a demanda da rede municipal, 108 vagas foram oferecidas em processo seletivo e todas elas foram preenchidas. 


Vera explica que as situações emergenciais que justificam as contratações são a substituição de servidores e professores que se aposentaram ou se exoneraram nos últimos anos; abertura de novas turmas e criação de novas escolas, o que demanda um número elevado de profissionais para o pleno atendimento dos estudantes.


“Salienta-se que os últimos concursos públicos realizados na área de educação ocorreram em 2014 (Professor de Educação Infantil, Anos Iniciais, Educação Física, Ciências e Inglês), o qual não tem mais validade e 2018 (Geografia, História e Matemática)”, justifica.