Projeto quer ampliar o número de estacionamentos na área central da cidade
Pesquisa feita pela ACI/Sindilojas – no ano de 2018, mostrou que existem cerca de 14.512 m² de terrenos livres na área central da cidade, onde podem ser criadas 500 vagas para estacionamento nestes locais. Até o momento foram criadas 120 vagas

Colegas de trabalho em uma loja de calçados do centro da cidade, Jarinês Da Luz e Solange Adriana do Nascimento, costumam ir de carro até o trabalho. Ambas aprovam a ideia do projeto da ACI/Sindilojas, ‘A vaga é do meu cliente’ e utilizam o estacionamento em frente ao estabelecimento no qual trabalham.
“No estacionamento, tenho vaga e não atrapalho a vaga dos clientes tanto da loja como das outras lojas próximas”, diz Jarinês que mora mais distante do centro. Já Solange, destaca a importância da iniciativa. “Achei muito bom quando foi feito o estacionamento. Com isso, as vagas em frente à loja são para os nossos clientes”.
Obter maior quantidade de vagas para estacionamento de clientes junto às ruas centrais da cidade de Três de Maio é um dos problemas enfrentados pelos comerciantes e clientes do município. Especialmente aqueles que têm seu estabelecimento localizado nas principais ruas e avenidas da cidade.
O debate sobre o assunto vem desde o ano de 2018, quando a ACI (Associação Comercial e Industrial) e o Sindilojas (Sindicato do Comércio Varejista) lançaram, em parceria com as empresas associadas, o projeto ‘A vaga é do meu cliente’. O objetivo é de que os colaboradores e funcionários estacionem seus carros em terrenos cedidos para a finalidade de estacionamento, deixando livre as vagas em frente às empresas ou nas proximidades, já que a falta de vagas e a baixa rotatividade afetam as vendas no comércio local.
Para aprofundar a discussão sobre o assunto, na noite da última segunda-feira, 23, no auditório da ACI/Sindilojas, estiveram reunidos representantes da Associação Comercial e Industrial, do Sindicato do Comércio Varejista, do Executivo Municipal; do Legislativo e empresários. Mais de vinte empresários que têm suas empresas localizadas no centro da cidade – em torno da estação rodoviária – foram convidados, porém menos de dez compareceram.
Novo estacionamento
Na oportunidade, foi lançada a sugestão da criação de um novo local de estacionamento – o de número 6 – localizado na Rua Padre Cacique com a Rua Rio de Janeiro, na esquina da estação rodoviária de Três de Maio. No local, poderão ser disponibilizadas até 40 vagas.
Até o momento, já foram criados cinco estacionamentos, totalizando 120 vagas. Todos os terrenos são bem localizados e foram remodelados para serem utilizados com a finalidade estacionamento.
Os presentes na reunião ficaram de definir os próximos passos do projeto e a possível consolidação deste novo estacionamento. Bem como dar continuidade ao mapeamento dos espaços vazios de terrenos e buscar a sua otimização; mapear o número de vagas disponíveis na cidade e criar uma campanha educativa de conscientização sobre a preferência das vagas de estacionamento.
Pesquisa já apontava problema em 2018
No ano de 2018, a ACI/Sindilojas realizou um levantamento, quando 61 empresas responderam a um questionário.
Na época, a pesquisa já revelava o problema. As 61 empresas que responderam totalizavam cerca de 360 trabalhadores, destes, cerca de 200 iam trabalhar de carro. E, destes, 59% estacionavam próximos aos estabelecimentos onde trabalhavam e 23% em frente ao local de trabalho.
Ainda, conforme levantamento da ACI/Sindilojas no quesito identificação dos terrenos possíveis de serem utilizados como estacionamento, são cerca de 14.512 m² de terrenos livres na área central da cidade, onde podem ser criadas 500 vagas para estacionamento.
Os estacionamentos criados pelo projeto ‘A vaga é do meu cliente’
1 - Avenida Senador Alberto Pasqualini (ao lado da antiga localização do Restaurante Gull’s), cedido pela empresa Abase Sistema e Soluções, com 30 vagas.
2 - Rua Padre Cacique (lado par) esquina com a Rua Santo Ângelo, cedido pelo empresário Mário Tesche e Nolar Edibaldo Meincke (em memória), com 25 vagas.
3 - Rua Farroupilha (aos fundos do antigo estabelecimento Armazém Munique), cedido pela cooperativa Cotrimaio de Três de Maio, com 20 vagas.
4 - Avenida Santa Rosa (ao lado da WNL Internet), cedido pela empresa Cereser Materiais de Construção, com 20 vagas.
5 - Rua Horizontina, número 798, com 769,40m² no centro, próximo a nova agência do Sicredi, terreno cedido pelo empresário Luís Cesar Reis e pelo advogado Herton Luís Muhlbeier, com 25 vagas.
Comentários (0)