Empresária Luciane Wächter presidirá a Expofeira 2025

Depois de nove dias de feira, a avaliação é bastante positiva, tanto em público - foram 68.010 pessoas - quanto em atrações e comercialização. “Agregamos diversas ideias e conseguimos atingir nossos objetivos”, avalia José Henrique Weber, presidente da Expofeira 2023, ressaltando que esta edição foi pensada visando a inovação. No encerramento, depois de dias de expectativa sobre o nome que iria presidir a edição de 2025, foi anunciada a empresária Luciane Wächter, que será a primeira mulher a assumir o cargo

Empresária  Luciane Wächter  presidirá a  Expofeira 2025
Luciane Wächter é sócia-proprietária da Serraria do Betão

‘Agregamos diversas ideias e conseguimos atingir nossos objetivos’, avalia o presidente da Expofeira 2023

Foram nove dias intensos, com uma variedade em expositores, negócios concretizados, palestras, oficinas, shows, apresentações e interação entre público e expositores. Assim a Expofeira 2023 se despediu de Três de Maio e região no último domingo, dia 7. A feira multissetorial reuniu 350 expositores e contou com o público total de 68.010 pessoas. O maior público registrado, com quase 20 mil pessoas circulando pelo Parque de Exposições Germano Dockhorn, foi no dia 30 de abril. A chuva no decorrer da semana, principalmente no último domingo, prejudicou a ida do público ao parque.

Para o presidente da feira José Henrique Weber, o Zé da Squema, esta edição foi pensada visando a inovação, em todas as comissões da feira. “Agregamos diversas ideias e conseguimos atingir nossos objetivos. Posso dizer isso, devido ao feedback que recebemos de expositores, visitantes, patrocinadores e demais realizadores da Expofeira 2023”, ressaltou o presidente.

No encerramento da feira, o presidente José Henrique Weber falou da satisfação com os resultados e, principalmente, com o engajamento da equipe de voluntários

O slogan ‘a união nos fortalece’ prevaleceu nesta edição

Zé pontuou que o sucesso da feira se deve, em primeiro lugar, à equipe de voluntários, que contou com mais de 100 pessoas. “Eles foram fundamentais pelo engajamento e comprometimento dispensados à Expofeira 2023.” 

Outro fator preponderante foram os patrocinadores. “Os investimentos garantiram a inovação e o custeio das despesas de uma feira desse porte, além do apoio do Governo Municipal e da Câmara de Vereadores de Três de Maio, bem como o apoio da imprensa”, salientou.

Sobre o voluntariado na feira, o presidente complementou. “O comprometimento foi algo fantástico, que me marcou e contagiou toda a equipe de trabalho. Todos vestiram a camiseta e foram em busca dos desafios, querendo fazer algo novo e diferente, não se abalando com críticas ou situações que fugiam do nosso controle”, avaliou.

O presidente também destacou algumas ações que foram importantes para a feira. “A homenagem aos ex-presidentes foi emocionante; o encontro de baterias foi um evento que surpreendeu todos os presentes e algo inédito na região; os dois shows nacionais e a Esquadrilha da Fumaça reuniram um público nunca visto nas edições anteriores; a satisfação dos expositores com as vendas; o  excelente público, apesar da chuva; a limpeza e organização do parque que receberam muitos elogios dos visitantes; os nossos embaixadores, enfim, entre tantos pontos positivos que poderíamos destacar”, frisou.

Weber também salientou a palestra realizada com o Elias Dallalba, com as comissões da feira, sobre gerenciamento de crises e união do voluntariado na terça-feira que antecedeu o início do evento.
 

Divulgação e atrações foram importantes para atingir o público de 68 mil visitantes

Mesmo com a chuva ao longo da semana passada, que prejudicou a presença de visitantes no Parque de Exposições Germano Dockhorn e, consequentemente, as vendas, o público superou em 25% o registrado na edição de 2019 (que ficou em torno de 55 mil visitantes). 

O presidente ponderou que a presença das 68 mil pessoas é consequência das feiras atuais, pois, a cada edição, se agregam atividades e segmentos, o que acaba atraindo mais visitantes e expandindo a feira. “Também acredito que as inovações que ocorreram nessa feira tiveram uma grande responsabilidade nesse aumento de visitantes, tais como os embaixadores, a divulgação nas redes sociais, atrações como a Esquadrilha da Fumaça, shows de renome, o pavilhão da Tecnologia da Pecuária, entre outras atividades trazidas para dentro do parque”.

Zé também reforçou que a feira teve o cuidado em contabilizar a entrada dos visitantes, profissionalizando a bilheteria, para obter números mais precisos. Reforçou ainda que, em contato com a empresa terceirizada que administrou o estacionamento da feira, circularam em torno de sete mil veículos, entre credenciados e visitantes.

Para o presidente, é claro que a feira tem alguns pontos em que é necessário evoluir e melhorar, como por exemplo os espaços para estacionamento, que será pauta para a próxima edição, bem como outras melhorias no parque que, segundo Zé, o comitê gestor já está ciente.

 

“Se o expositor está satisfeito, nós entendemos que cumprimos com o nosso objetivo”, disse Sandro Ergang

O presidente da Fundação de Capacitação e Desenvolvimento (Funcap), que participa do Conselho Gestor do Parque de Exposições, Sandro Ergang, destacou que o resultado final da Expofeira foi positivo, tanto em termos de público como de comercialização. “Nós tivemos, no dia 30, mais de 20 mil pessoas, um recorde para um único dia. Outro ponto foi a satisfação dos expositores. As vendas foram boas e, se o expositor está satisfeito, nós entendemos que cumprimos com o nosso objetivo.”

Ergang disse acreditar que um dos legados que a Expofeira 2023 deixa para as futuras edições está no Espaço Agro. “É um local com visibilidade boa e muito bem estruturado. Vimos uma boa exploração desse espaço, as máquinas agrícolas tiveram uma adesão muito grande e trouxeram para a gente uma boa experiência”, mencionou. 

Outro ponto que Ergang destacou é o engajamento e o trabalho voluntário de todas as comissões. “Eles se doaram para a feira, e isso nos deixa extremamente felizes e cientes de que estamos no caminho certo”, avaliou.

Com relação a melhorias dentro do parque, Sandro pontuou que depende de avaliações por parte do Conselho Gestor, que é composto pela ACI e Prefeitura de Três de Maio, além da Funcap. “Nós temos um Plano Diretor que deve ser seguido. Observamos fragilidades apresentadas com o volume de pessoas dentro do parque, dentro do pavilhão de shows, além da infraestrutura de água, energia elétrica, pavimentação interna, banheiros e na praça de alimentação. Iremos elencar prioridades, porque trabalhar com todas essas questões carece de investimentos. O Conselho Gestor tem a prioridade inicial de criar um fundo de reserva, para alguma eventualidade. Cumprido o objetivo, o restante será investido. Através de projetos, buscaremos trazer recursos financeiros para investimentos dentro do parque”, adiantou o presidente da Funcap.
 

‘Através de projetos, buscaremos trazer recursos financeiros para investimentos dentro do parque para viabilizar melhorias para as próximas feiras’, afirmou Sandro Ergang

 

Presidente da ACI reforçou a importância do Conselho Gestor para o sucesso da feira

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Três de Maio, Jesildo Lima, a Expofeira tem ganho um formato que agrega para que obtenha os resultados. “Primeiro, envolve os voluntários que atuaram por muito tempo na organização; a organização do parque, através do Conselho Gestor, além do know-how que estamos criando quanto às gestões de feiras, porque nessa parceria público-privada envolvendo ACI, Funcap e Prefeitura temos uma relação sólida e madura e que reflete no desempenho das feiras”, salientou.

Conforme Jesildo, outro ponto é quanto as habilidades do presidente da feira e presidentes das comissões. “Para a Expofeira 2023, como houve uma paralização devido à pandemia, as pessoas ficaram mais tempo na coordenação, e foi possível fazer o planejamento com mais carinho, mais dedicação. As parcerias, sejam para os shows nacionais, para a diversidade, a própria participação da Expofeira na associação Integra, e com isso colhendo as coisas boas de outras feiras da região, tudo contribuiu para o sucesso da Expofeira 2023”, complementou Jesildo.

O presidente da ACI também pontuou que as melhorias necessárias no parque estão sendo analisadas dentro do Conselho Gestor. “O nosso parque tem um certo limite no número de pessoas para um dia, então nós precisamos avançar para poder receber confortavelmente a todos. A nossa feira cresceu, então é preciso melhorar a infraestrutura, e são questões que estamos pautando e pensando com carinho”, concluiu.

 

‘A nossa feira cresceu, então é preciso melhorar a infraestrutura para receber confortavelmente todos os visitantes’, avaliou o presidente da ACI, Jesildo Lima

 

Luciane Wächter  presidirá a Expofeira 2025

Pela primeira vez na história, a Expofeira será presidida por uma mulher. A empresária do ramo madeireiro Luciane Wächter, 37 anos, aceitou o convite feito pelo presidente José Weber, e pelo Conselho Gestor, representado pelo presidente da ACI, Jesildo Lima, presidente da Funcap, Sandro Ergang, e pelo prefeito de Três de Maio, Marcos Corso.

Luciane atualmente é secretária da ACI de Três de Maio, coordenadora do Promocional Três de Maio é Show 2023, Fundadora do Núcleo de Mulheres Empreendedoras de Três de Maio e integrante do grupo de serviço Lions.

A escolha ocorreu após o vice-presidente da Expofeira 2023 e que seria o presidente da Expofeira 2025 (como ocorre em todas as feiras), Marcelo da Silveira, comunicar que não poderia assumir a presidência por motivos particulares.

Weber pontuou que essa escolha partiu do intuito de novas ideias. “Diante disso, pensamos que seria o momento de a feira contar com uma mulher na presidência, até porque elas fazem parte da ACI e estão à frente de várias empresas e cargos públicos. O nome da Luciane foi sugerido em uma reunião do Conselho Gestor, pois ela já participou das comissões em outras Expofeiras, é membra assídua e da diretoria da ACI, além de administrar a empresa da sua família. Acreditamos que ela tem potencial de conduzir a Expofeira 2025, que, com certeza será maior que a de 2023.”

Já Luciane disse que, inicialmente, ficou surpresa por ter seu nome em evidência, dentre tantas  pessoas. “Gratidão foi o segundo sentimento, pelo reconhecimento do meu trabalho e dedicação, tanto na minha empresa quanto nas entidades que participo”.

A presidente escolhida afirmou que aceitou o convite após conversar com a família, que lhe garantiu apoio total. “Ser reconhecida como mulher, jovem e empreendedora é uma alegria imensa.” 

Luciane disse acreditar que será o seu maior desafio como liderança, mas que tem certeza que será uma experiência incrível. “Posso dizer que me sinto honrada em poder representar as mulheres do nosso município, sendo a primeira presidente mulher da Expofeira. Agradeço ao Zé e ao Marcelo em especial por acreditarem em meu potencial. Será uma grande evolução pessoal e tenho dois anos para organizar o que promete ser a maior feira de Três de Maio, sempre contando com o apoio de todos que fazem acontecer, pois não se faz nada sozinho. Isso me tranquiliza, saber que posso contar com pessoas capazes e experientes”, finalizou.

O nome do vice-presidente da próxima feira não está definido, o que será o próximo passo.

Com o término da Expofeira 2023, os olhares se voltam à Expo Terneira 2024, que chega a sua sétima edição. A feira está prevista para ocorrer entre os dias 1° e 5 de maio. E, assim como a Expofeira 2025, será a primeira vez em que uma mulher presidirá a Expo Terneira.  É agricultora e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três de Maio e São José do Inhacorá, Anisia Schast Trevisan.